Navegando por Assunto "Politica educacional"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA)(2018-02-19) MACHADO, Naiane da Silva; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, no ano de 2017. O processo de implementação das políticas educacionais e as ações nas universidades em prol dos estudantes com deficiência têm avançado nos últimos anos. Dessa forma, esse estudo visou analisar a percepção sobre o processo de inclusão de dois alunos com deficiência Física da UFPA campus de Altamira-Pará. Como procedimento de coleta de dados foi realizada entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que o processo de inclusão dos estudantes com deficiência física foi gradativamente superado no campus, embora ainda não estejam totalmente asseguradas todas as ações de superação e dificuldades no acesso, respeito, participação e permanência no ensino superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Precarização das escolas da comunidade escolar da Vicinal Chico Elias(2018) COSTA, Fernando da Silva; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395Este trabalho faz uma abordagem sobre a realidade das escolas da vicinal Chico Elias sito a Rodovia Transamazônica, em Pacajá Pará. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo fazer uma análise da situação das escolas da vicinal e a valorização das mesmas para as diversas formas de contextos distintos introduzidos no ambiente da escola do campo. Assim, um estudo sobre os fatores que causam dificuldades no pleno desenvolvimento das atividades escolares na vicinal para se chegar a uma consideração sobre o assunto, foi realizada a metodologia, utilizandose de abordagem qualitativa de pesquisas bibliográficas, de vários autores que discutem sobre o tema e coletas de informações através do estudo de campo, acerca dos problemas que interferem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa concluiu que as ações desenvolvidas na referida vicinal em relação as escolas, não acontecem de forma contextualizada com a realidade das mesmas, tendo assim, a necessidade de uma abordagem política educacional voltada para uma ótica rural e com práticas educativas conectas do contexto local. Pois a falta dessa política educacional inerente aos contextos da escola do campo, tem se constituído em mais desmotivação e desinteresse por parte de alunos e professores na comunidade escolar local.