Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Processo de ensino-aprendizagem"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de física por meio de experimentos: uma aplicação da aprendizagem significativa no ensino médio
    (2019-12-19) PAES, Andrey Coelho; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316
    A educação é um campo de atividade que remonta os primórdios das sociedades humanas. Desde afazeres domésticos à caça, manufatura ou mesmo à arte, tudo depende de um processo de ensino e aprendizagem. Muito se tem debatido sobre as diversas teorias sobre este processo e como elas devem ser implementadas para que sejam obtidos resultados duradouros. Neste trabalho, procuramos desenvolver a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel através de uma experiência pedagógica em sala de aula na Escola Salesiana do Trabalho, consistindo de três conteúdos em dois experimentos: Máquinas Térmicas e Transformações Cíclicas, aplicado por meio de uma experiência com um barquinho a vapor e Associação de Resistores, aplicado por meio de uma placa de circuito com resistor de chuveiro e lâmpada incandescente. Os resultados obtidos se mostraram promissores, pois os depoimentos dos alunos mostram que é possível desenvolver uma prática educativa que seja de fato significativa para o público alvo, os alunos. Ensejamos que este trabalho possa ser também um incentivo para que mais graduandos da Física possam fazer atividades similares.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O método da malha quadriculada como recurso pedagógico para a inclusão de uma aluna com deficiência visual monocular no ensino da multiplicação: um estudo de caso
    (2024-02-08) SILVA, Nayara Damasceno da; MERCÊS, Raiane Batista das; CARDOSO, Lucélia Valda de Matos; http://lattes.cnpq.br/2808749149690236; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O presente estudo teve como objetivo apresentar o método da malha quadriculada, utilizado por uma professora de matemática como recurso pedagógico eficaz ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação, aplicado em sala de aula para uma aluna em situação de deficiência visual monocular, com a intenção de tornar o ensino-aprendizagem da multiplicação acessível à aluna, objetivando a inclusão da mesma nas aulas de matemática. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino regular localizada na cidade de Salinópolis-PA, é de cunho qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso, onde foram utilizados instrumentos de coleta de dados como a observação participante, aplicação de entrevistas, questionários e verificação do conteúdo aplicado em sala de aula, pelos quais foram feitos registros dos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, pois a partir de tal método, a professora titular conseguiu explanar conceitos de multiplicação de forma a promover a inclusão de sua aluna nas aulas de matemática, o que permitiu a discente aprimorar suas habilidades como: autonomia, criatividade, reflexão, interpretação e socialização no ambiente escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA