Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Problemas combinatórios"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações semióticas em problemas combinatórios mobilizados por licenciandos em matemática
    (2025-09-13) SANTOS, Jonas Brito dos; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Curso (TC) consiste em uma compilação de três artigos científicos publicados nos anais do XIV Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e do XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e submetido no 8° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Ambos os artigos abordam a aplicação da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Raymond Duval, no contexto da Educação Matemática Brasileira. Metodologicamente, esta pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e empírico. O percurso bibliográfico tem como finalidade reunir, analisar e interpretar produções acadêmicas relacionadas ao tema investigado, possibilitando a construção de um referencial teórico consistente que subsidie a discussão. Já a dimensão empírica envolve a observação e análise da realidade educacional em contextos específicos. A partir dessa base teórica, este estudo busca analisar, em uma perspectiva empírica, os registros de representação semiótica, mobilizados por licenciandos em Matemática na resolução de problemas de Análise Combinatória. Os resultados indicam que a teoria oferece um referencial consistente para compreender os processos de ensino e aprendizagem, ao destacar a relevância do tratamento e da conversão entre diferentes registros de representação na construção de conceitos matemáticos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA