Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Processo de aprendizagem"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interação como instrumento de aprendizagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola sociointeracionista no centro de Belém/PA
    (2019-06-27) MONTEIRO, Tamires Shirlene dos Santos; FREIRE, Brennda Valléria do Rosário; http://lattes.cnpq.br/8793285817440471
    A criança nasce inserida em uma determinada sociedade e tempo histórico, ao possuir relações com o meio onde vive, descobre um mundo que contribui com o desenvolvimento humano através das experiências interativas. Essas interações possibilitam a aprendizagem e a construção de identidade da criança como ser social e histórico que faz parte de uma cultura, fato que confirma a importância de discutirmos como o sociointeracionismo de Vygostsky contribui à Educação Infantil. O estudo tem por objetivo compreender as implicações das relações estabelecidas em uma escola sociointeracionista de Belém/PA no desenvolvimento da criança na educação infantil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As análises possibilitaram compreender o processo de aprendizagem das crianças a partir da teoria sócio-histórica, e identificar as características de uma escola sociointeracionista através de um estudo de caso em uma escola no centro de Belém, como também descrever as ações pedagógicas dos professores sociointeracionistas no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil a partir do estudo de caso. Por fim, conclui-se que a escola com base no sociointeracionismo de Vygotsky possibilita de maneira mais completa a formação da criança, permitindo-a que se torne e se construa como pessoa para além dos muros escolares, confirmando-se como sujeito no espaço social onde vive.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
    (2018-06-29) SILVA, Rosileno Pantoja da; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556
    A presente pesquisa intitulada O Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos da Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA, investiga o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos incluídos em turmas regulares de ensino na escola Enedina Sampaio Melo município de Igarapé-Miri, em especial no que tange o ensino e aprendizagem da língua Portuguesa. Busca-se entender as interfaces educacionais desses alunos, embora estejam inseridos em turmas regulares de ensino. Portanto, a presente pesquisa constituirá em um momento oportuno de conhecimento e produção de saber acerca da compreensão da língua portuguesa pelos alunos surdos
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA