Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogical Project of Pedagogy"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
    (2023-08-31) MARTINS, Maykon Elias Moura de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    As concepções teóricas e metodológicas que têm fundamentado a formação e as práticas de professores alfabetizadores representam um dos fatores que merecem atenção especial por parte dos estudos e das pesquisas que procuram enfocar a relação entre formação de professores, currículo e práticas de alfabetização. Nesse sentido, este estudo tem como objeto de investigação a formação do professor(a) alfabetizador(a) realizada no contexto dos cursos de Pedagogia da UFPA. O objetivo da pesquisa é mapear nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as tendências e abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas de alfabetização priorizadas na formação inicial do pedagogo. A pesquisa configura-se como um estudo documental e focaliza os componentes curriculares que contemplam em suas ementas e bibliografia básica e complementar o tema da alfabetização e do letramento. O recolhimento dos PPCs foi realizado nos sites das unidades/subunidades dos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal. Os resultados indicam a existência de um reduzido número de componentes curriculares relativos à preparação teórico prática do professor(a) para o ensino da alfabetização, assim como sinalizam que abordagem dominante tem sido a do letramento e multiletramentos, com uma tímida presença de componentes voltados aos estudos da psicogênese da língua escrita e da teoria discursiva.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA