Navegando por Assunto "Pedagogical coordinator"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará(2019-09-10) NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente(2022-07-20) CARDOSO, Élida dos Santos; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do coordenador pedagógico no espaço escolar(2023-01-23) COSTA, Marta Alves; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420O presente trabalho é um estudo bibliográfico, que tem como objetivo geral compreender qual o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Como objetivos específico, identificar quais as atribuições e competências de um coordenador pedagógico, analisar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico para compreender melhor o tema a ser discorrido, em seguida a partir das leituras e reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico no espaço escolar para identificar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola., buscou-se aporte teórico em autores como Libâneo (2004); Vasconcellos (2002); Orssolom (2006), dentre outros, para compreender a importância do coordenador pedagógico no âmbito escolar. Os resultados apontam que o trabalho do coordenador pedagógico é uma tarefa bastante árdua, precisa de muito comprometimento, responsabilidade, companheirismo, disponibilidade e parceria, para assim realizar um trabalho de qualidade e contribuir na formação do ensino e aprendizagem dos alunos, os professores, e comunidade em geral.