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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente para alfabetização e letramento: experiências no Projeto Labinfra – BLALLET (2020-2023)
    (2023-12-22) ALENCAR, Ana Paula Serafim; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Os cursos de Pedagogia formam profissionais licenciados para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, contemplando assim, o ciclo de alfabetização. No cenário pós pandemia, percebe- se uma intensidade em programas de formação continuada voltadas para à temática alfabetização e letramento, revelando possíveis lacunas na formação inicial de alfabetizadores. A escolha pelo tema, justifica-se pela participação no grupo de estudo Brinquedoteca e Laboratório de alfabetização e letramento (BLALLET), e pela inquietação gerada ao longo do curso de Pedagogia da UFPA – CCAST acerca da temática. O presente trabalho objetiva refletir sobre a formação inicial de professoras e professores alfabetizadores, a partir da análise dos conceitos de alfabetização e letramento nos componentes curriculares do curso de pedagogia da UFPA/CCAST, assim como, compreender as contribuições das atividades do Projeto BLALLET que envolveram o estudo de instrumentos como a organização dos anos iniciais do ensino fundamental, o planejamento, a avaliação, monitoramento e ludicidade no ciclo de alfabetização. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que os componentes curriculares do curso mostram importantes contribuições para a formação docente, no entanto, apresentam carga horária relativamente baixa, em disciplinas voltadas a alfabetização, visto que, o curso de Pedagogia proporciona a atuação de profissionais especialmente nos anos iniciais. Assim, os graduandos recebem formação parcial no que diz respeito as dimensões que permeiam a alfabetização. Logo, esses conhecimentos podem ser complementados em estudos individuais e em grupo com o auxilio de um projeto como o BLALLET.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e formação docente: o curso de licenciatura em pedagogia e a formação do/a pedagogo/a para trabalhar as relações de gênero na escola
    (2021-06-07) PUREZA, Valéria Amaral; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    A luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos e pela supressão das desigualdades de tratamento entre os gêneros, é longa e cada vez mais fortalecida pelo coletivo de mulheres que não aceitam mais ser tratadas como um segundo sexo. No contexto desse debate, o presente artigo tem como finalidade apresentar o resultado de um estudo realizado sobre a formação docente para trabalhar as relações de gênero na escola. Numa visão geral, objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves e as contribuições que os componentes curriculares desse curso, trazem para a formação de professores/as que tenham como habilidades a produção de práticas pedagógicas e o debate sobre as relações de gênero na escola. De forma específica, buscou identificar que componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia trazem contribuições para que os futuros professores/as tenham formação para debater e trabalhar as relações de gênero na escola. A base teórica e metodológica firmou-se na abordagem de pesquisa qualitativa (KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010). Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica e Pesquisa Documental (TOZONI- REIS, 2009), por ter importância fundamental às análises dos conteúdos do documento. A coleta de dados deu por meio do PPC, ano 2011. Como base teórica fundamentou-se em Connel (2015), Foucault (1988, 2009), Gomes (2007) e Louro (1997, 2003, 2010). Os resultados indicaram que no PPC, há orientações para o desenvolvimento de competências, habilidades e sete componentes curriculares que apontam de forma direta, por meio das ementas e bibliografias, contribuições à formação acadêmica do/a pedagogo/a para o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de práticas pedagógicas que discutam as relações de gênero na escola. Considerou que o processo de formação, dependem do currículo obrigatório do curso, mas também, dos/as professores que os lecionam, das teorias do conhecimento que embasam as práticas pedagógicas desses agentes, da postura diante da realidade social e da maneira como medeia o conhecimento.
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