Navegando por Assunto "Profissionais da Educação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Conseguiu se tornar o que sempre sonhou?”: planejamento de carreiras profissional e acadêmica por concluintes do Ensino Médio em Capanema (PA)(2025-10-17) LIVRAMENTO, Isabela Gonçalves do; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963XSinopse: O documentário “Conseguiu se tornar o que sempre sonhou?” revela, por meio de relatos de estudantes e profissionais da educação da Escola Estadual Oliveira Brito, os desafios enfrentados e as possibilidades vislumbradas no período de conclusão do Ensino Médio na cidade de Capanema, Estado do Pará. Nesse cenário, a produção explora o processo de construção de projetos de vida em perspectivas profissional e acadêmica, a partir de contextos socioculturais, expectativas de trabalho e sonhos que refletem a função da escola, da família e da sociedade no processo de planejamento de carreira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do sistema operacional LINUX educacional como ferramenta pedagógica na escola José Monteiro Maia do município de Castanhal-PA(2022-10-11) SHIMODA, Kayton dos Santos; SILVA, Antonio Andrei Lima da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Os sistemas operacionais disponíveis no mercado são diversificados em características de interface, ferramentas disponíveis e, consequentemente, preços também diversos. Dentre eles existem os sistemas de software livre que são gratuitos e podem ser utilizados ao gosto do usuário. O governo brasileiro adota, em seus projetos de incentivo à educação tecnológica, o sistema operacional Linux Educacional, uma distribuição Linux. No entanto, este sofre um processo de desuso ao chegar nos laboratórios devido à pouca formação dos profissionais da educação a respeito deste sistema e ao hábito preestabelecido do uso de sistemas proprietários. Este trabalho consiste em uma pesquisa em conjunto que tem o objetivo de validar essa triste realidade por meio de pesquisa aplicada, fazendo uso de questionário e estudos bibliográficos acerca do uso do sistema por esses profissionais. Diante disso, é perceptível a falta de conhecimento dos sujeitos com o sistema em questão e as tentativas governamentais de capacitar esses profissionais se mostra ineficaz. Logo, se faz necessária a implantação de estratégias que possam reverter esse processo.