Navegando por Assunto "Pedagogical work"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente(2022-07-20) CARDOSO, Élida dos Santos; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de gestão e coordenação do trabalho pedagógico e seus reflexos na qualidade de ensino em uma escola de ensino médio em Abaetetuba-PA(2025-08-27) BARBOSA, Daniele Ferreira; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831O artigo apresenta uma análise das experiências vividas durante o estágio supervisionado na Escola pública Estadual Terezinha de Jesus Ferreira Lima, localizada no município de Abaetetuba, com foco na análise das práticas de gestão e coordenação do trabalho pedagógico. Compreender como os gestores e coordenadores desenvolvem suas atividades no ambiente escolar é fundamental para identificar as ações que podem promover melhorias na qualidade do ensino. A análise foi fundamentada em autores que discutem a gestão democrática e o papel pedagógico dos coordenadores e gestores, como Freire (1996), Libanêo (2013), Luck (2000) e Nóvoa (1992), entre outros. A metodologia adotada definiu-se por uma abordagem qualitativa, com um estudo de campo que envolveu a participação direta do gestor e do coordenador pedagógico da escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação direta, possibilitando uma análise das práticas realizadas por esses profissionais. Os resultados indicaram que a colaboração entre o gestor e o coordenador pedagógico é importante para o desenvolvimento de estratégias que promovam um ensino com qualidade. Além disso, ressalta-se a importância da comunicação aberta e do trabalho em equipe entre todos os membros da comunidade escolar, pois isso fortalece envolvimento dos educadores e a responsabilidade compartilhada na busca pela qualidade de ensino. Como conclusão a pesquisa aponta que uma gestão escolar e uma coordenação pedagógica bem estruturada, alinhada a objetivos coletivos, não apenas impactam positivamente o processo de ensino-aprendizagem, mas também promovem a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social. Assim este estudo serve como uma base para reflexões futuras e ações que visem aprimorar o ambiente educacional, reafirmando a necessidade de valorizar o papel estratégico dos gestores e coordenadores pedagógicos no contexto educacional que seja capaz de promover processos formativos mais significativos para os sujeitos.