Navegando por Assunto "Playful education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança da ciramba, ludicidade e resistência: a brincadeira de roda das crianças do Quilombo de Mocambo, Ourém -PA(2023-12-15) SANTOS, Marinalva Costa dos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946O estudo que ora apresentamos foi realizado na comunidade quilombola de Mocambo, no município de Ourém -PA. Teve por objetivo dar visibilidade as crianças e suas práticas culturais, dançantes e lúdicas, vivenciadas na sua cotidianidade por meio da brincadeira de roda, conhecida como ciramba. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, tendo como instrumento de pesquisa, a observação, as conversas informais e oficinas de musicalização e corporeidade. O estudo desenvolveu-se com 22 crianças na faixa etária de 3 a 13 anos, ávidos a compartilhar as culturas desse território quilombola, além da colaboração de 15 velhos, que com suas narrativas sobre histórias e vivências no quilombo, nos ajudam na compreensão de nosso objeto de pesquisa. O aporte teórico da investigação pautouse nos estudos de Salles (2005) que trata da constituição dos quilombos na Amazônia, Souza (2012) que destaca a história e a identidade dos povos dos quilombos, Baena (2014), que mostra como os povos escravizados foram distribuídos no Pará, Ramos (2007), que discorre sobre o folclore negro no Brasil, Andrade (2012, 2013) com os estudos da ludicidade, entre outros que corroboram para a compreensão da brincadeira de roda ciramba. Os resultados do estudo mostraram que as crianças do quilombo do Mocambo, Ourém-PA participam ativamente da manifestação cultural da ciramba, associando a ela os brincares, uma corporeidade ancestral, uma linguagem própria com expressões advindas da cultura do lugar, ressignificando assim as culturas infantis.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dança, Corpos e Fotografia: um olhar sobre as vivências no projeto de extensão da UFPA(2023-12-11) MAIA, Milena Evelyn França; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946Este artigo é resultado do Trabalho de Curso, organizado conforme a Instrução normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Este estudo se originou no projeto de extensão Corpo e Ludicidade: brincadeiras na educação, uma proposição da Faculdade de Dança da UFPA e buscou analisar o processo metodológico utilizado nas oficinas realizadas no projeto, assim como, compreender de que forma cada local e público, recebeu e vivenciou a dança e suas diversas possibilidades. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação, registros fotográficos, rodas de conversas e conversas informais. Os registros fotográficos realizados durante as oficinas, se constituem eixo principal de análise para a compreensão de como a dança pode ser criativa, afetuosa e necessária para diversos corpos e profissionais. As fotografias foram realizadas com o suporte de câmera fotográfica e filmadora, além do próprio aparelho celular da discente. As oficinas ocorreram nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém-RMB, no estado do Pará, são eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. O suporte teórico concentra-se nos estudos de Mundim (2021), Andrade (2012), Marques (2009, 2010) e RCNEI (Brasil, 1998). Os resultados do estudo mostraram que a dança e a ludicidade juntas, constroem possibilidades significativas para a educação e para os profissionais que atuam nela. Além de conseguir aproximar o leitor às vivências do projeto, através da fotografia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade(2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.