Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Practical classes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
    (2022-12-09) BARATA, Rosenilda Neves; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; SOUSA, Daniel José Lima de; http://lattes.cnpq.br/7807631055051705
    Este projeto foi aplicado com o propósito de demonstrar como é possível usar recursos naturais, neste caso o solo e/ou argilas multicoloridas, para o ensino de ciências, abordando um tema transversal, para este o meio ambiente. O objetivo foi reaproveitar o solo/argilas como material alternativo para contextualizar processos de separação de misturas heterogêneas e abordagem ambiental com alunos do nono ano da Escola Hesketh Condurú, localizada em Curuçá, Pará através da reciclagem, reuso e tintas naturais. O trabalho foi realizado através de uma aula prática com o auxílio de uma maquete a fim de falar da formação do solo, seus horizontes, sua composição e apostila guia sobre o solo e à separação de misturas heterogêneas no processo da fabricação de tintas naturais, e na sequência, uma oficina com tintas naturais a base de solo/argilas com abordagem meio ambiente através da reciclagem e reuso. A pesquisa tem caráter descritivo com abordagem qualitativa, que registra e descreve os fatos observados sem interferências nos mesmos, para análise de resultados foi aplicado um questionário no final da oficina, além das falas registradas nas filmagens. Observou-se então que os alunos demonstraram interesse na aula prática, destacando assim para nós professores a importância de mudarmos a forma de ensinar, permitindo aos alunos a oportunidades de criar e relacionar seu dia a dia com temas curriculares, desta forma os resultados serão enriquecedores e satisfatórios.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA