Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogical Residency Program"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA
    (2023-06-06) PENHA, Márcia Janaína Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interlocução entre teoria e prática pelo olhar reflexivo através de Relatos de Experiência no Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química
    (2023-12-08) OLIVEIRA, Beatriz Sousa; SOUZA, Cintia Aliny Silva de; http://lattes.cnpq.br/8568698212021118; https://orcid.org/0000-0002-7888-8359; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente Trabalho de Curso adere à estrutura estabelecida na Instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará. Esta normativa regulamenta as atividades relacionadas ao TCC, adaptando-as de forma flexível em resposta às implicações ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Dessa forma, serão utilizados os relatórios submetidos à CAPES ao longo de 12 meses, sobre minha trajetória como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Isto posto, destaco que meus relato exploramos o tema "Mulheres Cientistas Fantásticas e os Elementos Químicos" junto ao Programa Futuras Cientistas. Também, faço análises sobre propostas didáticas diferenciadas para o ensino o enfoque foi direcionado à pergunta "O que os balões têm a ver com o ensino de química?" que corresponde a uma metodologia realizada com turmas do 3º ano ensino médio para revisão do conteúdo sobre hidrocarbonetos na escola campo do PRP. Em síntese, esses dois relatos se distinguem devido às suas ênfases: o primeiro destaca mais a pesquisa, enquanto o segundo concentra-se na prática docente. Como futura professora de química, sinto profunda gratidão por ter a oportunidade de participar do Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta iniciativa oferece um ambiente de aprendizado prático que enriqueceu minha jornada de formação e me permitiu continuar evoluindo profissionalmente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2022-08-26) DUTRA, Giovane dos Santos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Este Trabalho de Curso segue a configuração estrutural da Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Relatório Final entregue à CAPES como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção se configura como um relato de experiências significativas vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses de permanência como residente. Em suma, a respectiva produção textual abordará a respeito das dificuldades vivenciadas no ensino na modalidade remota e adaptações a esse novo contexto, o uso de plataformas digitais como Google sala de aula, Google Meet e o Wordwall. Como conclusão obtida, o adentramento no formato de ensino remoto, possibilitou vislumbrar os desafios que emergem durante a trajetória docente, a partir da imersão em um contexto de ensino atípico, que demandou uma readequação na visão e na prática de ensino, onde se fez necessário recorrer a novas formas de repassar o conhecimento e metodologias que possibilitassem uma maior interação com os alunos e facilitação do ensino e aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA