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Navegando por Assunto "Polissemia"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A polissemia na linguagem não verbal: no caso os emojis
    (2018-06-26) PINHEIRO, Nilma de Jesus Feio; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166
    O estudo verificou a ocorrência da polissemia por meio de estímulos visuais, produzidos por emojis, os quais são utilizados frequentemente nas plataformas de interações virtuais como Facebook, Twitter, Menssaggen e, em particular no Watsapp. Desse modo, evidenciou-se o deslocamento do fenômeno polissêmico da linguagem verbal, para a linguagem não verbal, com isso, intenciona-se gerar uma reflexão sobre o trabalho, a fim de oferecer uma nova perspectiva de abordagem do fenômeno polissêmico. Ademais, o trabalho embasou-se em revisões bibliográfica com destaque para os estudos de Duarte (2003), acrescidos de entrevista e questionário, elementos indispensáveis para o êxito da pesquisa. Portanto, os resultados demonstraram que de fato há polissemia na linguagem não verbal contrapondo estudos que particularizavam esse fenômeno como ocorrente apenas na linguagem verbal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações semânticas entre língua materna e matemática: uma conexão possível
    (2018-03-09) MACIEL, Márcio José Duarte; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Neste estudo apresentamos a relação semântica entre a língua materna e a linguagem matemática. Especificamente, descrevemos a impregnação mútua entre a Língua Materna e Matemática; analisamos a metáfora e a polissemia na relação de dependência entre a Língua Materna e a Matemática; buscamos contribuir no ensino-aprendizagem da Língua Materna e da Matemática na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Adotamos como aporte teórico Machado (1993) que apresenta a impregnação da mútua da língua materna e da língua Matemática. O material do estudo compôs 10 (dez) expressões retiradas de Machado. Destas expressões analisamos 10 (dez) palavras com funções matemáticas e linguísticas: denominador, coordenadas, arestas; tangente; ângulo, retidão; xis; círculo; esfera; infinitas. Desta forma, examinamos primeiramente as palavras; em seguida, o significado delas nas expressões no contexto social. Os resultados confirmaram a teoria de Machado (1993) de que há uma relação mútua entre a Língua Materna e a Matemática.
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