Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Proposta Didática"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir de cantigas de rodas e confecção de brinquedos
    (2014-12-19) SILVA, Luciana Silva da; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469
    Este trabalho apresenta um estudo realizado de elaboração e execução de uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir da ludicidade desenvolvidas por cantigas de roda e jogos didáticos. A proposta foi desenvolvida para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma classe com 20 alunos, de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA. A proposta didática está fundamentada na função do brinquedo e do lúdico na formação da criança, conforme Vygotsky e outros autores. A metodologia da pesquisa envolveu observação da prática, registros escritos e fotográficos que foram analisados com a intenção de investigar se essa proposta contribuiu para a aprendizagem da leitura e escrita desses alunos. As etapas metodológicas da proposta didática foram as seguintes: (1) roda de conversa sobre as cantigas que as crianças conheciam; (2) escrita no quadro da letra de uma das cantigas pela professora/estagiária; (3) leitura pela criança silenciosamente; (4) leitura da letra da cantiga em voz alta; (5) audição da cantiga em uma caixa de som; (6) canto em coro associando fala à escrita; (7) escrita do texto da cantiga de memória; (8) ilustração com desenhos associados ao texto escrito; (9) confecção de um livrinho com a cantiga escrita pela criança; (10) atividades com jogos didáticos produzidos com as palavras extraídas das cantigas; (11) confecção de brinquedos com materiais reciclados. Desse modo, a turma organizou um acervo de textos a partir de cantigas a serem lidos e explorados nas práticas de alfabetização, uma vez que as palavras das cantigas foram exploradas também em atividades como o bingo de letras e de palavras, proporcionando o estudo de letras, palavras e análise linguística, de forma significativa para a criança, a partir de um repertório conhecido. Com este trabalho entende-se que o trabalho com cantigas e a confecção de brinquedos, devido sua ludicidade, peculiar à cultura infantil, pode contribuir com um modo mais motivador para se aprender a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se constituindo em uma alternativa para elaboração de propostas didáticas nesta perspectiva.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA