Navegando por Assunto "Peer instruction"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação do modelo de ensino aprendizagem Peer Instruction para ser aplicado na graduação em Odontologia(2018-08-21) SANTOS, Priscila Carvalho dos; PESSOA, Oscar Faciola; http://lattes.cnpq.br/9576667373951387Considerando o perfil dos estudantes da atualidade, este trabalho apresenta uma proposta para elaborar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem da graduação em Odontologia, valendo-se da metodologia ativa, chamada Peer Instruction (PI). O PI promove uma compreensão crítica dos temas estudados pela interatividade entre os participantes e pela exigência de se tornarem corresponsáveis pelo êxito da aprendizagem. Associada ao uso de tecnologias que permitem o acesso à internet, a metodologia atrai atenção dos estudantes pela agilidade nos testes potencializando o interesse. A avaliação proposta é referente ao desempenho do processo de aprendizagem, assim como da percepção dos alunos sobre o método. O modelo de avaliação permite a sua aplicação em qualquer elemento curricular do Curso de Odontologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas(2021) PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho, é levantado o uso de metodologias no ensino de Física que podem proporcionar um aprendizado dinâmico, interessante e motivador ao aluno. O ensino de Física tem encontrado muita dificuldade em sala de aula. A mudança na tradicional abordagem da aula expositiva, vem ganhando força na busca de tornar o aluno motivado, tendo papel de destaque no processo, aproveitando o que ele já possui de conhecimento e desenvolvendo seu senso crítico. Nesse processo destaca-se o uso de metodologias ativas como a Peer Instruction e a atividade experimental, além do uso de tecnologias e aplicativos educacionais, como ferramentas facilitadoras no entendimento de leis e teorias que abrangem a Física. Tal procedimento ocorreu durante duas aulas de uma turma de alunos do 2º ano de um curso particular específico de Física, fazendo as devidas exposições no primeiro encontro, onde foi abordado os conceitos básicos e, no segundo encontro, foi aplicado o teste conceitual e realizado a atividade experimental. Em seguida expomos a análise dos dados com os resultados da pesquisa, onde apresenta de maneira explicita as respostas dos alunos antes e após a realização do experimento e aplicação da PI e assim, fizemos a devida conclusão deste trabalho, na qual obteve resultados expressivamente positivos e satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações(2022-02-25) CORRÊA, Ana Paula Pinto; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda as contribuições que as Metodologias Ativas podem agregar ao ensino-aprendizagem da Matemática. Para isso, tem como objetivo descrever os efeitos do uso da sala de aula invertida com auxílio do procedimento peer instruction no ensino da Matemática. Especificamente o estudo discute a iniciação ao ensino da Matemática; pondera sobre como o modelo considerado tradicional de ensino pode utilizar Metodologias Ativas e discorre acerca das metodologias ativas: Sala de Aula Invertida (SAI) e Peer Instruction. A pesquisa faz uma revisão bibliográfica, usando o método descritivo, com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica propôs-se uma sequência didática utilizando a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida para uso na disciplina de Matemática. Verificou-se que a dinâmica que envolve essas Metodologias Ativas é bastante promissora para a disciplina de Matemática, haja vista a possibilidade de o estudante dispor de outros meios para construir conhecimento, passando a ser capaz de interagir de maneira significativa com seus colegas de turma e professores, e assim atuar como protagonista em sua aprendizagem.