Navegando por Assunto "Protagonismo docente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares(2018-05-11) SALES, Renata dos Santos Xavier; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.