Navegando por Assunto "Physical education"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém(2019-12-18) CONEGUNDES, Lucas Araújo; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física escolar e cultura quilombola: um diagnóstico do ensino das práticas corporais na escola quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a cultura quilombola(2022-07-14) PINHEIRO, Jonas Gomes; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esta é uma pesquisa qualitativa que propõe como tema Educação Física Escolar e Cultura Quilombola: Um diagnóstico do Ensino das Práticas Corporais na Escola Quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a Cultura Quilombola. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas principalmente no que se se refere ao ensino voltado às escolas que estão em território quilombola, tendo em vista o difícil acesso a educação e a valorização da cultura dessas comunidades. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada uma extensa revisão de literatura a partir de diversos autores que discutem e pesquisam sobre a temática da cultura quilombola, das práticas corporais do universo da Educação Física Escolar e das práticas corporais da cultura quilombola para uma melhor compreensão. No segundo momento, foram analisados os dados coletados das entrevistas, a fim de facilitar a compreensão, os dados foram organizados em quatro tópicos: 1) As práticas da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André; 2) ARQUIA e Comunidade: A Participação e o envolvimento com as Práticas Corporais Quilombolas na Escola; 3) Práticas Corporais Quilombolas: Educação Física Escolar e o Projeto Politico Pedagógico - PPP; 4) A Contribuição da Educação Física para a Cultura Quilombola, o que serviu para um melhor conhecimento de como a Educação Física vem sendo trabalhada e pensada na Escola Quilombola santo André em Abaetetuba-Pa. Ao todo, foram entrevistados quatro sujeitos, sendo esses dois professores de Educação Física, um diretor e o presidente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo das Ilhas de Abaetetuba, que atuam ou mantém uma relação com a disciplina de Educação Física e a Cultura Quilombola na Escola. Dessa forma, o presente trabalho procura apresentar de modo geral, como as práticas da cultura quilombola estão ou não percebidas nas aulas de Educação Física e no cotidiano da Escola Quilombola Santo André da comunidade quilombola do Baixo Itacuruça, além de buscar apontar como as práticas da cultura quilombola são compreendidas e vivenciadas por sujeitos responsáveis pelo processo educativo na comunidade. Assim, acredita-se que este trabalho apresenta questões importantes para reflexões do significado das práticas corporais da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA(2022-02-21) SOUZA, Isabely Costa de; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847O trabalho de conclusão de curso em questão trata do trabalho docente do professor de educação física e da inclusão dos alunos com deficiência diante do cenário instaurado pela pandemia do covid-19. O lócus de investigação é a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho explicativo que utilizou enquanto instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, que traz maior flexibilidade dentro do diálogo e coleta de informações, foram entrevistados seis professores de educação física pela plataforma google Meet e WhatsApp. Enquanto considerações finais o trabalho aponta a intensificação do trabalho docente dentro do Ensino Remoto Emergencial, e uma nova reconfiguração do trabalho docente que precariza a prática pedagógica do professor de educação física e é ainda mais excludente no que tange os alunos com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ginástica e inclusão nas produções acadêmicas de 2012 a 2021(2022-07-26) SANTOS, Alexandre da Silva; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013Em face da importância da ginástica enquanto manifestação da Cultura Corpora e do reconhecimento da importância da inclusão nas aulas de Educação Física, o presente estudo traz como foco de investigação a relação entre a Ginástica e o processo de inclusão de pessoas com deficiência, problematizando: Quais as possibilidades do ensino da ginástica no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física? Dessa forma seu objetivo principal é analisar as produções acadêmicas sobre ginástica e inclusão de pessoas com deficiência publicadas no período de 2012 a 2021. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, onde se analisou as produções cientificas publicadas entre os anos de 2012 a 2021, presentes na base de dados Google Acadêmico, que tratassem da prática de inclusão de pessoas com deficiências por meio da ginástica. Foram encontrado 13 (treze) trabalhos, onde 7 (sete) foram artigos apresentados em congressos, 3 (três) foram artigos publicados em revistas e 3 (três) foram trabalhos de conclusão de curso. A produção academia investigada revelou que a relação entre ginástica e inclusão ainda carece de mais estudos. Por outro lado, os estudos analisados apontaram que a ginástica abordada sob a ótica da inclusão promove o desenvolvimento dos aspectos motores; melhora o equilíbrio do seus praticante, podendo diminuir o risco de queda; promove a interação e o desenvolvimento de relações afetivo-sociais; o convívio com as diferenças; a melhora da autoestima, autoconfiança e aceitação, sobretudo, quando bem planejada e de forma lúdica, sempre buscando incentivar a criativa e interação entre os praticantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ginástica para todos e produção do conhecimento: estado da arte dos artigos publicados em periódicos nacionais no período de 1980 a 2018(2019-01-08) ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8929962742810847; https://orcid.org/0000-0003-1686-1959Esta investigação teve por objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre Ginástica Para Todos (GPT) publicadas em periódicos eletrônicos nacionais no período de 1980 a 2018. O estudo foi configurado como do tipo estado da arte, no qual foram analisados 34 artigos publicados em 12 periódicos no período de 1980 a 2018. Na análise dos dados foi destacado o quantitativo de publicações em cada ano do período selecionado, as temáticas abordadas nas investigações, o tipo das pesquisas e os referenciais teóricos mais utilizados. A análise indica que o cenário brasileiro de publicação de artigos sobre GPT é incipiente, que 2016 foi o ano com maior saldo quantitativo de publicação, e a maioria dos estudos possuem pessoas do sexo feminino como primeiro autor. Dos periódicos analisados, a revista Conexões foi a que mais disponibilizou publicações de artigos sobre a referida temática, evidenciando ainda que a maior parte da produção existente, caracteriza-se por estudos voltados para a categoria temática Escola e são pesquisas predominantemente com caráter de levantamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso(2018-12-21) DIAS, Jeferson Ataide; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Limites e possiblidades de desenvolvimento de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de educação física na escola de aplicação da UFPA(2019-12-10) SANTOS, Ingrid Marques dos; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847Este estudo tem por objetivo identificar limites e possibilidades de desenvolvimento de um aluno com Transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física da EAUFPA. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeito um aluno do ensino fundamental I com transtorno do espectro autista. O aluno em questão pertence a uma turma regular do Ensino Fundamental I, na Escola de Aplicação da UFPA, no município de Belém-PA que é uma escola referência no município em educação básica, sendo a mesma de âmbito federal. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a observação participante e a escrita de diários de campo por parte de 6 bolsistas do Programa Residência Pedagógica que atuavam na instituição e acompanhavam a turma na qual o aluno fazia parte semanalmente. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O processo de intervenção foi realizado no período Outubro de 2018 a Setembro de 2019, no acompanhamento de duas aulas semanais de Educação Física regular de 50 minutos hora aula. Como resultado, o estudo, identifica que a atuação da professora se torna essencial nesse processo, pois a atitude acolhedora por parte da professora se torna um meio eficaz para que ocorra o processo de inclusão. A possibilidade de conhecer o aluno identificando suas potencialidades, pode gerar a criação de arranjos pedagógicos que auxiliem e tornem a aula de educação física mais atrativa ao aluno. A participação dos pais também é importante nesse processo, assim também como a escola em geral. No entanto o processo não é tão fácil assim, pois os níveis de autismo variam então não é possível deixar uma “receita” pronta de como incluir o aluno autista nas aulas, mas através de esforços em conjunto podemos aos poucos tornar possível esse processo de inclusão nas aulas de educação física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lugar do currículo como objeto de estudo na formação inicial em educação física da Universidade Federal do Pará – Campus Belém(2018-11-30) SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico possui como objeto de investigação o currículo e seu lugar na formação inicial docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém. Por efeito, objetiva identificar quais perspectivas teóricas e potencialidades sobre o estudo do currículo estão presentes no percurso acadêmico do curso de Educação Física da referida instituição, mediante o pressuposto de que o mesmo apresenta um caráter plural de significação e diversos enfoques temáticos relacionados às ações educativas na escola e, propriamente, à intervenção pedagógica com a Educação Física. O processo metodológico contou com análise documental do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação Física da UFPA Belém, com destaque para o ementário do curso, visando diagnosticar nos componentes curriculares temáticas associadas à discussão curricular em Educação Física. Os resultados apontam para uma presença implícita de discussões que navegam por entre os enfoques temáticos do currículo, de modo análogo a outros conhecimentos próprios do campo pedagógico e da Educação Física, assim como se visualizou potencialidades evidenciadas em componentes que possuem forte tendência para o trato com o estudo do currículo e seus temas. Nessa medida, conclui-se sobre a necessidade da formação em Educação Física da UFPA Belém visualizar no currículo um necessário objeto de estudo para os desígnios do campo na área escolar, tendo em vista a relação intrínseca entre ambos os campos. Ademais, analisa-se a viável intenção desta mesma formação não centrar objetividade exclusiva ao estudo do currículo, uma vez da necessidade anunciada do trato acadêmico aos conhecimentos próprios do campo da Educação Física. Em contrapartida, igualmente se faz essencial o estudo explícito deste objeto, de modo interdisciplinar e transversal, para reforço da perspectiva curricular nas dinâmicas educativas com a Educação Física no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física(2019-12-18) FREITAS, Rhenan Ferreira de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão, como se materializam as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA, baseadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica? E tem como objetivo analisar a materialização das aulas de Educação Física nas atividades do Estágio Supervisionado pelo referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo pesquisa de campo, cujo locus foi os Estágios I e II, os sujeitos se caracterizaram da seguinte maneira, discentes/estagiários do curso de Educação Física/UFPA, do quinto e sexto semestre que utilizaram o referencial teórico e metodológico da Pedagogia HistóricoCrítica nas aulas do ES. Os resultados demonstram que a materialidade se deu a partir da assimilação - não em sua totalidade - do referencial pela maioria dos discentes. Metodologicamente tiveram mais acúmulo sobre questões referentes à estruturação das aulas que contribuíram no seu melhor desenvolvimento, mas que há necessidade de um maior aprofundamento por parte dos discentes sobre o referido referencial. Conclui-se ao final de nossa pesquisa que as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA se materializam a partir da assimilação parcial do referencial PHC, pois a maioria dos discentes conseguiram compreendê-la, com seus fundamentos teórico e metodológico de ensino, não em sua totalidade, mas em questões pontuais para ensinar em prol da materialização dos conhecimentos historicamente sistematizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção de professores (as) sobre as condições de acessibilidade em academias(2021-09-27) SANTOS, Rayssa Marise da Costa dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO presente trabalho objetivou analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as condições de acessibilidade de academias de Belém do Pará para atendimento às pessoas com deficiência física. Com abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa investigou 26 professores atuantes em 10 academias localizadas em Belém, a partir do formulário preenchido de forma online. Observamos que a formação e o trabalho profissional direta e indiretamente exercem impacto significativo na oferta de atividades e serviços adaptados e com qualidade ao público com deficiência, especialmente a deficiência física. A estruturação das academias com relação às condições de acessibilidade se mostra fator relevante para o acesso, permanência e livre circulação de pessoas com deficiência física em seu interior. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se apresentam, nesse contexto, como importantes aliadas a tais finalidades. No olhar da maioria dos professores, as academias se apresentam adequadas no que diz respeito às normas de acessibilidade. Apesar disso, porém, algumas delas ainda precisam se estruturar melhor a fim de que seja garantido o direito de livre circulação e participação em práticas com benefícios inúmeros para pessoas com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção acadêmica sobre ginástica: uma análise nos trabalhos publicados no GTT escola do CONBRACE(2019-12-18) SANTOS, Wanessa Fonseca dos; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900A Ginástica, enquanto conteúdo da Educação Física escolar apresenta um cenário que por vias de produção acadêmica, da própria aplicabilidade nas escolas e na formação de professores carece de um aporte para ser tratada como assunto mais frequente e atrativa nas aulas, bem como, um assunto tão rico que parece estar secundarizado ou mal aplicado nas escolas. Assim, o presente trabalho tem como questão problema: Como o conteúdo Ginástica está sendo abordado nos trabalhos publicados nos anais do CONBRACE? Estabeleceu-se como objetivo geral; analisar a produção acadêmica sobre o conteúdo Ginástica publicada nos anais do CONBRACE 2013 - 2017. Enquanto objetivos específicos, têm-se: 1) Identificar que temas relacionados à Ginástica estão presentes nos trabalhos publicados no CONBRACE; 2) Caracterizar os trabalhos sobre Ginástica publicados nos referidos anais, quanto aos objetivos e procedimentos metodológicos; e 3) discutir os resultados apontados nas propostas de intervenção escolar sobre o conteúdo Ginástica presentes nos trabalhos. Metodologicamente, o trabalho consistiu em uma revisão sistemática a partir dos anais de 2013, 2015 e 2017. Foi utilizado o filtro no “GTT - Escola”. No geral, um total de 13 publicações relacionadas ao conteúdo foram encontradas. Os trabalhos foram organizados em um quadro e analisados. Por fim, conclui-se que apesar do pequeno quantitativo, as produções trouxeram abordagens importantes para campo da ginástica e escolas, com a maioria dos trabalhos com propostas de intervenção e com temáticas transversalizadas e atuantes no pensamento crítico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção do conhecimento sobre autismo: uma análise dos trabalhos publicados no GTT inclusão no CONBRACE/CONICE(2022-02-23) MORAES, Mailson Teixeira de; RIBEIRO, Adriano Diego Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8447683499281490; https://orcid.org/0000-0002-6424-2100O estudo propõe enquanto objeto de investigação uma análise sobre os trabalhos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) correspondentes aos anos de 2011, 2015, 2017, 2019 e 2021 sobre Autismo. A metodologia do trabalho estruturou-se em uma revisão sistemática a partir dos anais do CONBRACE/CONICE nos anos de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021 dispostos nas páginas dos sites de cada evento. Genericamente falando, foram encontrados um total de 23 publicações que contemplassem a temática sobre autismo. Há atualmente uma ciência para orientar as intervenções para esse público, a Analise Comportamental Aplicada (ABA) que orienta ações que funcionam ou não para o tratamento dos mais variados níveis do TEA, todavia em nenhum dos achados desse trabalho, essa ferramenta foi citada diretamente. Isso nos remete ao desconhecimento do contexto em que muitos vão se inserindo, seja nos estágios supervisionados ou nos espaços de trabalho mesmo, onde prevalecem o empirismo pelo desconhecimento do profissional. Sobre o processo de inclusão, percebeu-se em grande parte dos achados a inclusão como resultado apenas no âmbito da sociabilidade. É preciso ir além. Faz-se necessário um trabalho gradual, especializado e de forma interdisciplinar, visando que a criança se desenvolva na melhor de suas oportunidades, trabalhando em cima dos seus comportamentos operantes, buscando alcançar graus de autonomia e consciência para poder alcançar a real inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção do conhecimento sobre gênero no congresso brasileiro de ciências do esporte (CONBRACE)(2019-12-18) LEAL, Deyveson Gama; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão problema: “Como se configuram as publicações dos artigos sobre Gênero nos Anais do CONBRACE no período de 2013 a 2017?” e tem como objetivo analisar a configuração das publicações sobre Gênero dos Anais das edições de 2013, 2015 e 2017 do CONBRACE, afim de se traçar um perfil das temáticas mais recorrentes nas publicações. Os objetivos específicos são respectivamente: identificar as principais categorias de análise das produções referentes as questões de gênero no CONBRACE e identificar as bases teóricas que sustentam essas produções referentes ao gênero publicadas no CONBRACE. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo bibliográfica, cujas fontes foram os Anais do GTT Gênero e GTT Inclusão e Diferenças das edições de 2013, 2015 e 2017. Os resultados demonstram que as publicações sobre Gênero no CONBRACE se configuram como trabalhos na sua maioria no campo da fenomenologia, seguida de publicações do campo crítico-dialético. Concluise ao final de nossa pesquisa, que houve um avanço nas pesquisas com temática do Gênero no CONBRACE, mas que ainda existe a necessidade da expansão de referenciais teóricos em torno destas publicações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018(2022-02-03) SOUSA, Felipe Ramos de; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a produção científica do Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE, no período de 2014 a 2018, dentro do Eixo Educação Física e Esportes Adaptados. A metodologia utiliza a abordagem qualitativa por meio da elaboração de um estado da arte. Os resultados apontam que as produções configuram-se nas 5 categorias temáticas seguintes: metodologias de ensino-aprendizagem, práticas da cultura corporal, formação docente, revisões da literatura e práticas sociais, nas quais é possível perceber a importância em fundamentar a educação física em moldes inclusivos e também permitem visualizar as dificuldades encontradas no campo pesquisado a partir das categorias encontradas. Nesse ínterim, consideramos que as produções vêm elucidando como a formação de professores de educação física em uma perspectiva inclusiva contribui para o aprimoramento do próprio docente enquanto profissional, possibilitando maior acessibilidade das pessoas com e sem deficiência a práticas corporais, e consequentemente para o desenvolvimento destes alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A saúde e a condição de trabalho do professor/profissional de educação física: estado da arte nos periódicos nacionais(2021-06-17) SILVA, Nayara Reis da; SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino dos; http://lattes.cnpq.br/3964777375797728; https://orcid.org/0000-0002-9772-4413O presente estudo analisou a temática saúde e trabalho do professor/profissional de Educação Física, a partir de um estudo de revisão de literatura, do tipo de estado da arte, que sistematizou a produção acadêmica da temática em questão nos periódicos nacionais da área, no período de 2000 a 2020. Identificamos 4 artigos em 56 revistas e evidenciamos que a produção escrita sobre a temática é ínfima. De modo geral, os artigos denunciam que os efeitos da precarização de trabalho são as seguintes patologias: dores na região lombar, indiciando a distúrbios osteomusculares, gripes, inflamações de pele olhos, câncer de pele, prevalência de Síndrome do Distúrbio Osteomuscular; e Síndrome de Burnout. Constatou-se também que as condições de trabalho dos agentes de Educação Física são campos precarizados, tendo como consequência o adoecimento desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Significados do lazer no período da pandemia: um estudo com estudantes de educação física da Universidade Federal do Pará-Belém(2021-10-14) COSTA, Gustavo dos Santos; MATOS, Lucília da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195Esta pesquisa pertence ao projeto “Vivências e Barreiras do Lazer em tempos de pandemia: Um estudo com as(os) discentes da Faculdade de Educação Física - Universidade Federal do Pará - Campus Belém”. O objetivo deste estudo foi o de analisar os significados do lazer durante o distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa se apoiou numa abordagem quantitativa e qualitativa a partir das s respostas à um questionário estruturado com perguntas fechadas e algumas abertas, respondido por 82 estudantes. A partir dos dados obtidos foram divididos em três categorias: “Lazer e Saúde/Saúde Mental”; “Lazer como Entretenimento/Diversão” e “Lazer e Válvula de Escape”. Conclui-se que o Lazer contribuiu para a manutenção da saúde/saúde mental, além de instituir novas formas de relações sociais, consumo de conteúdos culturais e uma tendência ao escape da realidade e dos problemas advindos da pandemia, aspecto que deve ser visto criticamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Treinamento resistido e educação física: uma análise da produção do conhecimento nos periódicos da área no período de 2000 à 2019(2019-12-16) PINTO, Luã Amaral; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030A educação física é uma área do conhecimento que apresenta diversos campos de atuação, estes podem ser decompostos entre o campo escolar e o campo não escolar. Nesse sentido, busca-se nesse estudo discutir o tema da produção do conhecimento a respeito do treinamento resistido. Deste modo, nos debruçamos sobre os textos produzidos e veiculados em 5 grandes revistas da área da educação física: RBCE, Motrivivência, Movimento, Motriz e Pensar a prática no período de 2000 à 2019, que correspondem à 19 anos de produção científica. O Objetivo geral da pesquisa é analisar o panorama da produção do conhecimento sobre a temática do treinamento resistido nas revistas da área da educação física no período de 2000 a 2019. Concluiu-se que nos periódicos estudados as produções sobre o treinamento resistido, encontram-se de maneira incipiente apesar dos inúmeros benefícios que são destacados sobre o treinamento resistido e saúde. Neste sentido, ampliar estudos sobre o tema faz-se necessário. Apresenta-se como necessário fazer a discussão da produção do conhecimento na área do treinamento resistido com intuito de ampliar as discussões e pesquisas sobre o tema em Teses, Dissertações, periódicos da área e outros espaços, ressaltando o valor social que estas pesquisas tem para a população.