Navegando por Assunto "Physics"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do ENEM no ensino da física(2021-01-21) TRINDADE, Lucas Teixeira; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente estudo aborda a questão da influência que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM exerce atualmente sobre o ensino da disciplina Física. Na atualidade grande parte das escolas está trabalhando com este foco e os professores de Física precisam adequar suas metodologias para que dêem aulas contextualizadas, as quais devem interligar os tópicos estudados com o cotidiano dos educandos, tornando as aulas da disciplina mais interessantes e próximas da realidade. Tal procedimento faz com que a Física deixe de ser um assunto abstrato e torne-se uma matéria compreendida nas situações reais e práticas dos alunos. Além do mais, o estudo aqui realizado demonstra que o ENEM tem como função principal a aferição da qualidade do sistema educacional brasileiro, o que obriga sua melhoria e seu aperfeiçoamento contínuo. Outro emprego do exame é funcionar como orientador do sistema educacional brasileiro de forma ampla. O estudo em questão também aponta que, no decorrer do desenvolvimento do ENEM, com a proposta do novo Ensino Médio, este passou a ser o único mecanismo de acessos às universidades e institutos federais. Com isso, o ensino precisou passar por alterações significativas, pois no ENEM é que são avaliados os questionamentos e as ponderações do Ministério da Educação - MEC. Dentro deste contexto, a pesquisa revela também que é fundamental para o professor de Física, continuar aperfeiçoando e procurando maneiras diferenciadas de utilizar os materiais e técnicas didáticas, como alguns elementos que estejam presentes de maneira lúdica na vida dos alunos dentro das aulas, visto que estará compreendendo que a formação completa do aluno possibilitará que este consiga superar qualquer tipo de sistema avaliativo que lhe seja proposto, como o próprio ENEM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo didático aplicado a física térmica: uma revisão de conceitos a partir de exemplos do cotidiano(2019-12-19) SOUSA, Lucas Pinon de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474No presente trabalho, pretende-se mostrar o resgate ao lúdico como forma de apoio ao ensino de física, buscando trazer uma proposta diferenciada, com uma aula mais dinâmica, interativa e divertida. Tendo em vista a dificuldade encontrada por muitos profissionais da educação em prender a atenção do aluno durante uma aula, por muitas das vezes não conseguir fazer com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, tornando a aula cansativa e pouco atrativa. Nesse sentido, o jogo didático pode facilitar o trabalho do professor em si, visto que a maior parte dos alunos tem formas de assimilação de conteúdo diferente uns dos outros, alguns aprendem apenas prestando atenção, outros vendo exemplos e uns fazendo associações, e a utilização da forma lúdica de ensino potencializa de maneira geral o aprendizado, ajudando na compreensão e fixação de conceitos, em razão de ser um modelo não tradicional de ensino, e que prioriza o recreativo, trazendo diversão, interação e uma aula mais ativa, fazendo com que o aluno se dedique mais. Por conseguinte, o jogo da memória ou associação, do trabalho exposto, foi criado para ajudar, alunos do ensino fundamental, na compreensão e fixação das formas de transmissão de calor, através da aplicação de vários exemplos comuns do dia a dia, para serem associados cada um à sua respectiva forma de transmissão, fazendo com que o aluno aprenda e consiga lembrar por fazer associação aos exemplos mencionados no jogo, e expor que não precisa de exemplos extraordinários e também que a física está frequentemente presente em nosso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero na história da ciência: a presença da mulher na física(2019-06-27) SANTOS, Aline Lobato; COSTA, Cleidilane Sena; http://lattes.cnpq.br/4274598374126989No desenvolvimento deste trabalho buscou-se um aprofundamento na questão da mulher na Física, essa abordagem consta de duas partes, sendo que na primeira é desenvolvido uma análise histórica em relação ao gênero e suas implicações no desenvolvimento das Ciências Exatas, especialmente a Física e na vida das mulheres. Também é proposto um olhar mais realístico do fato de que as mulheres estão inseridas nos meios acadêmicos e profissionais. A segunda é uma abordagem atual, onde foi aplicado questionários a docentes do curso de Física, o mesmo estava disponível na plataforma do Google drive. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é conhecer, por meio dos questionários, a realidade atual das mulheres que optaram em termos profissionais pela física e fazer um paralelo com a evolução ocorrida nas mentalidades do gênero feminino. Assim, foi possível conhecer de que forma as mulheres estão inseridas nos cursos de física e de que maneira se dá relação no que concerne a relação de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio(2023-06-23) BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de materiais alternativos nas aulas de ciências envolvendo assuntos de física(2017-05-29) CARDOSO, José Augusto Câmara; ARAÚJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na E.M.E.F Prof. Estevão Gomes em uma turma do 9º ano onde foram apresentados experimentos de Física com o uso de materiais alternativos. Houve várias etapas para a realização desse projeto, mas as principais foram à construção dos experimentos com materiais alternativos, a apresentação desses experimentos de Física e por último foram passados questionários para que os alunos opinassem sobre a atividade realizada na escola. Entretanto, esse projeto possui alguns objetivos específicos, mas os principais são: 1- que os alunos aprendam Física de uma forma mais divertida; e 2- mostrar para a escola a importância dos experimentos com o uso de materiais alternativos para as aulas de Ciências. Através dos questionários podemos analisar as opiniões dos alunos, mostrando que atualmente é mais difícil ensinar Ciências sem a utilização de experimentos de Física construídos com materiais alternativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de recursos audiovisuais no ensino da física para educação básica(2020-03-04) MORAES, Cleiton Miranda; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A escolha desse tema “Recursos audiovisuais no ensino da física para o ensino médio” é um estudo voltado para a compreensão e também reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e o quanto o uso desses recursos é importante para o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor por aceitar esse desafio de usar formas diferentes da habitual para ensinar física aos alunos e mostrar que quando é possível ver ou ouvir determinados fenômenos, conseguimos captar o que fora ensinado, assim como obter um desenvolvimento mais maduro sobre as questões experimentais e filosóficas. O ambiente escolar não é somente a sala de aula, quadro e professor, vai, além disso, e com essa percepção é que entram as várias ferramentas usadas para melhor explicar e facilitar o entendimento dos assuntos ministrados. Lembrando que não se fixa somente à física, mas tudo que é aqui explanado pode e deve também ser encorpado nas diversas áreas de conhecimentos. Então podemos entender que audiovisual é algo que combina som, imagem e reproduz uma ideia ou exemplifica coisas que até então estavam abstratas em nossas mentes, ou simplesmente representadas por palavras.