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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado
    (2018-12-21) RIBEIRO, Fábio José Alves; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo identificar concepções e instrumentos de avaliação que permeiam a prática de uma professora do 4˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. Para tanto, fundamenta-se teoricamente nos estudos de Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) e outros que discutem sobre concepções de avaliação e instrumentos utilizados para avaliar. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em: estudo teóricos, observações tendo como norte a Matriz de Observação do Projeto AERA (BORRALHO e LUCENA, 2015), grupo de discussões, aplicação de questionário e análises. As análises permitem indicar que a professora apresenta discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação formativa. No entanto, ao ser observada sua prática, identificou-se presença em maior número de iniciativas compatíveis com a concepção de avaliação como medição e quantificação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de leitura para alunos da 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola Maximiano Antônio Rodrigues Abaetetuba-PA
    (2018) GOMES, Luzinete do Socorro Rodrigues; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806
    O presente trabalho tem como principal objetivo realizar a leitura do livro “As aventuras do menino Boto: o herói da Amazônia” com alunos da 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola Maximiano Antônio Rodrigues, município de Abaetetuba, aplicando várias práticas de leitura e refletindo sobre as estratégias e analogias de leitura dos alunos. Para realizar tal reflexão buscou como principal fonte Antônio Candido um autor que faz referência aimportância da literatura para a formação do homem, e traça uma grande discussão sobre a literatura enquanto direito do cidadão. Há ainda neste trabalho, uma breve abordagem sobre a historia da educação de jovens e adultos essa modalidade de ensino regulamentada pelo artigo 37 da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. E traz também as atividades aplicadas ao referidos alunos, bem como, reflexões sobre as praticas e analogias utilizadas pelos alunos para realizar a leitura da obra em questão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas terapêuticas ocupacionais em um hospital psiquiátrico de Belém, Pará, nas décadas de 1960 e 1970: uma análise histórica
    (2018) FERREIRA, Ana Carolina Silva; BENÍCIO, Rosana de Almeida; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos terapêuticos ocupacionais em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão sistemática da literatura
    (2016) MEDEIROS, Bianca Casseb; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659
    Idosos que residem em uma ILPI necessitam de ações interventivas para o seu bem estar. Estudos destacam que o contexto dentro de uma ILPI ainda é carregado por eventos negativos que propiciam ao idoso institucionalizado a perda da capacidade funcional e cognitiva. Porém, vale ressaltar situações positivas, como: segurança e acolhimento. Neste contexto, a motivação para a proposição deste estudo surgiu após alguns questionamentos sobre que tipo de condutas que podem ser tomadas por profissionais e formandos de terapia Ocupacional que atuam com esta clientela. Assim o levantamento bibliográfico de condutas e/ou procedimentos em prática por terapeutas ocupacionais a fim de se ordenar as principais intervenções com idosos institucionalizados, visto que ainda existem poucos estudos e algumas lacunas sobre o tema, em particular relacionados ao nosso contexto regional (Estado do Pará). Objetiva­se promover um levantamento bibliográfico da literatura sobre intervenções, procedimentos e/ou conduta da Terapia Ocupacional com idosos residentes em instituições de longa permanência. Foi realizado um levantamento bibliográfico, retrospectivo e secundário de conteúdos publicados em revistas indexadas e disponíveis de sites de busca científicas: Bireme, LILACS, MEDLINE e Pubmed, incluindo artigos publicados nos últimos 10 anos, utilizando os seguintes descritores: “Geriatrics” e “Occupational Therapy”, “Long term care” e “Occupational Therapy”, “Institutionalized” AND “Occupational Therapy”; “Nursing Home”, AND “Occupational Therapy” e “Older” AND “Occupational Therapy”. Foram selecionados 11 estudos, que obedeceram aos critérios de inclusão pré­estabelecidos, estes foram categorizados e analisados quanto o nível de evidência com uso da escala PEDro. Os estudos apresentaram procedimentos eficazes que vão desde estabilização de capacidades cognitivo­comportamentais, físico­funcionais à melhora da qualidade de vida em idosos institucionalizados. Porém, análise do nível de evidência revelou pontuação baixa ou moderada de boa parte destes estudos. Conclusão: a partir da análise crítica dos procedimentos terapêuticos ocupacionais, pode­se inferir a aplicabilidade dos mesmos no contexto institucional. A avaliação sistemática da literatura sobre os procedimentos da Terapia Ocupacional com idosos institucionalizados podem fundamentar as práticas neste contexto, além de instigar profissionais a refletirem e proporem novas pesquisas na área de forma mais específica. O presente estudo não conseguiu fechar todas as lacunas questionadas, mas se apresenta com originalidade para propor uma iniciativa de procedimentos que poderm aprofundados no contexto brasileiro e regional atendendo as necessidades locais e ao público em atenção, requerendo novos estudos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa Novo Mais Educação: um estudo de caso em duas escolas de educação básica de Oeiras do Pará
    (2018-11-16) SOUZA, Kenanny Semayas Palheta de; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140
    O presente estudo busca analisar a execução do Programa Novo Mais educação em duas escolas da rede municipal de ensino. Constitui-se problema central compreender como a prática do Programa é exercida, sendo 2018, o primeiro ano de efetivo funcionamento nas escolas do município de Oeiras do Pará, de que forma que busca melhores resultados em língua portuguesa e matemática, através de acompanhamento pedagógico nessas áreas, oferecendo também atividades nas áreas de arte e cultura, esporte e laser, ampliando a jornada de permanecia do aluno na escola, realizamos a leitura dos documentos oficiais, observações durante a execução das atividades do Programa, e entrevistas com os profissionais, alunos e comunidade do Programa a fim de conhecer o seu funcionamento e execução. Foi necessário traça uma linha com o Programa antecessor o Programa Mais Educação compreendendo que os programas se diferenciam quanto a seus objetivos e finalidades, porém ambos trazem consigo a busca de melhores resultados educacionais na ampliação da jornada escolar. O Programa Mais Educação caracterizava por oferecer atividades de caráter formativo aos alunos sendo estratégia para a implantação da educação integral, no entanto o programa não teve resultados significativos no município recaindo sobre si uma imagem desgastada. Reformulado e renomeado para Programa Novo Mais Educação, o Programa objetiva melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática a fim de melhorar baixos números presentados pelos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, mas que trouxe nova perspectiva à sua execução e ao trabalho nas escolas que aderiram, esperando resultados positivos para as escolas e alunos. O programa trás o aumento da jornada escolar para alguns alunos, e acaba sendo vista como forma de implantação da educação integral, que de acordo com alguns atores, uma realidade possível, mas não para a nossa realidade diante das dificuldades estruturais enfrentadas pelas escolas. Foi verificado que mesmo o Programa vindo para beneficio do aluno, ainda há resistência dos alunos e de pais, por motivos de os alunos terem que vim em dois turnos para a escola, isso faz com que um grande número de falta dos alunos nas atividades sendo necessário sempre haver uma interação mais intensa com a escola e família. As dificuldades na organização dos conselhos escolares também refletiram na execução do programa, havendo atrasos no inicio das atividades e atraso no pagamento de fornecedores e colaboradores, dificultando assim o acesso a materiais que possibilitem uma estrutura básica para realização das atividades do Programa. Viu-se que é necessário não só o programa está presente na escola, ele tem que ser parte da escola e a escola parte dele, a fim de que os resultados possam refletir positivamente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de matemática
    (2022-09-01) OLIVEIRA, Danylo da Silva; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Esta pesquisa objetivou desvelar as possibilidades de utilização da Gamificação como metodologia ativa no ensino da Matemática. Para desenvolvê-la, foi traçado o objetivo de demonstrar que os elementos da gamificação aplicados em atividades de aprendizagem podem proporcionar o aumento do engajamento e da motivação em atividades educacionais. Partindo da análise dos principais autores sobre o conceito de gamificação e de como sua aplicação vem sendo observada na educação, o que justifica a sua pesquisa aprofundada, a fim de descobrir os melhores caminhos para a sua utilização. Participaram deste estudo 10 professores da rede municipal e estadual, que foi realizada de forma síncrona e assíncrona através do uso da plataforma Googleclassroom, e de 32 alunos, pertencente a Escola da Rede Municipal de Acará Lydia Lima., que foram submetidos a prática através de oficinas de Gamificação. Os principais resultados obtidos neste artigo por meio da observação, discussão e do questionário, indicam que os participantes da disciplina gamificada, compreenderam que a docência requer uma postura reflexiva e participativa. Os dados coletados indicam o quanto foi possível entender que o professor pode utilizar de diversas estratégias para o exercício docente, na busca da efetivação da aprendizagem, e foi possível constatar que há professores que utilizam da estratégia sem conhecer os seus fundamentos teóricos, e através dos estudos sobre gamificação podem melhorar suas práticas. Dessa forma, pode ser concluído que a gamificação pode ser um ponto de partida para professores que desejem uma forma diferenciada de ensinar e engajar seus alunos em um estudo prazeroso, interessante e motivador, tornando, assim, a aprendizagem mais significativa.
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