Navegando por Assunto "Prototyping"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto e síntese de arranjo de antenas baseado em modelo de regressão para aplicações no sistema 5g da região Amazônica(2025-07-08) CHAVES, Thiago das Neves; SANTOS, Danila Araújo; http://lattes.cnpq.br/8717691849855716; https://orcid.org/0000-0002-7044-1800; ALCÂNTARA NETO, Miércio Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/0549389076806391; https://orcid.org/0000-0002-8551-2261Neste trabalho foram desenvolvidos o projeto e a validação experimental de um arranjo linear composto por seis antenas monopolo de λ/4 para operar na frequência de 3,5 GHz, faixa atribuída à tecnologia de comunicação sem fio de quinta geração. A escolha por antenas monopolo justifica-se por sua ampla utilização em estações rádio-base e pela simplicidade de fabricação. Considerando a complexidade inerente à relação não linear entre os parâmetros geométricos e a resposta eletromagnética da estrutura, desenvolveu-se um modelo de regressão baseado no algoritmo dos K vizinhos mais próximos (K nearest neighbors- KNN), cuja simplicidade e baixo custo computacional demonstraram-se vantajosos frente a outros métodos de regressão. Omodelo proposto realiza o mapeamento da frequência de ressonância (variável de entrada) para o raio do condutor e um fator de correção da altura (variáveis de saída). O conjunto de dados utilizado das respostas eletromagnética do arranjo para o treinamento do modelo KNN foi calculado por meio da técnica de Integrações Finitas, e o algoritmo implementado em Python (v3.13), utilizando a biblioteca Scikit-Learn. A partir dos resultados, foram fabricados protótipos do arranjo projetado para validação experimental dos obtidos numericamente, confirmando um coeficiente de reflexão S11 inferior a-10 dB em 3,5 GHz e um padrão de radiação adequado no campo distante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de aplicativo móvel para apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados(2025-03-25) SANTOS, Leandro Veloso dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480A evolução das metodologias de ensino, impulsionada pelo uso de tecnologias digitais, tem permitido o desenvolvimento de novas ferramentas de apoio à aprendizagem. Entre essas estratégias, a gamificação e o mobile learning têm se destacado por promoverem maior engajamento e autonomia dos estudantes. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de um protótipo de aplicativo móvel, voltado para o apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados. O protótipo foi desenvolvido seguindo a abordagem de design centrado no usuário e passou por duas fases de avaliação com estudantes de graduação. As avaliações apontaram melhorias na usabilidade, no engajamento e na satisfação dos usuários entre a primeira e a segunda versões. Funcionalidades como sistema de pontos, acompanhamento de progresso e desafios diários contribuíram para tornar a experiência de aprendizagem mais dinâmica e motivadora. Os resultados sugerem que o uso de métodos de ensino alternativos como aplicativos móveis gamificados pode ser uma ferramenta de apoio eficaz no ensino de conceitos fundamentais de programação.