Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Processos educativos e alfabetização"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes locais e processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais da EMEF Petronília do Carmo/Comunidade Quilombola Itamoari - Cachoeira do Piriá/PA
    (2023-12-11) TEMBE, Lucirlandia Oliveira Santos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    O artigo trata dos saberes locais e o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental em uma comunidade quilombola, município de Cachoeira do Piriá, região nordeste do estado do Pará. O objetivo geral é analisar de que forma os saberes tradicionais influenciam no ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no processo de alfabetização. O estudo parte de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos: dois professores, oito alunos quilombolas e um representante da comunidade. A referência teórica pauta-se em autores que discutem a Educação Quilombola, Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação Quilombola e demais autores da área temática. Os saberes e os conhecimentos, da comunidade quilombola, devem ser considerados no fazer educativo e permear o exercício das práticas pedagógicas, evidenciando-os na leitura da palavra de mundo dos protagonistas e seus pertencimentos, possibilitando uma alfabetização efetiva, partindo de sua realidade precedendo a leitura da palavra escrita, visando a emancipação humana de seus sujeitos. Os resultados sinalizam ser possível construir, sob outras perspectivas, práticas alfabetizadoras imersas na produção cultural dos saberes tradicionais que emergem da diversidade existencial e das singularidades de vidas no quilombo da Amazônia paraense.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA