Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogical residency"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
    (2022-02-01) XAVIER, Débora Macedo; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, relatar experiências apreendidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de Educação Infantil da EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, escola campo de estágio localizada na zona urbana do município de Altamira/PA. Assim, a partir da imersão no lócus da sala de aula, no decorrer das atividades de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido paralelamente às ações formativas do PRP, busco refletir de que forma essas vivências integradas contribuíram na minha formação inicial, como aluna/residente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, orientada a partir da narrativa autobiográfica, subsidiada pelo registro de minhas vivências no processo de ambientação e das atividades de regência. Os resultados possibilitaram-me perceber que o estágio supervisionado integrado às ações do PRP nessa etapa de ensino, constituiu-se em um espaço de construção da identidade profissional, na medida em que me proporcionaram ação-reflexão-ação sobre minha formação inicial e as experiências na docência em tempo real, como aprendente da profissão docente e da concretude da prática pedagógica na Educação Infantil, entrelaçada à teoria-prática na Instituição de Ensino Superior e na escola de Educação Básica, além de oportunizar a compreensão das especificidades do trabalho do professor que atua nessa etapa de ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
    (2022-07-11) CORDEIRO, Ananda Ferreira; NUNES, Delma Conceição Gomes; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    O presente trabalho consiste na exposição das experiências vivenciadas pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Matemáticada Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba, denominados residentes. A pesquisa se baseou nos relatos de experiência produzidos pelos residentes a cada semestre. Apesar do contexto pandêmico, o programa proporcionou aos residentes dezoito meses de inserção docente em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Pará, situada no município de Abaetetuba, com produção de materiais didáticos, regência de aulas, formações pedagógicas, reuniões de planejamento e elaboração de trabalhos para eventos científicos, sob orientação ativa do professor preceptor. A partir dosrelatos, o estudo tem como objetivo mostrar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação do futuro professor de matemática, promovendo a reflexão sobre o ser docente na perspectiva de associar a teoria à prática. Conclui-se mostrando-se as atividades desenvolvidas durante o programa que possibilitaram aos residentes conhecer e vivenciar o dia a dia da escola da educação básica, tão importante no processo de formação de futuros docentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência em participação no projeto de ensino: Residência Pedagógica
    (2025-02-21) RIBEIRO, Aline Ramos; TRINDADE, Rosinélio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1533377297554197
    A formação inicial de professores, no âmbito da graduação, conta com diversos meios que possibilitam que o graduando obtenha contato com a profissão em sua complexidade teórica e prática. Neste relato de experiência, buscamos dar visibilidade às vivências e oportunidades que presenciei no Residência Pedagógica, edição de 2022, mais especificamente no subprojeto: “PRÁXIS PEDAGÓGICA EM LITERACIA E NUMERACIA: Construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais”, vinculado à Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins – UFPA. Nosso objetivo, também, é destacar a importância do programa na formação do futuro pedagogo, com base em experiências reais, das realidades da escola pública do Brasil. As atividades ocorreram na escola-campo E.M.E.F. Professora Maria Nadir Filgueira Valente, localizada na cidade de Cametá-Pará, especificamente em turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental. O percurso metodológico do subprojeto se deu em três módulos: Ciclo de Formação e Ambientação; Observação Semiestruturada e Regência e Atividades Científicas. O Subprojeto fundamenta-se na perspectiva histórico-crítica de (SAVIANI) e na teoria Sociointeracionista de (VYGOTSKY). As experiências adquiridas durante a execução do programa, foram muito importantes e significativas para a nossa formação, pois nos proporcionaram refletir sobre os desafios do papel do pedagogo/educador, na atualidade, e sua participação na estrutura e organização da instituição escolar, especificamente, pela aproximação entre teoria e prática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de participação em projeto de ensino: Residência Pedagógica
    (2025-02-21) MORAES, Laissa Oliveira; TRINDADE, Rosinélio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1533377297554197
    Este relato apresenta, de forma detalhada e fundamentada, minhas experiências no Programa Residência Pedagógica, edição de 2022, mais especificamente no subprojeto: “PRÁXIS PEDAGÓGICA EM LITERACIA E NUMERACIA: Construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais”, vinculado à Faculdade de Educação (FAED) do Campus Universitário do Tocantins – UFPA. O subprojeto teve como objetivo incentivar e contribuir com a formação para o magistério dos estudantes de licenciatura em Pedagogia, por meio do desenvolvimento de atividades voltadas ao processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica ancorou-se na perspectiva histórico-crítica e na abordagem sociointeracionista de Vygotsky. As atividades foram realizadas na escola-campo E.M.E.F.F Professora Maria Nadir Filgueira Valente, localizada na cidade de Cametá-Pará, especificamente em turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental. As análises e as reflexões apresentadas, resultam de uma trajetória articulada em três momentos: ambientação, planejamento e regência, os quais, de modo gradativo e planejado, permitiram aos residentes, em formação, vivenciar concretamente o dia a dia escolar; a sala de aula e, principalmente, a inserção na atividade de trabalho que futuramente irão exercer.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais
    (2024-06-19) SANTOS, Camila da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. A questão que norteou a pesquisa foi: Como as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados da avaliação diagnóstica podem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz nos anos iniciais? A pesquisa tem cunho qualitativo, e se procedeu através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a técnica da observação participante para coleta de dados, realizada durante o Programa Residência Pedagógica, em uma escola municipal localizada no município de Abaetetuba. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da avaliação educacional, alfabetização e letramento e intervenção pedagógica e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Hoffmann (2012), Ferreiro e Teberosky (1996), Magda Soares (2020), Freire (1984), entre outros. Os resultados desta investigação apontam com base numa avaliação diagnóstica realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental, em que os alunos neste ano de escolaridade deveriam estar apenas com problemas relacionados à escrita ortográfica, foi percebido um significativo número de alunos que ainda apresentam muitas dificuldades em relação a leitura e escrita, necessitando de intervenções didáticas que solucionem problemas que os impedem de avançar na leitura e escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: um relato de experiência em uma escola no município de Abaetetuba-PA
    (2022-07-20) ALMEIDA, Karem Jhuly Barbosa de; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência em participar do Programa Residência Pedagógica, que ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Abaetetuba-PA. O programa, ofertado pela Universidade Federal do Pará, tem como objetivo promover aos discentes o contato direto com a realidade educacional, com os alunos e com o espaço escolar, através de observações, aplicações de projetos e regência escolar. A vivência aconteceu em todas as salas da escola (1° ao 5° ano), porém a observação aconteceu em um período maior na turma do 4° ano do ensino fundamental, onde dois alunos foram acompanhados de forma mais direta no processo de alfabetização. A experiência foi de suma importância para a construção inicial da formação acadêmica dos residentes, a partir dela foi possível conhecer a realidade do ambiente escolar, trocar experiências com os preceptores e vivenciar na prática o papel do pedagogo no ambiente escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA