Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professores de ciências"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: os desafios no trabalho do professor de ciências nas turmas do sistema modular de Ensino Fundamental em Medicilândia-PA
    (2020-12-03) KAPPEL, Camila Fleck; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    A educação do campo vem ampliando seu espaço a partir dos movimentos sociais que lutam pelo direito a uma educação de qualidade. O município de Medicilândia está localizado na região norte do Brasil na extensão da rodovia Transamazônica no sudoeste do estado do Pará, tem uma grande extensão rural, com estradas vicinais sem pavimentação asfáltica e difícil acesso. Neste trabalho buscaremos responder a seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes de educação do campo no sistema modular rural das escolas do município de Medicilândia-PÁ? Este artigo tem como objetivo identificar de que forma é ofertado o ensino fundamental maior nas escolas do campo, e os principais desafios enfrentados pelos docentes da Educação do Campo no sistema modular de ensino fundamental das escolas do município de Medicilândia. Os objetivos específicos estão em: Compreender a logística do professor de ciências que atua do sistema modular rural de ensino fundamental; analisar se há acompanhamento pedagógico e de suporte ao professor no sistema modular rural de ensino fundamental; caracterizar aspectos que interferem no trabalho do professor de ciências. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas semiestruturadas que orientaram a entrevista que tem características quantitativas e qualitativas, direcionada para 05 professores de ciências do ensino fundamental maior que atuam nas escolas municipais, em turmas do sistema modular de ensino fundamental do campo. As turmas do sistema modular de ensino fundamental são anexas a uma escola sede urbana e as turmas são formadas em escolas rurais distribuídas ao longo das vicinais do município. O sistema modular de ensino fundamental ora apresentado tem grande relevância social para os jovens do campo deste município Diante dos relatos apresentados pelos docentes pode-se observar que são muitos os desafios enfrentados por eles. Entre tantos desafios identificou-se que nenhum professor que atua nas turmas de ciências tem formação superior específica na área de ciências e ainda atuam ministrando múltiplas disciplinas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA