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Navegando por Assunto "Pedagogical residency program"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Considerações acerca do plano de intervenção pedagógica: uma experiência no programa residência pedagógica (PRP)
    (2024-06-19) SANTOS, Leila Pimentel dos; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    As práticas de intervenção para o aprimoramento da leitura e escrita é de grande importância para o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização por atuar como um reforço desse aprendizado. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP, da Universidade Federal do Pará, através do subprojeto Interdisciplinar Alfabetização e Letramento, visou, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024, promover a inserção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Letras Língua Portuguesa no espaço escolar, para o desenvolvimento de atividades voltadas à leitura e escrita. Deste modo, esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no PRP que envolveram, formações, observação e intervenção prática de leitura e escrita dos alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bom Pastor. Propomos como questões deste estudo: O que trata o PRP e que contribuições vem proporcionando aos licenciandos de pedagogia em sua formação inicial? Como se deram as formações durante a execução do Programa? Como ocorreram as práticas de intervenção prática de leitura e escrita? A pesquisa ancora-se nos estudos de Fiorin (2003), Freire (1996), Soares (2020), Silva (2003), Silva (2021), entre outros. O método utilizado para esta pesquisa contou com uma etapa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva com observações, anotações em diário de campo. Constatou-se que as intervenções dos residentes a partir das orientações recebidas nas formações, contribuíram significativamente para o avanço na leitura e escrita das crianças do primeiro ano fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
    (2023-06-28) CARDOSO, Dilvana Pereira; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    Este estudo está envolto na temática Formação Docente, Alfabetização e Letramento em torno do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES), cujo objetivo principal consiste em descrever e analisar as contribuições do PRP no processo de formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do ParáUFPA/Campus de Abaetetuba. O PRP, por meio do subprojeto direcionado à formação de professores alfabetizadores com base teórica integradora de alfabetização e letramento vinculados aos conhecimentos linguísticos, numa dimensão interdisciplinar, atribui perspectivas formativas mais amplas tanto aos licenciandos no curso de Pedagogia como no curso de Letras. No plano metodológico, utilizamos um estudo bibliográfico, subsidiado por uma pesquisa exploratória qualitativa a partir das observações e experiencias vivenciadas no PRP. Assim, observamos uma série de procedimentos didático-pedagógicos desenvolvidas pelos docentes, assim como atitudes dos discentes, durante o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que, mesmo diante de um cenário de pandemia de Covid-19, os residentes foram capazes de criar uma forma de ação e participação no processo de alfabetização; assim como a importância da experiência vivenciada foi de extrema relevância para que os mesmos venham exercer as práticas de ensino com o uso, inclusive, de ferramentas tecnológicas nesse nível de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O programa residência pedagógica: relato de experiência na Escola EMEIF Mariuadir Santos, Abaetetuba-PA
    (2022-07-11) COSTA, Mário José Silva da; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065X
    A presente pesquisa emergiu de um questionamento no intuito de saber se o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, aqui focalizado no Campus de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará. Portanto, este estudo objetivou responder à seguinte questão: Como o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para a formação e atuação profissional de estudantesdo curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus de Abaetetuba-UFPA? A pesquisa possui caráter qualitativo. Adotou-se o Relato de Experiência das vivências do autor como ResidenteBolsista no Programa Residência Pedagógica no âmbito do Curso de Pedagogia. Observou-se neste estudo que ainda há carência de estímulo e preparação para atuação do futuro profissional da educação, licenciando do Curso de Pedagogia, no campo da docência. Oestudo corrobora com a vertente de formação de professores que defende a articulaçãodialógica entre teoria e prática educativa e a relação entre universidade e cotidiano da escola básica pública no processo formativo de futuros professores e conclui que o Programa Residência Pedagógica influencia e contribui de forma profícua para a formação acadêmica e profissional de pedagogos que atuarão nas escolas Educação Básica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
    (2024-06-20) CORRÊA, Rayane Furtado; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica. A questão que norteou este trabalho foi: quais os desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica acerca da prática docente? No propósito de atingir o objetivo e aprofundar a temática, o artigo aborda estudos e reflexões sobre alfabetização e letramento a partir das obras de Soares (2020) e Ferreiro (2020), abordando a psicogênese da língua oral e escrita, somado a isso busca-se trazer a reflexão sobre teoria e prática e prática docente utilizando autores como Freire (1996), Libânio (1994), e Pimenta (1995, 1999, 2005, 2012), para aprofundar a discussão sobre a práxis. A metodologia utilizada na realização da pesquisa é de abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de informações a observação a partir da vivência na escola campo. Os resultados da pesquisa e da vivência na escola-campo geraram reflexões pertinentes sobre a prática docente no processo de alfabetização e letramento, visto que no, processo de ensino aprendizagem da turma em estudo, o maior desafio era conseguir alcançar a todos de maneira que elas viessem avançar de nível, e através do Programa Residência Pedagógica foi possível notar avanços na turma, se utilizando de práticas de letramento no ambiente alfabetizador, pois são processos distintos, mas inseparáveis.
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