Navegando por Assunto "Pedagogical projects"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos na construção de projetos pedagógicos para o ensino das quatro operações com números inteiros no 6º ano(2023-06-30) SEABRA, Júlia Thaís da Costa; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Esse trabalho aborda o uso de jogos no ensino das quatro operações básicas da Matemática com números inteiros por meio de projetos de ensino, cujo objetivo é analisar quais possibilidades têm a construção de projetos pedagógicos com jogos na aprendizagem das quatro operações no 6º ano do Ensino fundamental. A importância dos jogos no ensino do 6º ano é a demolição do antigo conceito de ensino da Matemática e a introdução de metodologias ativas, que é uma alternativa ao ensino tradicional e coloca o estudante como protagonista do ensino e aprendizagem, processo esse que tem estratégias para o desenvolvimento da educação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que reuniu informações por meio de levantamento bibliográfico e propôs, ao final da discussão, um produto educacional em forma de projeto de ensino. A partir da bibliografia pertinente, constatou-se que o uso de jogos em sala de aula é capaz de estimular o estudante, atraindo sua atenção e participação. A partir desses estudos pode-se concluir que é muito importante, e também promissor, a inclusão de projetos pedagógicos com metodologias ativas na Educação Matemática, sendo tarefa do professor relacionar as atividades ao conteúdo e aos objetivos de aprendizagem, consideração a atividade de cada estudante e suas necessidades de aprendizagem.