Navegando por Assunto "Pandemic Context"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil(2022-12-07) LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Esta pesquisa tem por objetivo analisar a concepção de currículo presente na educação de jovens e adultos do campo (EJA), das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19, pela Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) no Município de Tracuateua, Pará. A metodologia foi constituída pela abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Nos resultados constatou-se que a concepção de currículo para os jovens agricultores do Ensino Médio Campo EJA é constituída pelos seguintes arranjos curriculares: a existência de eixos norteadores que compõe os tempos curriculares deste projeto; da adequação do calendário escolar do campo; da composição de enturmarção de acordo com a demanda agrícola; de um currículo por áreas de Conhecimentos e a defesa do Projeto Pessoal do Jovem; de atividades curriculares prescritas para o ensino remoto e a perpetuação das práticas curriculares presenciais desenvolvida pelos professores; de uma Pedagogia da Alternância em dois tempos e no contexto pandêmico ela ganhou um novo significado, a de um único tempo de formação; de novos espaços escolares de ensino e aprendizagem para os alunos, e a constituição de valores humanos e as relações interpessoais entre professores e discentes, foram as principais concepções de currículo neste projeto em tempos de pandemia da Covid- 2019 no município de Tracuateua, Estado do Pará, Brasil.