Navegando por Assunto "Psicogênese da linguagem oral e escrita"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel do professor alfabetizador no processo de aprendizagem do código escrito por crianças: caminhos teóricos metodológicos(2025-06-18) BEZERRA, Ramiles Clymenie Ferreira; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802A respectiva pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o papel do professor alfabetizador diante da aquisição do código escrito por crianças nos anos iniciais da alfabetização e apontar caminhos teórico-metodológicos que busquem auxiliá-lo nesse processo inicial de aprendizagem pela criança. Para fundamentação desse estudo, utilizamos os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), com base nos estudos psicogenéticos desenvolvido por Piaget. Outros teóricos como Vygotsky (2007), Magda Soares (2020, 2016) e Mendonça e Mendonça (2011), fazem parte da discussão teórica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, complementada por um trabalho de campo realizado numa turma do 2°. ano do ensino fundamental, com o intuito de coletar dados sobre os níveis de aprendizagem inicial da língua escrita. Para isso, foram coletados imagens de escrita infantil produzida pelos alunos, que serviram como exemplos concretos dos níveis psicogenéticos de escrita. Os resultados demonstram que o papel do professor alfabetizador é integralizar as diversas facetas que fazem parte do processo de aquisição do código escrito por crianças dos anos iniciais, considerando as hipóteses criadas pelas crianças para que ele saiba identificar o nível de aprendizagem de cada uma e assim gerenciar a sua metodologia de intervenção para o avanço das crianças na aprendizagem da escrita.