Navegando por Assunto "Partituras"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia(2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Partituras musicais : possibilidades para o ensino de Matemática(2017-08-11) SALOMÃO, Joás dos Santos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho objetiva apresentar relação entre a Matemática e a Música, expor breve história de quando esta relação começou a ser percebida pelos Pitagóricos e como esta conexão começou a acontecer. Ainda destaco sobre conteúdos de Matemática que podem ser ensinados por intermédio da Música ao se praticar oficinais interdisciplinares em sala de aula. Foco em conteúdos como frações, proporção e volume, ambos podem ser estudados no 6º ano do Ensino Fundamental. A questão de investigação que permeia este trabalho visa analisar quais as possibilidades as partituras musicais oferecem para o ensino de Matemática em sala de aula. Foram interrogados dois professores não musicais, que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Questionamentos foram feitos a eles sobre a relação da Matemática e conceitos musicais, com a finalidade de observamos as possibilidades de se aplicar oficinas envolvendo Matemática e Música em sala de aula e quais seriam aos enfrentamentos ao se pensar neste tipo de oficina. E identifiquei que a relação da Matemática com a Música no ambiente escolar pode surtir efeito na prática, ocasionando em um resultado positivo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.