Navegando por Assunto "Problems"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterizando os problemas enfrentados por desenvolvedores em aplicações centradas em banco de dados(2021) CARDOSO, Aian Shay Bentes Damasceno; PINTO, Gustavo Henrique Lima; http://lattes.cnpq.br/1631238943341152; https://orcid.org/0000-0001-7598-2799Uma característica de aplicações modernas é o seu foco no usuário. Mas para construir tais aplicações, os desenvolvedores precisam saber lidar com questões como acesso e manipulação aos dados, e gerenciamento do banco de dados. No entanto, essas atividades requerem habilidades específicas. Com a introdução de frameworks ORM, boa parte da responsabilidade com os dados pode ser abstraída. Este trabalho entrevistou 22 desenvolvedores com o objetivo de entender os problemas enfrentados por eles ao construir aplicações centradas em banco de dados. Encontramos que os problemas mais comuns são concorrência, desempenho e indexação. E que frameworks facilitam o trabalho dedesenvolvedor mas por vezes cobram em desempenho e SQLs puros fornecem desempenho mas cobram um domínio maior de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) MDC e MMC: uma ênfase a partir de um processo de ensino e aprendizagem contextualizado(2022-02-24) PRAXEDES, Luiz Eduardo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho objetiva desenvolver um estudo do (Máximo Divisor Comum) MDC e (Mínimo Múltiplo Comum) MMC enfatizando-se a partir de um processo de ensino/aprendizagem contextualizado. No primeiro momento são apresentados o contexto histórico, definições de MDC e MMC e a relação entre eles, que servirão de pré-requisitos para o desenvolvimento da temática. A relevância da pesquisa concentra-se em aplicações com problemas voltados ao cotidiano para mostrar que podem ser usados nas situações práticas, principalmente em questões que relacionam o conhecimento teórico em problemas contextualizados. Visando esse aspecto, desenvolve-se como metodologia um ensino em que seja possível oferecer ao aluno um conhecimento que leve em conta a aprendizagem significativa do tema proposto. Assim sendo, percebe-se que o ensino sendo dinâmico e motivador proporciona uma maior curiosidade e interesse pelo conteúdo, tendo em vista que para conseguir valorizar a aprendizagem é preciso que o professor saiba construir um processo de ensino que não se enquadre apenas num método tecnicista o que pode ocasionar dificuldade na aprendizagem. Conclui-se a pesquisa considerando que o estudo do MDC e MMC quando aplicados em situações problemas contextualizados podem oferecer uma melhor compreensão para os alunos quando é considerada a aprendizagem da vida cotidiana.