Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professores de Biologia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    (Trans)Formação de professores de Biologia: autopercepções docentes a partir de um mestrado profissional em ensino de Biologia
    (2020-02-10) MARTINS, Lucas Barbosa; ABREU, Sheila Costa Vilhena; http://lattes.cnpq.br/7368287433360653; https://orcid.org/0000-0002-6614-5398
    Este trabalho de investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender quais são os sentidos de mudanças de ideias e práticas compartilhados entre professores de Biologia, egressos ou participantes de um programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, de uma Universidade Pública Federal, em Belém-Pará? O contexto da pesquisa foi a formação continuada de professores de Biologia e o locus foram duas turmas do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes da pesquisa foram 13 professores de Biologia, sendo um egresso e outros ainda mestrandos do programa referido, que foram por demanda espontânea. A coleta de dados foi realizada em 2 etapas: a primeira etapa foi feita através de respostas a um formulário de questões enviado por aplicativo de celular e a segunda etapa por meio de respostas escritas e em áudio que, posteriormente, foram transcritos e organizados em função de suas comunalidades, gerando duas categorias de análise, que foram: a) Aspectos de Superação Ligados à Auto Mudança de Professores de Biologia e, b) Sentidos de Mudança para Professores de Biologia a partir do PROFBIO. Em linhas gerais, como análises de evidência, segundo os participantes, o processo de mudança de ideias e práticas mobiliza esforços de superação de uma formação inicial caracterizada por lacunas provocadas pela frágil atenção dada aos estudos pedagógicos; bem como a superação de uma visão tradicional de ensinar e aprender; além de transformar as inquietações sobre o saber fazer em motivação para sair do comodismo e buscar novas aprendizagens como professor. Nessa direção, os sentidos da mudança situam-se, entre outros, em conhecer novas metodologias de ensino, saber fazer o novo na prática profissional, e ainda, refletir sobre suas próprias metodologias e aplicações no ensino.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA