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Navegando por Assunto "Professores de dança - Formação profissional"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Artista-professor de dança: história e formação entrecruzadas
    (2016) FERREIRA, Jean Claudio Gama; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    Neste estudo, de caráter biográfico e descritivo, objetivo investigar, analisar, e propor reflexões sobre os processos formativos do artista-professor. Para isso, elegi algumas autoras pesquisadoras da área da dança que indagam acerca deste tema, entre elas, Isabel Marques, Márcia Strazzacappa, Cassia Navas e Ana Terra, que tecem considerações e reflexões sobre o artista-professor e sua formação. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa utilizam o método biográfico, que é descritivo-qualitativo e perpassa pela biografia educativa. Este método compreende a investigação-formação, pelo qual o pesquisador procura refletir sobre o seu próprio processo de formação, e toma consciência das estratégias, dos espaços e dos momentos, que, para ele, foram formadores ao longo de sua vida. As rememorações das experiências de vida e dos processos de ensino-aprendizagem na formação do artista e do professor servem de dados a serem analisados e observados em busca por similitudes e/ou diferenças em ambas as formações. Desta forma, tentarei responder algumas questões do tipo: como e onde acontece a formação do artista da dança? Como o professor de dança é formado? Com a finalidade de traçar possíveis analogias sobre as práticas artísticas e processos pedagógicos, apresento como base teórica a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau Ponty. No decorrer do processo investigativo, os pressupostos e referenciais filosóficos e pedagógicos, que dialogam com o tema de formas distintas, acontecem em diferentes instâncias e com planos de curso político-pedagógico, além de objetivos que se diferem e oferecem desenhos curriculares específicos. Identificar e construir relações entre experiência, pesquisa, memória, arte e criação, que possam fornecer e contribuir na construção do conhecimento artístico e acadêmico, refletindo através da narrativa textual, a importância dos processos de formação do artista/docente da dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança
    (2018-01-22) ALFAIA, Tifany Souza de; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    A temática desta pesquisa está relacionada às minhas experiências como aluna – monitora - professora de dança em projetos, escolas de danças e academias. Neste aprendizado pontuo o que considero como aspectos negativos e, posteriormente, o que se transformou em pontos positivos no desafio de ser no primeiro momento aluna e, em outro, professora de dança. Este trabalho tem por objetivo refletir e analisar a relação ensino-aprendizado na dança, a didática e métodos aplicados pelos professores com os quais tive contato na particularidade deste ensino. Em minha concepção aprendi em cima de erros e acertos, com professores qualificados e outros nem tanto, contudo, percebi que alguns mestres também aprendem enquanto ensinam e que, portanto, não há uma receita pronta de como ministrar aulas, mas uma contínua descoberta no exercício do próprio fazer. Nesta prática, quais seriam os pontos positivos e negativos na passagem entre ser aluno e ser professor de dança? Que desafios didáticos o aluno que rapidamente se transforma em professor tem que superar? Eis, algumas questões que julgo responder neste estudo. Para melhor reflexão e análise do presente objeto de pesquisa, elegi os autores Paulo Freire que enuncia que toda ação tem uma finalidade assim como o educar (2003), Maria Abrahão e Carmen Eckhardt com o pensamento maravilhoso que o erro não é algo tão ruim assim, porém uma forma provisória de saber (2004), Márcia Strazzacappa por uma dança muito mais crítica que não reproduza padrões impostos pela sociedade (2003). O caminho metodológico desta pesquisa articula o método auto etnográfico, em que o pesquisador lança um olhar sobre a sua própria formação, buscando compreender de maneira mais consciente a trajetória do seu processo de ensino-aprendizado ora na condição de aluno e ora no papel de ser professor enquanto ainda é aluno.
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