Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Peixe ornamental"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Distribuição das espécies de peixes de interesse ornamental ao longo da região hidrográfica do Xingu - Estado do Pará
    (2010-01-14) SOARES, Ellen Regina Lima; NAKAYAMA, Luiza; http://lattes.cnpq.br/3771896759209007
    A pesca na região amazônica destaca-se pela riqueza de espécies exploradas e pela dependência da população a esta atividade. No mercado aquarista as espécies amazônicas apresentam grande potencial atrativo e a demanda internacional é crescente, sendo mais de 20 milhões de peixes exportados da região. Entre as sete Regiões Hidrográficas do estado do Pará, a região do Xingu se sobressai por apresentar grande ictiodiversidade, sendo que a atividade pesqueira teve início no município de Altamira - PA, com a captura de peixes da família Loricariidae, e representa ainda hoje uma das mais relevantes atividades comerciais. Através de levantamento bibliográfico sobre a distribuição geográfica das espécies de peixes ornamentais de ocorrência na Região Hidrográfica do Xingu, as informações foram inseridas em planilhas, as quais serviram de base para a elaboração de uma tabela com a composição das espécies já coletadas na região, separadas por ordem, família, gênero e espécies ou morfoespécies. Os dados de localização padronizados em UTM (Universal Transversa de Mercator) foram então inseridos, para a produção de mapas com as espécies divididas de acordo com a ordem a qual pertencia. Foram obtidas 240 espécies divididas em 9 ordens, sendo as mais representativas Siluriformes e Characiformes com 77% de participação. As famílias que apresentaram maior representatividade foram: Loricariidae, Characidae e Cichlidae com 33%, 21% e 13% respectivamente. Dentre o total de espécies, 31 foram consideradas endêmicas da Região Hidrográfica do Xingu. Com a distribuição espacial dos dados observou-se que grande parte dos trabalhos para a região Hidrográfica do Xingu, concentrou-se na área conhecida como „Volta Grande‟, em vista dos estudos de impactos ambientais realizados durante o planejamento da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Conclui-se que a pressão exercida pela pesca seletiva de espécies ornamentais, assim como as modificações ambientais geradas com a construção da barragem de Belo Monte, pode causar a mortalidade e diminuição de grande parte da ictiodiversidade da bacia Hidrográfica do Xingu, portanto, esse estudo poderá servir de base para futuras medidas conservacionistas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Efeito da densidade de estocagem no crescimento de juvenis de Hypancistrus zebra (Siluriformes: Loricariidae)
    (2022-12-20) BAHIA, Isadora Ribeiro da Silva Lobato; BARROS, Fábio José Torres de; http://lattes.cnpq.br/9751269791340072; SOUSA, Leandro Melo de; http://lattes.cnpq.br/6529610233878356; https://orcid.org/0000-0002-0793-9737
    A densidade de estocagem é um dos fatores que influencia diretamente no crescimento e comportamento dos peixes em cativeiro, tendo em vista que a sua variação pode alterar os compostos nitrogenados liberados que deterioram a qualidade da água, modificando significativamente a homeostase dos animais. Hypancistrus zebra é uma espécie de peixe endêmica de uma área restrita do rio Xingu, que está sofrendo impactos antrópicos após a implantação da UHE Belo Monte. A pressão de pesca via intensa captura da espécie para comercialização no mercado aquarista, a colocou na lista de animais criticamente ameaçados de extinção, e uma das formas de conservação da espécie é a sua reprodução e criação em ambiente ex situ. O presente estudo teve como objetivo avaliar o crescimento de juvenis de H. zebra em aquários com três densidades de estocagem diferentes. Os juvenis foram provenientes de reproduções em cativeiro no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX), e mantidos em uma bateria de aquários com três tratamentos e três réplicas cada, sendo eles: aquário pequeno (25 L), aquário médio (50 L) e aquário grande (100 L). Foram realizadas biometrias por meio de fotografias em vista dorsal. A análise do comprimento dos exemplares foi realizada a posteriori no programa ImageJ. Para verificar a correlação entre densidade e crescimento foi feita uma matriz de correlação adaptada ao método de Pearson, e o padrão de crescimento de cada réplica foi analisado com ajuda de regressões polinomiais. As diferenças entre as médias de crescimento das densidades com correlações significativas foram testadas por meio do teste T de Student para amostras independentes, obtendo uma diferença significativa de p-valor = 2,836x10-12 entre a maior e menor densidade de estocagem. Todos os testes foram realizados com o índice de 95% de confiança. Constatamos que o crescimento de H. zebra em cativeiro é influenciado pela densidade de estocagem, em que a maior taxa de crescimento absoluto foi obtida na menor densidade, de 1,72 x10-4 espécies/cm² de abrigo, com a média de crescimento de 39,75 ± 4,82.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Suplementação dietética com probiótico autóctone para o peixe ornamental amazônico Pterophyllum scalare
    (2022-07-11) SILVA, Ivan Breno Lima da; SOUSA, Natalino da Costa; http://lattes.cnpq.br/3232148110386411; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    O uso de Enterococcus faecium em dietas para acarás bandeira (Pterophyllum scalare) vem demostrando resultados promissores, contudo, ainda faltam informações sobre o desempenho zootécnico e sistema imune em juvenis dessa espécie. Logo, este estudo objetivou avaliar o desempenho produtivo e o sistema imunológicos dos juvenis de P. scalare alimentados com dietas suplementadas com probiótico E. faecium. Para tanto, foi realizado um delineamento com quatro tratamentos (C-controle, T1- dieta suplementada com E. faecium 2,1 x 104; T2- 2,1 x 106 e T3- 2,1 x 108 UFC.g-1 ração) com três repetições com duração de 90 dias. A cada 30 dias, foram realizadas biometrias para avaliação do desempenho produtivo, e ao final do experimento, análises de leucograma e capacidade fagocítica. Houve aumento no ganho de peso, taxa de crescimento especifico e menor conversão alimentar dos juvenis de P. scalare dos tratamentos 2 e 3, com aumento do número de trombócitos, neutrófilos e monócitos, além da capacidade fagocítica. Portanto, a suplementação com E. faecium na concentração de 2,1 x 106 CFU.g-1 para os juvenis de P. scalare promoveu desempenho de crescimento, e melhora do sistema imunológico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA