Navegando por Assunto "Preconceito"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación de la negritud y del prejuicio en la obra “Cartas a mi mamá de Teresa Cárdenas”(2024-06-27) SILVA, Elialda Farias; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O objetivo deste trabalho é falar sobre a importância da obra Cartas para minha mãe como literatura negra e analisar a representação da negritude e do preconceito. Então, a ênfase nesta pesquisa é dar voz e visibilidade às autorias que falam da negritude e aos autores que defendem a literatura negra. Soma-se a isso o fato de a palavra “representação” ter se tornado conhecida por um público mais amplo, o que torna necessário perguntar quais identidades estariam representadas na literatura atual. Consequentemente, o corpus analítico trabalhado é a segunda edição da obra Cartas para minha mãe (1997). Esta pesquisa é de natureza qualitativa e contamos com o apoio de escritoras negras como Noémia de Sousa (1951), Teresa Cárdenas (1997), Munanga (2020), Paulette Nardal (2022). Os resultados demonstram a importância da literatura de autores negros e, principalmente, da obra de Teresa, numa produção literária amplamente dominada pela figura masculina, principalmente ao confirmar a representação da negritude e do preconceito em fragmentos de sua obra Cartas para minha mãe, o estudo também contribui para a avaliação da representação negra das produções literárias de autores negros na literatura latino-americana. Portanto, justificamos a realização deste estudo devido à relevância da temática da narrativa selecionada e da caracterização inovadora da personagem principal, a qual pode contribuir com a emancipação de jovens leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura brasileira: uma análise do preconceito racial no romance o mulato de Aluísio Azevedo(2017) SOUSA, Lorena de Nazaré Silva de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o preconceito racial presente no romance O Mulato de Aluísio Azevedo publicado em 1881, evidenciando o protagonista Raimundo, que é o alvo principal do preconceito por conta das suas origens negras. Essa obra apresenta a realidade social do século XIX, momento em que a sociedade passava por grandes avanços e transformações. Será feita uma abordagem sobre o naturalismo, destacando as principais teorias que surgiram nessa época, apresentando a relação entre naturalismo e ciência, e como se caracteriza um romance naturalista, tomando como base o romance experimental, que teve como responsável Zola, que baseasse nos modelos cientificistas de observação. Em seguida será discutida a relação literatura e sociedade, enfatizando sua importância social e sua capacidade de desenvolver o sendo crítico do ser humano, como nos apresenta Antônio Cândido, enfocando também a presença do negro na sociedade e sua representação na literatura. Por fim, apresentaremos no romance O Mulato como o preconceito racial se manifesta na escrita do romance, dando ênfase nos personagens, suas falas e atitudes racistas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar: dilemas diariamente enfrentados pelos profissionais da educação(2019-01-11) SILVA, Marcia Cristina da; PINTO, Maria Celia Barros Virgolino; http://lattes.cnpq.br/5330638971317655Este artigo discute o preconceito e a discriminação étnico-racial no ambiente escolar, objetivando compreender como as escolas e seus docentes se preparam para o enfrentamento dessa problemática em sala de aula no ensino fundamental. Busca-se compreender as raízes discriminatórias historicamente, a fim de vislumbrar como se desenvolveu o preconceito étnicoracial na sociedade e seus reflexos na escola, assim como as consequências físicas e psicológicas para quem sofre esse tipo de violência. Traz-se ainda uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 e as principais dificuldades encaradas pelos docentes para sua implantação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Como ajustar o currículo mediante a essas desigualdades raciais?