Navegando por Assunto "Prática Docente"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?(2023-10-20) SILVA, Raimundo Laudemiro da; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, encontra-se imbuída a cultura digital na qual, com o seu desenvolvimeto, espera-se a formação de cidadãos atuantes no e sobre o mundo, que tenham a capacidade de utilizar, interagir e agir por intermédio das tecnologias. Diante deste cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se apresentam como um importante elo entre professores e alunos visando novas estratégias para ensinar ciências. É neste contexto que objetivamos compreender em que termos a cultura digital se apresenta no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito do subnúcleo de Biologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), partindo das experiências dos residentes atuantes em uma escola pública do município de Bragança-PA, problemazitando e discutindo como tem se dado a inserção das TDIC’s no processo de ensinar e aprender ciências/biologia visando o desenvolvimento da cultura digital na formação do estudantes. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas respondidas pelos sujeitos atuantes no PRP que foram analisadas a luz da análise de conteúdo e deram origem a duas categorias analíticas intituladas: TDICs: desafios da disponibildade e possibilidades na prática docente; Experienciando o uso das TDICs no ensino de ciências/biologia. Os resultados nos mostram que apesar de estamos imersos em uma era digital ainda há um longo caminho a ser percorrido quando falamos em formação, prática docente e desenvolvimento educacional acompanhado à esses avanços, de modo que as tecnologias digitais estejam presentes na sala de aula e façam parte do processo de ensino. De maneira que alunos e professores possam desenvolver habilidades frente a uma nova forma de ensinar e aprender ciências/biologia.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade quilombola na prática docente de um professor remanescente de quilombo em uma escola do interior de Curralinho/Pará(2019-08-14) CRUZ, Fádia Rosângela Mendes da; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino(2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no Programa Residência Pedagógica e contribuições para a Formação Docente(2025-04-01) SANTOS, Beatriz de Oliveira dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Este trabalho relata minha experiência como residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de compartilhar e analisar as vivências e concepções construídas ao longo desse processo, contribuindo para a formação docente. A experiência prática possibilitou um olhar aprofundado sobre a complexidade da profissão, destacando desafios como a gestão de sala de aula e a resolução de conflitos. A conclusão evidencia que a prática docente não apenas complementa os conhecimentos teóricos, mas também impulsiona um contínuo processo de crescimento profissional e pessoal. Além disso, ressalta-se que o Programa Residência Pedagógica vai além de uma experiência profissional, configurando-se como uma jornada de autodescoberta que fortalece o compromisso com a educação.