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Navegando por Assunto "Pandemia de COVID-19"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise do comportamento e novos hábitos digitais no e-commerce durante a pandemia da COVID-19: uma revisão da literatura
    (2022-11-17) RAFAEL, Jéssica Darlene Fagundes; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este artigo tem por objetivo estudar e analisar, através de levantamento bibliográfico, o e-commerce durante a pandemia a as novas tendências e comportamento dos consumidores com o passar dos anos, o uso da tecnologia da informação como fator crucial para as vendas/compras online. O trabalho tem o intuito de ser uma pesquisa que integre pesquisas acadêmicas sobre o assunto, proporcionando conhecimento e soluções com destaque quantitativo a respeito do e-commerce e suas nuances. O e-commerce foi um fator incisivo no mercado consumidor e ditou as várias formas de compra e venda de produtos e serviços, compras digitais se tornaram essenciais e redes sociais potencializaram o uso da rede.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de História e a Educação Indígena: desafios e possibilidades durante a Pandemia da Covid-19 na Escola Municipal Indígena Kokokangroti em Altamira-PA
    (2022-12-12) SANTOS, Rafael Leal; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762
    O ensino de história, a educação indígena e os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19 são questões a serem discutidas nesta pesquisa. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar os desafios da educação indígena, refletidas sobre as práticas educacionais no ensino de História do cotidiano escolar da escola Municipal indígena kokokangroti durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa utiliza o método participante, vinculando-se à teoria-prática e ao pensamento-ação, por meio do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem e ressignificam os conteúdos de história e cultura indígena. Onde o ensino de História deve ser fundamentado na cultura das comunidades indígenas, onde a educação escolar pode ser de grande relevância nesse processo, ou seja, um processo de disseminação e construção de conhecimento entre os povos. Diante disso, foi desenvolvida uma oficina com o tema: um olhar sobre a comunidade no ensino de história. Na qual, a cultura e resistência dos povos indígenas do médio Xingu deve ser vista e ouvida pelos próprios indígenas e pela sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Impactos econômicos e sociais da Covid-19: análise comparativa entre as áreas urbanas e rurais de Baião, Pará
    (2024-10-01) RIBEIRO, Fabíola Campelo; MENEZES, Paula Rita da Silva de; COSTA, Ulisses Weyl da C.; http://lattes.cnpq.br/5333177784685850; https://orcid.org/0000-0003-1368-3173; SANTOS, Dalmi Gama dos; http://lattes.cnpq.br/3556920128741553; https://orcid.org/0000-0001-6391-9426
    O presente artigo analisa as desigualdades econômicas exacerbadas pela pandemia de COVID-19, comparando os impactos entre áreas urbanas e rurais de Baião, Pará. A pesquisa, conduzida no âmbito do Projeto IoT para Monitoramento de COVID-19, coleta dados quantitativos que revelam as dificuldades enfrentadas por comunidades de baixa renda e vulneráveis, com destaque para a zona rural, onde problemas de acesso a serviços essenciais agravam a situação. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa de campo na Zona Rural em tendo os dados coletados na Vila de Massaranduba como base para a análise sobre as dificuldades locais. Os resultados indicam a necessidade de políticas públicas direcionadas para mitigar os efeitos da pandemia de forma equitativa, considerando as especificidades de cada região. A triangulação dos dados permite uma visão abrangente e detalhada, fornecendo subsídios para estratégias de recuperação mais justas e inclusivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Redução na oferta de transporte público em função da pandemia de COVID-19. Estudo de Caso: linhas que operam no terminal da UFPA
    (2021-09-29) OTA, Vitor Hiroshi Barros; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social aplicadas ao longo desse período, o setor de transporte público coletivo (TPC) vem enfrentando um momento difícil. À medida que o deslocamento diário da população foi reduzido, o TPC teve uma abrupta redução na demanda de usuários pagantes, o que desequilibrou as receitas do sistema e fez com que as operadoras reduzissem também a oferta, a fim de encontrar o equilíbrio pela redução de custos. O presente trabalho tem por objetivo identificar o percentual de redução na oferta de viagens das linhas que atendem à Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, foram registrados em campo o número de viagens reais das linhas que partiam ou passavam pelos terminais de TPC da UFPA e posteriormente essa contagem foi confrontada com o número de viagens programadas para as linhas, segundo informações do aplicativo de mobilidade Moovit. A pesquisa detectou uma redução média de 39,4% na quantidade de viagens ofertadas, sendo que em três linhas (320 / 312 / 999) foram registradas reduções de mais de 70% na oferta de viagens. Dentre os dias da semana analisados, os domingos e feriados foram os que tiveram maior redução (51,6%) na oferta. O turno da tarde apresentou maior redução de viagens (44,0%) do que o turno da manhã (29,5%). Dentre os 3 meses analisados, julho apresentou a maior redução (42,9%). O trabalho registrou também uma correlação positiva moderada entre a extensão da linha e a redução de oferta, indicando que em linhas mais longas, há tendência de maior redução na oferta. Apesar dessas reduções expressivas, foi verificado um aumento gradativo na oferta entre julho e setembro, acompanhando o avanço da vacinação e redução no número de casos e internações na cidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
    (2022-12-22) ÁVILA, Clislana Laís da Silva; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    As Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs ganharam espaço no final do século XX e durante as duas décadas do século XXI mostram sua importância no desenvolvimento e progresso da sociedade. Todavia, todo o aparato advindo das TICs expressam por um lado, grandes possibilidades relacionadas aos enfrentamentos de problemas vivenciados pela sociedade contemporânea e, por outro lado, uma evidente exclusão digital como expressão das diferenças sociais, fruto das desigualdades que têm se acentuado. O reconhecimento das TICs como força que opera para inclusão ou exclusão do povo ganhou visibilidade durante a pandemia do Covid-19 ocorrida entre os anos 2020-2021 por meio do ensino remoto. Em razão da pandemia se buscou caminhos alternativos com o auxílio das TICs para manter as atividades de ensino, o que gerou cenários positivos em negativos em razão de múltiplos fatores a serem tratados neste estudo. Com base nessa discussão, por meio de uma pesquisa qualitativa de campo descritiva foi definido o seguinte objetivo: Verificar os antagonismos sócio-profissionais percebidos por professores das séries em relação ao uso das TICs durante o período da Pandemia causada pelo covid-19. Esse estudo aplicou um questionário a 06 professores da rede municipal de Castanhal. A partir dos dados produzidos verificou-se que ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação como artificio em seus métodos de ensino e aprendizagem pode oferecer ao professor e ao aluno diversas possibilidades de exploração pedagógica para ser ter novas experiências de conhecimentos, porem para que isso aconteça e necessário que o professor leve em consideração as posições socioeconômica de seus alunos e que o poder público também garanta aos professores as condições adequadas para o uso das TICs que inclui a aquisição de equipamentos e formação para uso eficiente das mesmas, já que foi verificado que os professores apresentam dificuldades em relação ao não ter o equipamento necessário, tendo que comprar por conta própria ou ter dificuldade de manusear e, por conseguinte de utilizar como ferramenta com fins pedagógico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho docente, pandemia e aprendizagem de alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Castanhal: o que dizem os professores
    (2022-12-22) MÁXIMO, Aurelina de Loiola; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Inegavelmente a pandemia foi o tempo que gerou muitos processos vinculados a questões sociais, dentre as quais destacamos a educação. De um lado, revelou as misérias e as diferenças de condições sociais entre as classes sociais, que consequentemente implicou diretamente nas possibilidades de acesso a saúde. De outro lado reafirmou a importância do serviço público, tanto da saúde, quanto da educação. Esse último precisando ser mantido por outras vias (Ensino Remoto), em razão da necessidade de manter processos de acolhimento, de desenvolvimento e de aprendizagem como parte do enfrentamento do cenário pandêmico. De outro lado, embora tenha sido construído outras possibilidades de ensino em razão do cenário que estava posto e que muita coisa aconteceu, a exemplo da ressignificação dos professores, em relação a ensinar e aprender por outras vias, sobretudo as vias digitais, muitos desafios foram enfrentados e muitas consequências desse tempo ainda são enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro e particularmente pelos professores que são os responsáveis diretos quanto ao ato pedagógico. Diante desses apontamentos, esse estudo de campo, de natureza qualitativa tem como objetivo principal verificar o que dizem os professores de uma escola da rede municipal de Castanhal em relação ao seu trabalho a partir do cenário pandêmico vivenciado entre 2020-2021. Para tanto, foram entrevistados 5 professores que atuam nas sérias iniciais. A partir da aplicação do instrumento de produção de dados verificou-se que o ensino no período de pandemia foi de extrema dificuldade devido a precariedade de recursos que dessem conta de alcançar todos os alunos para que tivessem um ensino de qualidade, portanto a pandemia da COVI-19 trouxe consigo inúmeros problemas para a educação brasileira, as quais são reflexo no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos.
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