Navegando por Assunto "Professores de ensino fundamental"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural(2019-07-10) SOUZA, Fábio José Silva; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica(2019-12-06) REIS, Hada Madalena Silva dos; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Profissão Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e foi realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios que se postam na sala de aula, para compreender de que forma os professores ensinam conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas aos índices apontados pelas professoras em relação as dimensões acerca da identidade de ser professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal(2017) ARAÚJO, Maira Monique da Silva; RAMOS, João Batista SantiagoEste trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino.