Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Philosophy of education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ética na formação do pedagogo
    (2018-12-13) PAIXÃO, Ananda Samanta Melo da; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343
    Pensar a respeito da filosofia da educação e da ética na formação humana, sobretudo do pedagogo, levou-me ao principal problema de investigação, qual seja: Como se dá a formação ética do pedagogo? A partir deste problema pensei as seguintes questões: Qual a importância da ética na formação humana nos dias atuais? Como a ética pode contribuir com a formação do educador/pedagogo? Que dificuldades emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil? Como a ética é refletida e estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? Compreender a ética na formação do pedagogo é o objetivo geral a ser alcançado nesse estudo que tem como objetivos específicos: a) Entender a importância da ética na formação humana nos dias atuais; b) Verificar como a ética pode contribuir para a formação do educador/pedagogo; c) Compreender as dificuldades que emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil. d) Analisar como a ética é estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da UFPA. A metodologia foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais. Teve como principais fontes históricas livros de autores como Rios (1997), Soares (2000) e Vázques (1995), além de artigos de Antônio Joaquim Severino publicados, especialmente, em Periódicos Nacionais no período de 1974 a 2016, e seu currículo lattes, por meio do qual foi possível verificar a sua produção intelectual sobre ética, o Projeto Curricular do Curso de Pedagogia e as entrevistas realizadas com os discentes de pedagogia. Concluiu-se que os sujeitos implicados com a filosofia da educação aliada à ética, preocupam-se com a formação ético-política dos educadores e questionam as variáveis que determinam o perfil desse profissional. Entretanto, apesar de não existir uma disciplina específica de ética no curso de graduação em Pedagogia da UFPA, Campus de Belém, muitos graduados e graduandos conseguem perceber em algum momento da sua formação referências a essa temática, mesmo que isso ocorra somente em algumas disciplinas como por exemplo, filosofia da educação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA