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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
    (2018) SILVA, Cleonilde Santana da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Busca-se, nesse trabalho, desenvolver a competência leitora e crítica do aluno através do gênero propaganda publicitária. Para isso, pretende-se conhecer as características do gênero propaganda publicitária e desenvolver atividades de análise linguística e imagética. O trabalho é desenvolvido à luz da leitura interacionista de Antunes (2003) e das orientações dos PCN´s. A sequência didática é desenvolvida segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tratar do gênero do discurso, nos fundamentamos nos trabalhos de Bakhtin (1997) e para tratar do discurso publicitário, evocamos os trabalhos de Orlandi (2005) e Sandmann (2017). O que se espera, ao final desse projeto, é que o aluno esteja apto para fazer leituras críticas e seja capaz de ir além da decodificação de textos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gramática do designer visual em propagandas publicitárias
    (2013-08-19) SIQUEIRA, Márcia Denise dos Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Neste artigo teremos como foco principal a análise de textos publicitários multimodais. O objetivo é mostrar que, nas propagandas, as escolhas das cores, formatos de letras, texturas, sons, incluindo todos os modos semióticos, são dotados de significação e que os elementos composicionais das imagens não são escolhidos de forma aleatória. Para analisar as propagandas, retiradas da revista Marie Claire das edições de dezembro de 2012 e de janeiro de 2013, foram aplicadas as categorias da Gramática do Designer Visual, de Kress e van Leeuwen. Os resultados mostram que assim como os interlocutores precisam de uma Gramática específica para conseguir ler e escrever textos verbais, a mesma coisa acontece com os textos multimodais: é preciso eleger algumas regras e normas para produzir e decodificar textos dessa natureza.
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