Navegando por Assunto "Physical education and training"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos temas abordados nos TCCs do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no campus de Castanhal(2018-12-21) GOMES, Jéssica Thaiane Silva; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862O presente estudo tem como objetivo geral catalogar os temas de Trabalhos de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Campus Castanhal, no período de 2004 a 2018. Assim, têm-se os seguintes objetivos específicos: (i) Elencar os conceitos e fundamentos da Educação Física; (ii) Demonstrar as características do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Campus Castanhal; (iii) Identificar quais as linhas de pesquisa mais abordadas pelos TCCs de Educação Física da UFPA, Campus Castanhal. A metodologia foi pautada na pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e exploratória, por meio de busca sobre a literatura pertinente para a pesquisa e na biblioteca virtual de TCCs do Curso de Educação Física da UFPA de Castanhal e com análise documental, visto que foi realizada uma análise nas atas de defesa dos TCCs do referido curso. O processo de análise dos dados coletados se deu por meio da análise de conteúdo de Bardin, por intermédio de uma leitura interpretativa, reflexiva, analítica e crítica das obras que compuseram este estudo. Os dados obtidos apontam que os identificando que as linhas de pesquisa mais abordadas foram na classificação de “outras unidades temáticas”, pois dos 431 TCCs pesquisados, 405 eram de outras áreas temáticas, tendo como eixos norteadores os seguintes elementos: Lazer; Treinamento; Psicologia do esporte e do exercício físico; Educação, Saúde e qualidade de vida; Educação Física adaptada e inclusão; Primeiros Socorros; Eixo pedagógico; e Medidas de Avaliação em Educação Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA(2019-01-10) LOBATO, Alaila Rodrigues; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como os professores de Educação Física de ensino fundamental do município de Castanhal – Pa estão explorando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para esse fim, a pesquisa se classifica em qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa de campo. A amostra do presente estudo foi composta por 12 professores de Educação Física, sendo 06 do sexo feminino e 06 do sexo masculino, os docentes possuíam a faixa etária de 25 a 42 anos, no qual 07 atuam em escolas privadas e 05 em escolas públicas do Município de Castanhal-PA. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com oito perguntas (abertas e fechadas) no qual buscamos identificar a relação dos professores com a dança. Os resultados da pesquisa nos levaram a compreensão que, embora a dança como conteúdo venha sendo trabalhada, é notável a necessidade de continuar avançando, pois, a dança nas aulas de Educação Física é dos temas que vem sempre inovando a prática dessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA(2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física(2019-01-10) SILVA FILHO, Izaias Aires da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental: influenciadores que interferem a participação dos estudantes no município de Capanema-PA(2019-01-10) MENDES, Márcio Gabriel Lopes; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente trabalho trata dos fatores influenciadores determinantes da evasão dos estudantes para com a Educação Física Escolar. Diante disso, o problema central da pesquisa busca identificar quais são os elementos que interferem para a não participação dos estudantes, efetivamente, nas aulas de Educação Física. Assim, a pesquisa teve como problema central: compreender os elementos que potencializam a evasão nas aulas de Educação Física dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Buscando entender tal fenômeno, realizou-se um levantamento bibliográfico e em seguida uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados, a aplicação de um questionário para os alunos contendo 7 (sete) perguntas referentes ao tema proposto. A amostra foi composta por doze alunos dos anos finais do ensino fundamental e na faixa etária entre 14 a 15 anos de duas escolas da Rede Pública de Ensino do município de Capanema-PA, que se dispuseram a participar da pesquisa. Com os resultados obtidos podemos concluir que os desinteresses dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental encontram-se atrelados à falta de condições estruturais relacionados à prática pedagógica e em outros casos a falta de diversificação dos conteúdos ministrados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interdisciplinaridade como estratégia pedagógica entre as disciplinas educação física e matemática(2019-11-10) CHUCRE, Marco Aurelio dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente trabalho aborda a temática da interdisciplinaridade, tendo como foco a Educação Física e a Matemática. A escolha da temática se fez por entendermos que as práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade têm sido pouco exploradas. Diante do exposto, construímos como problema central deste estudo: de que maneira a interdisciplinaridade constrói-se como estratégia pedagógica para o desenvolvimento potencializador do ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física? Neste sentido a fim de conseguirmos construir uma resposta para este problema, desenvolvemos como objetivo geral: analisar a prática da interdisciplinaridade entre educação física e matemática como estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física. Esta pesquisa foi baseada nos conceitos Fazenda (1995; 1997; 2010) acerca da interdisciplinaridade, entre outros. Nos aproximamos da característica da pesquisa-ação definido por Tripp (2005). A coleta de dados se deu em uma escola localizada no município de Ananindeua, num período de cinco semanas com trinta e três estudantes de ambos os sexos. Em nossas análises percebemos que os alunos conseguiram compreender os conteúdos da matemática aplicados durante as aulas práticas de educação física, houve um maior interesse na participação por parte deles e assim como auxiliou os alunos, a interdisciplinaridade também ajuda o próprio professor no processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar: uma revisão sistemática(2019-01-10) COSTA, Ruan Felipe De Oliveira Borges; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos jogos eletrônicos na educação física escolar. Como metodologia, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica, no intuito de analisar e elencar o uso dos jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física. A estratégia de pesquisa, foram utilizados um buscador acadêmico (Google Acadêmico) e uma biblioteca digital a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), um dos principais periódicos referentes as pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física no Brasil, sendo ele a Revista Brasileira de Ciência do Esporte. A amostra constitui-se de seis trabalhos. As publicações analisadas discorrem sobre as principais características acerca dos jogos eletrônicos na pratica pedagógica da Educação Física, relacionando-os diretamente com o convívio social dos alunos e o ambiente que estão inseridos. As publicações sobretudo as de Athayde (2016) e Machado (2017) destacam que é necessário um maior preparo e diálogo com os jogos eletrônicos, utilizando-os a partir de um caráter lúdico e de maior atratividade para o público infanto-juvenil, não deixando de lado o modo de ensino convencional, mas sim se aliando a ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará(2018-12-21) NASCIMENTO, Cristiane Carrera do; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862Este estudo tem como título: A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará, na qual estabelece uma reflexão sobre a prática docente nas atividades de educação física como forma de desenvolvimento e interação social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo: Apresentar a importância da prática docente da educação física no Ensino Fundamental. Esta abordagem foi estabelecida através de minhas inquietações durante o estágio acerca das atividades de educação física na referida modalidade de ensino, na qual despertou assim, o interesse de aprofundar os conceitos, características e aspectos mais significativos ao processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Com esse propósito, este estudo vem ressaltar a problemática: Como se configura a prática docente de educação física no ensino fundamental? Sua metodologia está baseada através de uma pesquisa bibliográfica, juntamente a uma pesquisa de campo. Sendo assim, no tópico I vem apresentar as atividades de educação física no contexto educacional e seu desenvolvimento psicomotor. No tópico II desafios e perspectivas da prática docente no ensino fundamental. No III e último vem ressaltar as práxis pedagógicas: Desenvolvimento da educação física no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na Escola Cônego Leitão em Castanhal-PA(2018-01-10) SOUSA, Bruna Adriele Monteiro de; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo “práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na escola cônego leitão em castanhal-PA”, tem como objetivo geral: Compreender a elaboração das aulas de Educação Física, considerando os métodos e espaços utilizados. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Cônego Leitão da cidade de Castanhal-PA. A pesquisa foi desenvolvida junto a 23 estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 a 38 anos (média de idade 23,22). Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e foram analisados considerando o estudo do conteúdo. Este estudo demonstrou através das respostas dos estudantes a realidade de como que ocorrem as aulas de Educação Física na modalidade da EJA. Verificamos então, as principais dificuldades apresentadas, sendo que a mais recorrente comentada é a falta de espaço adequado para as aulas práticas, sendo apontado a necessidade de espaço e recursos para que possa desenvolver de forma adequada as aulas práticas e proporcionando aos alunos um melhor desenvolvimento educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Realidade virtual como ferramenta pedagógica no ensino da educação física(2018-10-19) MONTEIRO, Pedro Antonio Marques da Silva; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436As tecnologias de informação, comunicação e mídias eletrônicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Essas tecnologias alteraram o modo de vida em sociedade, consequentemente, houve mudanças na educação. Hodiernamente, boa parte das escolas utilizam recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, nem todas as escolas possuem recursos financeiros para tal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem de baixo custo e diagnosticar a concepção de aprendizado dos estudantes por meio da utilização da realidade virtual nas aulas de Educação Física. A proposta metodológica foi desenvolvida através da pesquisa-ação, na qual montamos óculos de realidade virtual durante as aulas, os estudantes vivenciaram a educação imersiva e responderam a um questionário relacionado à experiência. A amostra foi constituída por 57 estudantes, de ambos os sexos (32 meninos e 25 meninas, com idade média de 11,9 anos), devidamente matriculados no 6º e 7º ano em escola particular de Castanhal – Pará. A dinâmica foi realizada em duas turmas seguindo a mesma pragmática. Para começar, houve uma conversa inicial e a divisão da turma em quatro grupos, montamos quatro óculos de realidade virtual com os moldes do “Google Cardboard”, utilizamos o programa “Human Body VR” para apresentar o corpo humano e em seguida os grupos montaram um quebra-cabeça do sistema esquelético. A vivência proposta no estudo suscitou para os sujeitos outra visão da Educação Física, na qual é possível mudar o cotidiano das aulas, tornando mais interativas e diferenciadas. Portanto, de acordo com as análises realizadas, observa-se que a realidade virtual pode ser considerada um instrumento pedagógico interessante e eficaz nas aulas de Educação Física, em se tratando do envolvimento que ela exerce, sendo assim, apresenta-se como uma ferramenta a mais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física e não uma troca de espaços ou metodologias.