Navegando por Assunto "Poema"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema “morte e vida severina” como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura(2019-02-11) COSTA, Maria Dorianna Ribeiro; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621O presente trabalho, intitulado ―A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema Morte e Vida Severina como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura‖, tem como principal objetivo discutir sobre a relevância de se trabalhar a leitura, a partir do gênero literário poema. Para tanto, foram utilizados autores como Barthes (1985), Lajolo (2011), Freire (1981), Vargas (2000), Pires (2000), Zilberman (1988). Adicionalmente, foi feita a aplicação de uma breve atividade de intervenção, voltada para uma turma do 9º ano B da Escola Perciliano Tourão Corrêa, no dia 02 de abril de 2019, no turno da tarde, a fim de se verificar na prática a aplicabilidade do uso do gênero poema nas aulas de língua Portuguesa. Conclui-se que o uso de tal gênero pode vir a agregar às aulas de língua portuguesa importantes discussões, relativas à situações que fazem parte do conhecimento de mundo do aluno, tornando as aulas mais interessantes e próximas da realidade dos educandos, favorecendo o trabalho com a leitura e produção de textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Poema e poesia através da literatura infantil(2018-07-09) SANTOS, Josiane Cardoso dos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090O trabalho com literatura infantil tem como possibilidade de resultado desenvolver a formação de leitores/escritores competentes, uma vez que é estimulado o desenvolvimento da imaginação infantil, fazendo do sujeito alguém crítico e envolvido com o ato de interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar o contexto no qual está inserido; o objetivo desse trabalho é mostrar a importância bem como as diferenças entre o poema e a poesia na literatura infantil, expondo as concepções de estudiosos a respeito da poesia e do poema, fazendo uma reflexão acerca da importância da linguagem poética bem como sua estrutura. Justifica-se a mediação do texto poético como fator de suma importância para o imaginário da criança, dessa forma, faz-se necessário apresentar exemplos e analises de poemas de cunho destinado ao publico infantil com temáticas ligadas ao seu cotidiano fazendo uso de uma linguagem acessível a sua condição de criança em fase de aprendizagem.