Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Probiotics"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interação entre o eixo intestino cérebro, distúrbios psicológicos ansiedade e depressão e o papel da nutrição. (revisão bibliográfica)
    (2021) PINAGÉ, Amanda Macêdo; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398
    A microbiota intestinal desempenha um papel fundamental em relação à fisiologia e em relação ao desenvolvimento de possíveis doenças nos seres humanos. Alterações e desequilíbrios na microbiota intestinal, que provocam a disbiose, estão associados não somente às desordens de ordem gastrointestinal, mas também à outros órgãos. Vários fatores são capazes de interferir na composição da microbiota intestinal, incluindo fatores genéticos, a forma de nascimento e fatores ambientais/externos. No entanto, o padrão alimentar e o estado nutricional do indivíduo já demonstraram ser os principais fatores capazes de interferir na qualidade do ecossistema intestinal. Recentemente, evidenciou­se que as bactérias intestinais são capazes de afetar a fisiologia e até mesmo a inflamação do sistema nervoso central (SNC). O SNC e o trato gastrointestinal comunicam­se por meio de uma via bidirecional, denominada eixo intestino­cérebro (gut­brain axis), que consiste em múltiplas conexões, incluindo o nervo vago, o sistema imunológico e produtos e metabólitos provenientes das bactérias. Quando a disbiose ocorre, os meios de comunicação ficam prejudicados e sofrem alterações, além de estarem associados ao aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica (BHE) e, consequentemente, à neuroinflamação. Há várias rotas imunológicas envolvidas na homeostase e na inflamação do SNC, e estas estão associadas à desordens psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão, que são o foco desta revisão. As evidências sugerem que há uma influência recíproca entre a microbiota intestinal e o processo inflamatório gerado no cérebro. No entanto, inúmeros mecanismos por trás do impacto que a microbiota intestinal exerce na patogênese de doenças neurológicas permanecem pouco elucidados. Nesta revisão narrativa é feita a análise e a discussão do papel que a microbiota e o ecossistema intestinal exercem, os efeitos provocados por mudanças no padrão alimentar e, também, a administração de suplementos nutricionais (probióticos e prebióticos), além do efeito possivelmente terapêutico do transplante fecal em relação aos distúrbios neuropsiquiátricos/psicológicos. A busca dos artigos foi realizada a partir das seguintes bases de dados: PubMed, Elsevier, Scielo, Google Scholar e Science Direct. O critério de inclusão foi a relevância temática no momento da busca e, também, artigos mais recentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de bebida probiótica a base de água de coco
    (2018) GUIMARÃES, Adalgisa Gabriela dos Santos; RIBEIRO, Ana Beatriz Praia; CHAGAS JUNIOR, Gilson Celso Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8336972078873986; https://orcid.org/0000-0002-0241-6662; FERREIRA, Nelson Rosa; http://lattes.cnpq.br/3482762086356570; https://orcid.org/0000-0001-6821-6199
    Os alimentos funcionais são capazes de gerar efeitos benéficos, metabólicos e ou fisiológicos aos seus consumidores, neste contexto, os probióticos são bastante requisitados por seu papel promotor da saúde, sendo as principais fontes de obtenção os alimentos fermentados, como leites fermentados e iogurte. As bactérias ácido láticas, são os microorganismos mais utilizados na produção de alimentos probióticos, devido às suas características funcionais comprovadas e por serem consideradas de ingestão segura. Como alternativa de uso para indivíduos que por algum motivo não consomem derivados lácteos, este trabalho objetivou propor a formulação de uma bebida com características probióticas a base de água de coco, isenta de lactose e fermentada por Lactobacillus casei shirota. Realizou­se duas formulações: uma com água de coco industrializada (F1) e outra com a água de coco in natura (F2), com correção do pH de ambas. Após o inóculo de 3% (v/v) de bebida fermentada comercializada, que contém bactérias ácido­láticas, as formulações foram mantidas em fermentação por 48 h em 36 ºC. As formulações F1 e F2 foram analisadas quanto a presença de coliformes termotolerantes (45 ºC), e em intervalos de 6 horas durante o período de fermentação houve a avaliação da estabilidade físico­química (pH e acidez total titulável), e determinação do perfil de crescimento microbiano. As águas de coco utilizadas apresentaram­se em condições sanitárias satisfatórias, de acordo com a legislação vigente. Na formulação F1 obteve­se crescimento celular ideal em 24 h de fermentação, com faixa de pH e acidez praticamente constante. Já em F2 foram necessárias 12 h para obter o crescimento esperado (108-109 UFC/mL), e notou-­se valores crescentes de acidez no decorrer das 48 hs de análise, com consequente diminuição do pH. Os resultados obtidos foram satisfatórios e demonstram um potencial para produção de bebida probiótica com substrato de água de coco. É necessário, ainda, outras análises para determinação de lactose e para a construção do perfil nutricional do produto final, além de uma análise mais efetiva quanto ao tempo de prateleira e armazenamento do produto proposto.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA