Navegando por Assunto "Professores - Formação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Arte e práticas pedagógicas integradas inclusivas: diálogos entre ensino Superior e Educação Básica(2023-05-04) NASCIMENTO, Gabriel Cruz doTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará(2018-10-09) ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio(2018-11-12) SILVA, Aline Suely Rodrigues da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O debate de gênero na formação das/os pedagogas/os da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal(2018-07-05) UCHÔA, Ana Janaína de Oliveira; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330Este trabalho intitulado “O DEBATE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DAS/OS PEDAGOGAS/OS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS DE CASTANHAL” tem como principal objetivo investigar a importância do estudo da temática de gênero na formação das/os alunas/os concluintes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal, considerando a percepção das/os estudantes, e como específicos i) o que os discentes pensam sobre a relevância da discussão do tema gênero em sua formação ii) analisar as impressões dessas/es discentes sobre as suas experiências com essa temática ao longo do curso de pedagogia do campus de castanhal iii) entender se as disciplinas que trazem essa temática contribuem para tal formação. Para tanto este trabalho utiliza-se de alguns referencias teóricos do campo do estudo de gênero e feminista, a fim de subsidiar e auxiliar a compreensão do debate de gênero na formação das/os pedagogas/os. É fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, realizada a partir de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado as/os discentes da turma de pedagogia 2013.2 do turno da noite do referido campus. Como resultado da pesquisa, observamos que as/os discentes consideram importante o debate do tema em sua formação, considerando que a temática contribui de forma positiva em suas práticas pedagógicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA(2018-02-15) MELO, Renata Chaltein Almeida de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho objetivou despertar reflexões acerca da formação de professores através da política pública PARFOR, discorrer sobre desafios e perspectivas dos professores em serviço durante o processo de primeira e segunda formação. Para isso analisou falas coletadas dos sujeitos em formação que são atuantes nos municípios de origem e foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, orientada pela abordagem qualitativa que possibilita a leitura da realidade, tendo como técnicas para a produção dos dados a entrevista estruturada. A pesquisa conclui por considerar que o curso tem papel essencial para a conquista de novos saberes, aquisição de novas configurações e ressignificações indispensáveis para novas práticas pedagógicas. Os resultados possibilitaram dar visibilidade aos sujeitos em suas dificuldades e enfrentamentos passados durante os processos de ensino/aprendizagem no caminho da conquista de primeira e segunda formação e também refletir sobre o papel importante que representa a possibilidade da realização do curso para o sujeito e a comunidade onde este vai atuar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente(2019-06-24) SANTANA, Maria Eduarda Pereira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656Neste trabalho abordamos a Educação de Jovens e Adultos, fazemos um diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A investigação tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos no diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia? O estudo de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: o relatório do estágio de docência na EJA, duas entrevistas com sujeitos da EJA; e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A unidade de ensino na qual ocorreu o Estagio foi a Escola Municipal Madre Maria Viganó, no município de Castanhal – Pará. Os autores que favorecem o diálogo sobre EJA foram: Freire (1996), Gadotti (2011), Haddad (2009), sobre Estagio Supervisionado: Pimenta e Lima (2009). Os resultados apontam a existência do lugar da EJA no curso de pedagogia, lugar que favorece para a afirmação; a visibilidade da relação teoria- prática, no âmbito do Estágio de docência na EJA e no diálogo como o PPC do Curso de Pedagogia. No estudo ficou evidenciado a aproximação teórico/prática que possibilita diversas implicações do Estágio de Docência em EJA, na Formação docente do graduando, no diálogo com o PPC, tais como: a compreensão da complexidade existente no exercício da prática docente na EJA; a presença da singularidade e a diversidade na EJA; o papel da necessidade de práticas pedagógicas comprometidas com uma concepção humanizadora na EJA, com a afetividade; esses dados foram evidenciados, entre docente e discentes na sala de aula, na escola estagiada. Também, foi possível caracterizar as limitações do lugar da EJA no PPC tais como: a questão da carga horária do Estágio em EJA, que poderia ser ampliada; a ausência de uma disciplina especifica sobre EJA, capaz de fundamentar o Estágio no PPC; a dificuldade de estagiar em turmas de EJA, pelo número de turmas reduzidos, para incluir todos os graduandos em formação da UFPA e outras instituições e o fato da oferta ser realizada apenas no horário noturno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-12-06) VIEGAS, Suzane Moraes; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem matemática numa abordagem psicopedagógica(2020-02-18) BARBOSA, Edilene Machado; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente trabalho intitulado Ensino e Aprendizagem Matemática numa abordagem Psicopedagógica apresenta as dificuldades com a disciplina de Matemática expressadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e professores entrevistados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na qual as informações foram elaboradas por intermédio de questionários aplicados dentro de sala de aula com a turma e uma entrevista com os professores a qual realiza um estudo de caso descritivo e explicativo que vem investigar um fenômeno dentro do próprio contexto de realidade. Além disso, foi realizada uma pesquisa de autores que comentam sobre barreiras no Ensino de Matemática, metodologias ativas e a associação com a Psicopedagogia para o enriquecimento dos estudos. Participaram da pesquisa, seis professores da rede pública de ensino e vinte e sete alunos do sexto ano. Mediante os resultados, foi observado que mesmo com a carência na Formação Continuada de professores, é possível constatar que há uma dedicação e um encanto quando o assunto é ensinar. Também teve relevância os transtornos psicológicos dos alunos que regularmente já possuem uma bagagem referente a Aprendizagem o que acarreta em criar ideias sobre julgadas quanto a disciplina de Matemática. Em vista disso, chegamos à conclusão que a capacidade de aprender é individualizada e construída diante de artifícios Psicopedagógicos que abrem caminho para uma aprendizagem mais significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio na formação de professores: contradições entre a teoria e a prática(2018-10-22) FARIAS, Ruthinere Ribeiro; SILVA, Silvio Domingos M. da; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Neste trabalho de conclusão de curso, procuro responder como questão de pesquisa a seguinte pergunta: Que contradições existentes entre a teoria e a prática e que são passiveis de identificação em uma escola pública do município de Castanhal-PA a partir do estágio? Para tanto, optei como objetivo investigar como as contradições entre a teoria e a prática são identificadas em uma escola pública do município de Castanhal (PA) a partir do estágio obrigatório. Na pesquisa busquei respostas às indagações pessoais a partir do método investigativo da Observação (LÜDKE E ANDRÉ,1986) que serviram como base para interpretação à luz do levantamento teórico. Foram vários atores observados, suas características que as personificam, seus modos de atuar com outras pessoas e etc. Meu local de pesquisa foi em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal (PA). A pesquisa permite afirmar do ponto vista crítico, que não se pode negar a grande contribuição dos profissionais que constroem a educação de nosso país, especialmente do município de Castanhal (PA), tendo em vista os avanços e demais conquistas que permeiam a história da educação no Brasil. Porém, os resultados mostraram que, na escola pesquisada, os professores ainda buscaram a profissão por acreditar que ser professor é dentre as profissões, uma das mais fácil; os professores não colocam em prática a teoria que recebem nas instituições de ensino superior; os professores não são docentes por que gostam, mas porque precisam do recurso financeiro; que alguns professores não gostam do que fazem, mas fazem porque são obrigados, por não ter, profissionalmente, outras opções; a maioria dos professores pesquisada não conseguem ser compreensiva às realidades do educando; e finalmente pude perceber também que existe uma relação de conluio entre professores e auxiliares de classe.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal(2018-08-23) MARINHO, Raira Karolina Lima; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este Estudo, denominado A Formação Continuada de Docentes para o uso de Tics: suas nuances no Ensino Fundamental do Município de Castanhal teve como foco investigar a opinião dos professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, SEMED Castanhal/PA, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC’s, em sala de aula a partir dos conhecimentos adquiridos na formação continuada. Foi escolhido o Município de Castanhal, como locus da pesquisa. Nesse sentido, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como são organizadas e desenvolvidas pela SEMED/Castanhal/PA as formações continuadas de docentes para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertadas no período de 2010 até 2017? Para a discussão do referido tema, articulou-se os teóricos: Almeida (2003; 2011); Valente (1997; 1998); Almeida (1998; 2016); Rosalen; Mazzilli (2005); Masetto (2000); Kenski (2012); Freire (2011), dentre outros. Para fins metodológicos foi escolhido a abordagem qualitativa, devido a possibilidade de explorar os dados e afirmações fornecidas pelos participantes da pesquisa. Como técnica de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com o representante do Núcleo Tecnológico Municipal, órgão responsável pelas Formações continuada. Para os docentes, sujeitos da referida investigação foram aplicados questionário com questões fechadas que atuam em 7 escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise interpretativa da entrevista e dos questionários apontaram que nos momentos de formações é utilizado o método prático, na qual, os docentes podem criar atividades a serem desenvolvidos na sala de informática nos computadores, concebendo-o ainda como o único meio tecnológico da Informação e Comunicação. Em contrapartida, as escolas municipais proporcionam infraestrutura inadequada, recursos tecnológicos sucateados e sem acesso à internet. Deste modo, destaca-se urgência em adequar a realidade escolar no município as formações continuada, no intuito de promover aos alunos um ensino crítico privilegiando outras tecnologias da informação e comunicação, principalmente, diante da nova realidade em que será aplicado o Programa de Inovação Educação Conectada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)(2018-09-26) COSTA, Crysth Lorrana Souza; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores da UFPA-Castanhal que atuam ou atuaram com graduandos com deficiência visual(2017-09-05) JESUS, Cleiciane de Fatima Sousa de; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Este estudo tem como objetivo geral caracterizar a formação de professores da UFPA-Castanhal que atuaram com aluno com Deficiência Visual. O mesmo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando como técnica de pesquisa o questionário, composto por 34 perguntas, distribuídas em seis categorias. Participaram desta pesquisa 14 docentes, sendo sete da Faculdade de Letras e sete da Faculdade de Pedagogia, que declararam ter atuado com aluno com deficiência visual. Destes, cinco (36%) do sexo feminino, e 9 (64%) do sexo masculino. Com idade média de 45,6 anos, com variação de 29 a 58. Os docentes possuíam, em média, 20,5 anos de tempo de docência. Quanto a atuação na UFPA, 11 (79%) são efetivos com média de 24 anos de atuação, e três (21%) são substitutos ou temporários com média de 12 anos de docência. Com relação a titulação desses professores, na Letras seis (71%) são doutores e dois (29%) são mestres, na Pedagogia quatro (57%) doutores, dois (29%) mestres e um (14%) especialista. Os resultados evidenciaram que 13 (93%) dos docentes foram informados que atuariam com aluno com deficiência visual. Metade dos professores, sete (50%), declararam que possuem pouco conhecimento sobre a inclusão de alunos público da Educação Especial. Dos 14 docentes, três (21%) ressaltaram que possuíam curso na área da Educação Especial, sendo que todos que afirmaram ter realizado cursos são professores da Pedagogia, os cursos foram ofertados pela UEPA, UFPA, SEMED, SEMEC e UFPA, e 11 (79%) declararam que não realizaram curso na área. Dos participantes, oito (57%) dos professores afirmaram que realizaram alguma outra atividade na área da Educação Especial, destes sete (50%) são docentes de Pedagogia. Quando questionados se costumam buscar informação na área da EE, nove (64%) apontaram que costumam buscar informações, principalmente em sites. Todos os docentes assinalaram desejar formação na área da Educação Especial, tendo com preferencial na Letras a forma de oficina, e na Pedagogia roda de conversa e minicurso, as duas Faculdades afirmaram que essas formações deveriam ocorrer presencialmente, no turno da tarde, e, quanto ao dia da semana, quatro (57%) dos docentes de Letras afirmaram que poderia ocorrer em qualquer dia da semana, e na Pedagogia a mesma quantidade optou pela quarta-feira. Portanto, os dados apontam a necessidade de formação na área da EE para ambas as Faculdades, e que diante desta carência, os professores percebem a necessidade de participarem de formações nesta área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação de professores e suas concepções a respeito da deficiência intelectual no ensino regular(2017) MONTEIRO, Ketteneanne Rocha; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente estudo tem como enfoque principal investigar se os docentes possuem formação adequada para lecionar para alunos com deficiência intelectual, no ensino regular, em uma escola municipal de Castanhal e, além disso, averiguar as dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva, e também, verificar a concepção dos docentes a respeito dos alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Castanhal, onde, participaram 4 sujeitos, sendo estes, 2 professoras e 2 auxiliares. Como critério para participação desta, levou-se em conta, o fato de lecionar para alunos com deficiência intelectual. Foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, e como instrumento para obtenção de dados, utilizou-se o questionário. A dissertação está estruturada em 6 capítulos, sendo que o primeiro abordará a respeito da introdução, quanto ao segundo, discutirá a respeito do desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. O terceiro debaterá a respeito da formação pedagógica no âmbito inclusivo. O quarto enfatizará a respeito da metodologia utilizada na presente dissertação. No quinto capitulo será explanado sobre os resultados e discussões e finalizando com o sexto capitulo que trata sobre as considerações finais. Os dados revelam que os docentes não encontram-se com a formação adequada para lecionar ao aluno com deficiência intelectual, pois, as mesmas não possuem um nível de pós-graduação na área da educação especial e nem formação específica para lecionar para esses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores para trabalhar com alunos surdos na EMEF Emilia Gimenez no municipal de Castanhal-PA(2017) VASCONCELOS, Helen Priscila Bandeira; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2022-02-25) AMORIM, Samia Laiane dos Reis; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa, realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do pedagogo para a atuação em ambientes não escolares: discursos de alunos cotistas do curso de Pedagogia, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará(2022-12-28) SANTOS, Raiane Rodrigues dos; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esse estudo analisa a formação do pedagogo para a atuação em Ambiente Não Escolares a partir dos discursos de alunos cotistas do Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O referencial teórico baseia-se em Libâneo (2001, 2010) para a discussão sobre a prática educativa em diversos contextos e Saviani (2012) para a incursão acerca dos aspectos históricos do campo da Pedagogia. Utilizamos Gonh (2010) para a discussão sobre educação não formal e o educador social e Jaccoud (2009) para as políticas de ações afirmativas. O estudo é de abordagem qualitativa, pois possibilita compreender o universo de significados sobre a formação do pedagogo para a atuação em contextos não escolares. Os participantes da pesquisa foram 06 (seis) alunos cotistas da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, sendo 01 (um) cota racial, hoje, Cota Pretos, Pardos e Indígenas - PPI, 04 (quatro) cota escola e 01 (um) PSE I/Q - Processo Seletivo Indígena e Quilombola. Para a geração dos dados utilizamos o questionário com perguntas semiestruturadas, enviadas via WhatsApp por meio do link do Google Forms. Para a análise dos enunciados discursivos de alunos cotistas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica na Teoria da Filosofia da Linguagem em Bakhtin (2003), particularmente, na utilização dos conceitos de dialogismo. Os resultados do estudo revelam que a pedagogia tem um papel fundamental para a formação humana e social dos indivíduos nos diferentes ambientes que se desenvolve a prática pedagógica e concluímos que a formação do Pedagogo para a atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares exige planejamento, didática e um processo de formação humana e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação docente em contexto: a preparação de professores da Licenciatura em Matemática do Campus de Castanhal para lidar com estudantes com necessidades educativas especiais(2023-08-30) PAIXÃO, Wilhame dos Reis; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858A presente pesquisa teve como principal objetivo, compreender de que forma os docentes na Faculdade de Matemática da UFPA Campus Castanhal, estão preparados para lidar com estudantes com Necessidade Educativa Especial. A pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica nas teorias que discutem a temática e, posteriormente, levantamento de informações por meio da aplicação de questionário eletrônico aos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Castanhal. Através da pesquisa bibliográfica foram identificados os conceitos-chave da pesquisa, tais como as necessidades especiais, a Educação Especial e a formação de professores; como também os avanços da Educação Especial e a formação de professores no Brasil. Os resultados apontam que os docentes, em sua maioria, não tiveram nenhuma preparação no que se refere a Educação Especial durante a formação na Graduação, Mestrado ou Doutorado, realizados e/ou outra formação complementar. No entanto, todos os docentes que participaram da pesquisa, consideram de suma importância que conhecimentos acerca da inclusão, deveria fazer parte dos conhecimentos ensinados nos cursos de Licenciatura, na perspectiva de preparar os docentes para ensinar nos cursos de Graduação. Apontam ainda que os docentes consideram que atualmente a inclusão de forma efetiva de alunos com necessidades Educativas Especiais, na Licenciatura em Matemática, pode não ocorrer de forma ideal, em razão dos desafios inerentes à realização de alterações nas disciplinas ministradas e na possível redução de qualidade de aprendizado em razão do tipo de deficiência do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente para alfabetização e letramento: uma análise a partir do currículo oficial do curso de pedagogia da UFPA/Castanhal(2019-06-28) SANTOS, Luana Ketellen Rêgo da Silva; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492Saber alfabetizar uma criança das séries iniciais do ensino fundamental é uma das competências a ser construída pelos alunos do curso de pedagogia, na medida em que é deste curso a responsabilidade pela formação do profissional da educação que atuará na docência nos primeiros anos da educação básica. Neste sentido, o trabalho contempla discussões acerca da formação inicial de professores no âmbito do curso de pedagogia, analisando especificamente a formação para a alfabetização e letramento nas séries iniciais. O estudou fundamentou-se no paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizada através de uma pesquisa documental, levando em consideração também a experiência pessoal enquanto graduanda de Pedagogia na UFPA/Castanhal. A fonte de coleta de dados constituiu-se de documentos oficiais que orientam a formação de professores e discutem a alfabetização nas séries iniciais, dentre eles destacam-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal, o qual foi analisado sob a perspectiva da análise de conteúdo a partir das concepções de Bardin (2006), o qual destaca esta ferramenta a partir de 3 (três) etapas: 1) Pré análise, que corresponde ao primeiro contato com o material a ser estudado. É o levantamento e seleção dos materiais a serem utilizados para a compreensão do objeto de estudo. 2) Exploração do material, que é o momento no qual serão sintetizadas as informações dos materiais, separando-os em esquemas para a compreensão. 3) Tratamento dos resultados, no qual serão observados os resultados da pesquisa, inicialmente brutos, transformando-os em dados que façam sentido, à luz dos pensamentos de estudiosos que discutem tal temática. As discussões do objeto de estudo embasaram-se nos contributos de Cagliari (1982; 1998; 2009), Ferreiro (1999), Kleiman (1995), Nóvoa (1995), Soares (2003; 2005; 2008), dentre outros. A partir disto, considera-se que o curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal tem oferecido aos graduandos uma formação adequada, no que tange à formação docente voltada à alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental, atendendo aos princípios e às exigências oficiais. Constatou-se também que o currículo do curso abarca os principais objetivos propostos para o desenvolvimento do graduando a exercer a prática docente nas séries iniciais, discutindo teorias e práticas relacionadas ao objeto de estudo em destaque.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação dos professores da Faculdade de Computação da UFPA-Castanhal para inclusão de alunos da educação especial(2017-10-31) CRUZ, Cleidinei Santos Everton; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Este estudo tem por objetivo caracterizar a formação dos docentes para inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial da faculdade de computação do Campus da Universidade Federal do Pará localizado na cidade de Castanhal. O alegado estudo apresenta uma abordagem quantitativa-qualitativa, e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, que contém seis categorias. Participaram da pesquisa 14 professores que se encontravam atuando na faculdade de computação do Campus de Castanhal. Os participantes eram sete do sexo feminino, e sete do sexo masculino, com faixa etária de 23 a 45 anos de idade, sendo que quatro trabalhando em regime substituto e 10 são efetivos. Os resultados deste estudo constataram que todos os docentes possuíam formação em nível superior exigida para este cargo, sendo 13 docentes com grau de mestrado, destes, nove com grau de doutorado, um realizava especialização com conclusão prevista para o ano de 2017. Os resultados evidenciaram ainda que todos os professores em sua formação inicial não tiveram nenhuma disciplina em sua grade curricular acerca da inclusão de pessoas com deficiência, a maioria dos professores já havia atuado com alunos público-alvo da Educação Especial e a deficiência com mais frequência foi a física. Todos os professores se mostraram interessados em receber formação e a solicitação maior foi para uma formação prática para lidar e adaptar material para alunos cegos, surdos e TGD’s. Diante do exposto, percebe-se que os docentes acreditam e querem realizar a inclusão de pessoas pertencentes ao público-alvo da Educação Especial no ensino superior, mas para isso precisam de formação que os possibilite tal realização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará(2018-03-21) SANTOS, Rosane Andréia Silva dos; SILVA, Maria Divanete Sousa da; http://lattes.cnpq.br/1595141657356536O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especificidades das turmas multisseriadas. Considerou-se no processo de investigação a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta pesquisa foram: o coordenador geral do Programa, a coordenadora pedagógica, duas educadoras formadoras, uma da área de Linguagens e outra de Ciências Naturais e três educadoras cursistas. Os resultados apontaram que o Programa contribuiu para o entendimento da concepção de Educação do Campo e multisserie, assim como na construção de recursos pedagógicos que auxiliassem a prática docente no atendimento as especificidades das turmas multisseriadas. Um programa dessa natureza é capaz de contribuir com a transformação da realidade educacional, de potencializar a concepção dos sujeitos na compreensão do campo como território de vida, onde se produz e reproduz suas condições de existência.