Navegando por Assunto "Propuesta"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la “fábula del Erizo” como herramienta didáctica en clases de ele: una propuesta pedagógica de enseñanza con alumnos de 1ª año de la escuela São Francisco Xavier en Abaetetuba-PA(2023-12-19) SOUZA, Sheila Teixeira; LIMA, Maria José Souza; https://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662É notorio que as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, tornando cada vez mais um desafio captar a atenção dos alunos durante as aulas, principalmente nas aulas de línguas, por isso o artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias. e apoio aos professores no ensino da língua espanhola. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, conciliando com a pesquisa de campo, realizando uma abordagem investigativa nas aulas de LE do primeiro ano do ensino médio da Escola São Francisco Xavier, no município de Abaetetuba - PA, onde foi possível observar as aulas., para posteriormente aplicar uma proposta de ensino com a utilização da fábula do Ouriço como ferramenta didática. Também foi realizada pesquisa bibliográfica com base em Paulo Freire (2002), José Filho (2006), Zilberman (1991), entre outros, bem como na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que ajudou a desenvolver o tema proposto. Como resultado, podemos observar a ausência de textos literários no ensino da língua espanhola, como as fábulas, gênero literário de histórias com linguagem acessível, e além de oferecer contribuições éticas e morais, também podemos esclarecer que a ausência da utilização de textos literários no ensino da língua estrangeira, e na aplicação com o uso da fábula nas aulas de ELE, contendo um maior desenvolvimento dos aspectos textuais no ELE, pois são textos curtos, com linguagem compreensível, que atraem a atenção dos alunos, que acabam por compreender o que lhes é proposto, além de refletirem sobre questões éticas e morais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La enseñanza del Español como lengua extranjera enfocada a alumnos(as) de la educación secundaria con discapacidad visual: una propuesta didáctica a través del juego de tablero “Más allá del arco iris”(2024-07-19) MOREIRA, Eraldo Alcantara; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho centra-se no campo de estudo do ensino-aprendizagem de ELE e inclusão e tem como objetivo refletir o ensino do espanhol como língua estrangeira voltado para alunos da educação secundaria com deficiência visual, com vistas a expor uma proposta didática por meio do jogo de tabuleiro intitulado "Mas Allá del Arco Iris", aplicado para um aluno com deficiência visual. Na verdade, além disso, outros objetivos são discutir a deficiência visual, especificamente, a aprendizagem de E/LE, bem como, compreender a importância do brincar em sala de aula, expor aspectos da literatura através do gênero literário conto, conteúdos como humores e cores no idioma em questão. Assim, no que diz respeito à metodologia do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando autores como Freire (1987), Pedraza Jiménez (1996), Vigotski (1997), Gil (2000), Cortázar (2006), Albaladejo García (2007), Nunes e Lomônaco (2010), Vitores (2022), entre outros, além de uma análise qualitativa e uma pesquisa de campo onde buscamos observar, aplicar e analisar o jogo aplicado a um aluno com 1 Aluno de la carrera de Letras- Español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: alcantaraheraldo20@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA –Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 8 deficiência visual da Escola Santa Luzia no Algodoal bairro, município de Abaetetuba-PA. Ressalta-se que, logo após a aplicação do questionário de 12 perguntas seguiu-se a resposta do participante sobre o potencial da proposta do jogo. Assim, como resultados, a pesquisa revelou que a proposta apresentada é muito relevante pois favorece o desenvolvimento do ensino de espanhol como língua estrangeira de forma interativa, criativa e lúdica, o que proporciona aprendizagem e uma contribuição para os estudos de ELE para alunos deficiência visual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La literatura en la clase de ELE: el libro “Tablón” como propuesta para el uso de leyendas Amazónicas en la enseñanza del Español a estudiantes de primaria en la ciudad de Abaetetuba-PA(2024-06-27) PANTOJA, Salomão Nascimento; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Ensinar é ir além das possibilidades, é criar novos mundos para que os alunos possam conhecer as múltiplas maneiras de aprender. Partindo desse pensamento, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de ensino de espanhol, direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental II, desenhada a partir da utilização de lendas amazônicas que foram criadas a partir da imaginação dos estudantes, processo que resultou na criação do livro Tablón. É importante mencionar que esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano 01, do turno da manhã, na escola pública E.E.E.F.M. Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-PA. Quanto ao seu caminho metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental sobre a importância da literatura no ensino e na aprendizagem, conforme propõem Jouini (2008), Coelho (1986), Candido (2004) e outros; e contribui para o desenvolvimento dos aspectos das lendas, sob as teorias de Magaton e Marques (2001), Lacerda (2015), Machado (1994) e entre outros. Além disso, destaca-se a condução da atividade “Quem sou eu?”, que foi aplicada sob a criação das lendas, estimulando-os à leitura, interpretação textual e ao desenvolvimento cognitivo através de suas próprias produções literárias, a qual foi seguida por um questionário sobre o processo de produção do livro. Como resultado, constatou-se que o livro Tablón é uma proposta didática eficaz para o ensino do espanhol