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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará
    (2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387
    As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização no ensino fundamental: narrativas docentes em tempo de pandemia
    (2022-06-07) GONÇALVES, Alcilene Dias; Magno, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
    Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, cujo objetivo geral foi conhecer e compreender as práticas de alfabetização desenvolvidas no período pandêmico, além de identificar, analisar e explicitar as concepções sobre esse processo por meio dos depoimentos, de duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública do Município de Moju/PA, captados virtualmente por meio do aplicativo digital WhatsApp. Para análise do corpus da pesquisa fizemos o uso da Análise Textual Discursiva - ATD associado ao software Iramuteq. Dos resultados do processamento com a ferramenta Iramuteq selecionamos o grafo de similitude para com as lentes da ATD construir categorias analíticas, a partir das quais concluímos que no período pandêmico nas concepções das professoras os desafios enfrentados para alfabetizar foram relacionados ao precário acesso das famílias às tecnologias, o suporte familiar é essencial no processo e as questões da profissionalidade docente devem ser consideradas. Portanto para alfabetizar no período pandêmico o professor deve reinventar suas práticas, a responsabilidade de alfabetizar é do professor, da família e do governo e o profissional professor deve ser respeitado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alterações no transporte hidroviário em tempos de pandemia na travessia Belém-Marajó
    (2023-12-18) FIEDLER, Luan Carlos Paiva; TOBIAS, Maisa Sales Gama; http://lattes.cnpq.br/9635266655242384; https://orcid.org/0000-0002-0888-0685
    A pandemia afetou diretamente o transporte hidroviário, com interrupções nas operações, redução de lotação nas viagens e alterações na demanda, exigindo a reorganização do serviço. Assim, este estudo contribuiu para a identificação das alterações no transporte hidroviário, tendo como caso a ligação Belém – Porto do Camará, na Ilha do Marajó. Os dados foram obtidos de uma pesquisa de campo embarcada e no Terminal Hidroviário de Belém, envolvendo os períodos: antes, durante e depois da COVID 19. Dentre os resultados, observou-se alterações do comportamento e percepção de qualidade por parte dos usuários, o que evidenciam a necessidade de investimento no setor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comportamental do perfil de pacientes com neoplasia pulmonar, de brônquios e traqueia antes e durante a pandemia de Covid-19 no Brasil
    (2022) SILVA, Felipe Pontes da; OLIVEIRA, Helena Cristina de; PINHEIRO, Marilia de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/2037104893893669
    O câncer de vias aéreas está entre as neoplasias mais comuns da atualidade, em especial o câncer de pulmão, considerado a principal causa de morte por neoplasia entre os homens e as mulheres em todo o mundo. No final de 2019, em Wuhan, na China, surgiu o vírus SARS-­CoV-­2, causador da COVID-­19. Este patógeno pode acometer indivíduos de todas as faixas etárias, com maior propensão a infecção de pessoas com fatores de risco. O impacto da pandemia de COVID-­19 na prática clínica oncológica culminou com o atraso no manejo de pacientes com diferentes tipos de câncer, incluindo o câncer de pulmão. O objetivo desse trabalho foi caracterizar o perfil epidemiológico e analisar número de diagnósticos, internações e óbitos de pacientes com neoplasia pulmonar, brônquios e traqueia nas diferentes unidades federativas do Brasil. A população estudada neste trabalho é constituída por uma amostra da população brasileira com dados retirados de banco de dados públicos disponível no DATASUS. Essa amostra foi dividida no período de março de 2018 a novembro de 2019 (período pré­-COVID­19) e março de 2020 a novembro de 2022 (período COVID- 19). Foram analisadas as diferenças entre as unidades federativas brasileiras, em relação à distribuição segundo o sexo, segundo o número de internações e o número de óbitos por neoplasia de pulmão antes e durante a pandemia de Covid­-19. A casuística foi de 42.583 indivíduos diagnosticados com neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões. Durante o período pré­-pandemia foram realizados 24.228 diagnósticos de câncer de pulmão, enquanto durante a pandemia foram 18.355 casos da doença. De conclusões, não houve aumento no número de diagnósticos, internações e óbitos no período descrito e o sexo masculino foi o mais acometido, corroborando com os dados da literatura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da condição de vida dos alunos e do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 e as possíveis dificuldades para o acesso as aulas no curso de licenciatura em pedagogia em Abaetetuba
    (2024-06-20) RUIZ, Juliana de Fátima Guimarães; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho é um estudo que busca analisar a condição de vida dos alunos da graduação, especificamente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Tendo o objetivo de identificar os possíveis impactos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pode ter causado na aprendizagem. O estudo apresenta a abordagem quanti-qualitativa a luz da teoria de Minayo e Sanches (1993), tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de perguntas disponibilizado aos universitários, a fim de avaliar a realidade, as principais dificuldades vivenciadas durante a pandemia e de que forma as políticas públicas foram necessárias para promover um ensino de qualidade. Os resultados da pesquisa demonstram que a falta de recursos e equipamentos para acessar as aulas, podem evidenciar a desigualdade, desmotivar e prejudicar a aprendizagem, implicando na continuidade dos alunos na universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da eficácia da prisão civil do devedor de alimentos e seus desdobramentos frente a pandemia de covid 19
    (2022-03-09) ROCHA, Juliana Maria de Araújo; BERG, Maria Alida Soares Van Den; http://lattes.cnpq.br/3549365557145556
    A prisão civil é uma modalidade de coação usada na execução de alimentos que possui amparo constitucional, não obstante, tem recebido cada vez mais críticas ante sua eficácia bem como acerca da sua pertinência em um ordenamento jurídico que possui como diretriz a dignidade humana, uma vez que, apesar da evidente vulnerabilidade do alimentado, há muitas situações nas quais o devedor deixa de cumprir com as obrigações por razões alheias a sua vontade, como desemprego. Apesar das críticas, poucas alternativas eficientes foram apresentadas diante do contexto socioeconômico brasileiro, agravada ainda mais pela pandemia. Desse modo buscou-se uma análise reflexiva da referida modalidade, levando em conta a pandemia e o contexto social brasileiro, elencando alternativas a sua aplicação, contando com estudos e análises de especialistas na área. Assim, utilizando de uma pesquisa dedutiva bibliográfica e com coleta de dados, mesmo diante da grande dificuldade de obtenção, principalmente pela superficialidade e ausência de números atualizados, buscou-se apresentar outras alternativas, levando-se em conta que a coerção patrimonial não possui tamanha eficiência, de modo que medidas como a desjudicialização da execução e o entendimento do rito como ultima ratio se mostraram bastante promissoras do ponto de vista teórico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise diplomática digital sobre o certificado nacional de vacinação da COVID-19
    (2023-12-06) COSTA, Yago de Oliveira; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    Desde o século XVII a Diplomática teve o intuito de estabelecer a autenticidade dos documentos. Com o avanço das tecnologias informacionais e de comunicação, e a presteza na forma que se obtém a informação, houve uma precisão de adaptar a Diplomática, que perpassou por diversos paradigmas, a fim de estabelecer uma relação com documentos de arquivos de uma determinada época. Os documentos digitais surgem diante dessa necessidade que busca otimizar o tempo e facilitar o uso das documentações. O Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 surge a partir da necessidade de quantificar os vacinados e comprovar a vacinação da população brasileira, com o objetivo de vacinar toda a população e tentar combater o vírus da Covid-19. Em relação ao objetivo geral, a pesquisa visa demonstrar quais são os elementos que compõem a estrutura do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, emitido pelo aplicativo do Conecte-SUS. Garantindo assim a sua autenticidade. A pesquisa possui três objetivos específicos: identificar a estrutura do documento; fazer uma análise diplomática acerca da distribuição de elementos/caracteres que permitam atribuir a autenticidade do Certificado Nacional De Vacinação Da Covid-19; demonstrar os aspectos e a caracterização do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19. Desta maneira, a metodologia utilizada pode ser categorizada como um estudo de caso, visto que, visa por meio da abordagem descritiva e exploratória, de carácter quantitativo e qualitativo. Por meio da Análise Diplomática Digital buscou-se identificar os seus elementos/caracteres que permitirão atribuir sua autenticidade. A pesquisa demonstrou que foi possível verificar todos os elementos presentes no Certificado Nacional da Covid-19 que atribuem sua autenticidade, bem como, a manutenção dos elementos do documento digital e de seus significados, dando sustentação na utilização de um método Diplomático “ideal”, variando com relação a utilização e ao paradigma cronológico ao qual o documento pertence. Ressaltando que a caracterização foi realizada no Nível Conceitual em formato Portable Document Format - PDF, uma vez que apresenta em sua modelagem/estrutura funções, atividades e elementos semelhantes ao documento analógico. Além disso, o formato do Certificado foi exportado para o formato eXtensible Markup Language XML 1.0 preservando os metadados. Por fim, verificou-se a importância do uso do certificado durante o ciclo vacinal da população
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental
    (2024-02-27) LOPES, Felipe Gonçalves; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos casos da pandemia da COVID-19 no espaço paraense
    (2022-10-25) COUTINHO, Jesus de Nazaré Melo; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    O presente trabalho trata dos impactos da pandemia da COVID-19 no Espaço paraense, bem como as formas de prevenção, combate, tratamento dessa doença a qual atingiu o mundo no início da terceira década do século XXI. Objetivo: analisar os casos de infecção pelo vírus SARSr-COV-2 com o auxílio da cartografia na identificação das áreas de incidência, de covid-19 bem como os fatores que contribuíram para os óbitos ocorridos durante a pandemia da COVID-19 no Estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo-descritivo dos casos e dos óbitos notificados na Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). Resultados: A COVID-19 acometeu até o presente momento 842.533 casos confirmados e 18.876 óbitos no Pará, 801.019 casos recuperados, 55% dos casos são do sexo feminino e 45% do sexo masculino, das comorbidades que mais contribuíram para o agravamento da doença foram cardiopatia 2,82%, diabetes 2,17% e asma 0,44%, jovens e adultos (20 a 49 anos) foram a população mais acometidas pela doença; o plano de vacinação atingiu 16.315.281 doses aplicadas de um total de 18.160.924 doses enviadas pelo ministério da Saúde em uma população estimada em 7.468.272 habitantes no Estado do Pará. Conclusão: a pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros impactos para a sociedade e forçou o poder público traçar um plano de ação para que o sistema público de saúde não entrasse em colapso ao ponto de não suportar a demanda obrigando-o a se ressignificar a cada momento em que a situação se tornava mais tensa do que se esperava, ações do governo foram essenciais para que a população tivesse o acesso essencial necessário ao atendimento à sobrevivência, a ação conjunta dos atores sociais (poder público e da sociedade) é essencial na eficácia das estratégias para o controle de doenças pandêmicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
    (2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Associação entre adesão à prática de atividade física, contagem de carboidratos e monitorização glicêmica em adultos com diabetes tipo 1 durante a pandemia de COVID19
    (2022) RAMOS, Aline Fernanda Oliveira; ULIANA, Gabriela Correia; http://lattes.cnpq.br/7105217362554840; https://orcid.org/0000-0001-7042-8254; GOMES, Daniela Lopes; http://lattes.cnpq.br/0014255351015569
    Introdução: As medidas restritivas impostas durante a pandemia de COVID­19 podem ter comprometido alguns fatores do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), como a adesão a prática regular de atividade física (AF), monitorização glicêmica e cuidados com a alimentação. O objetivo deste estudo foi testar a associação entre a adesão a prática de AF, a Contagem de Carboidratos (CC) e a monitorização glicêmica por adultos com DM1, durante a pandemia de COVID­19 no Brasil. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e analítico, por meio de pesquisa de opinião com uso de questionário online desenvolvido na plataforma Google® Forms de abrangência nacional. Foram coletadas as informações, de adultos com DM1, durante o período de distanciamento social, nos seguintes eixos: sociodemográfico; AF; CC; e monitorização glicêmica. Para análise estatística, os resultados foram descritos em frequências e aplicado o Teste Qui­quadrado de Pearson, com análise de resíduos ajustados para identificar entre quais categorias foi encontrada a associação, considerando o nível de significância estatística de p <0,05. Resultados: Dos 472 participantes 27,5 % pararam e 9,5% começaram a praticar AF após o distanciamento social e 39% mantiveram­se ativos e 23,9% inativos neste período. Parar de praticar AF esteve associado a parar de realizar CC (p=0,030) e a não conseguir receber insumos do Governo para monitorização glicêmica (p=0,048). Assim como não conseguir comprar esses insumos esteve associado a manter­se inativo (p=0,048). Quanto aos instrumentos, utilizar o Sistema de Monitorização Contínua de Glicose (SMCG) e o glicosímetro esteve associado a manter­se ativo (p=0,007). Conhecer, mas não fazer a CC nesse período teve associação inversa a se manter ativo, e realizá­la em maior frequência se associou a manter­se ativo, mesmo durante esse período de restrições (p=0,030). Conclusão: Realizar CC, usar SMCG e glicosímetro, e conseguir comprar ou receber os insumos para monitorização da glicemia estiveram associados com a adesão a prática de AF por adultos com DM1. Observou­se que indivíduos bem instruídos, que fazem uso de ferramentas acessórias, demonstram maior adesão aos pilares interligados do manejo do diabetes. Ressalta­se a importância de como os subsídios das políticas públicas e educação podem auxiliar no contorno do panorama encontrado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades remotas no ensino de Ciências da Natureza conforme a Base Nacional Comum Curricular em tempos de pandemia
    (2022-12-22) SANTANA, Nayara Layane das Mercês; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi uma exigência dos organismos internacionais, da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2012) de 1996 e de três das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. O Brasil, assim como os demais países do mundo, enfrenta uma complexa conjuntura provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia de infecções assintomáticas a crise respiratória grave (BRASIL, 2020). Com a medida de isolamento social adotada como meio de controle e contenção à propagação da Covid-19, assim como meio de evitar um possível colapso da saúde pública brasileira, as escolas iniciaram a suspensão de suas atividades presenciais a partir de março de 2020. O presente artigo teve como objetivo verificar se professores de ciências da natureza conseguiram programar suas atividades remotas conforme a BNCC estabelece. A busca dos trabalhos ocorreu na base de dados “Google Acadêmico” no período de agosto a setembro, sendo a busca feita inicialmente pelos títulos, leitura dos resumos, em alguns casos leitura do documento na íntegra, a partir da busca pelas palavras-chave. O trabalho foi desenvolvido com professores da área de Ciências da Natureza atuantes no ensino Fundamental Maior e Médio, sendo um professor de escola particular, do município de Castanhal-PA e os demais escola pública do município de Curuçá-PA. A amostra foi constituída de quinze (15) professores, com faixa etária de 24 a 50 anos. O questionário foi composto por 13 questões relacionadas à temática. Das 13 questões, 09 foram objetivas e 04 questões discursivas, com data de aplicação entre os dias 14 a 24 de setembro de 2021. A divulgação ocorreu através de convites enviados pelo aplicativo de mensagens instantâneas, (WhatsApp) pessoal dos professores. Em 2019 foi realizada a pesquisa sobre Perfil Tecnológico de Alunos do Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Júpiter Maia de Curuçá - PA, o trabalho contou com a colaboração de 42 alunos do 9° ano, com faixa etária de 11 a 15 anos, o objetivo da pesquisa foi analisar o uso das tecnologias digitais para avaliar o seu uso na aprendizagem. As informações obtidas nas pesquisas foram organizadas e analisadas mediante as figuras construídas através do Google Formulários e Excel. Os resultados da pesquisa realizada em 2019 antes da pandemia, apontaram que a maioria dos alunos têm amplo acesso aos dispositivos tecnológicos, contudo necessitam de Alfabetização Digital. Diante da nova forma de ensino que surgiu no cenário brasileiro, foi possível verificar que a BNCC está auxiliando no planejamento das aulas remotas, mas que não é trabalhada por completa como deveria com suas habilidades e competências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia relatada nas mídias digitais
    (2022-07-21) OLIVEIRA, Mayra Carolina da Costa; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    No final do ano de 2019 surgiu no mundo um fenômeno de escala global causado pelo vírus sars-cov-2, um patógeno contagioso que se propaga no ar, o que causou um grande impacto na vida da população mundial e levou ao fechamento ou limitação de acesso de diversos locais de interação social, inclusive das escolas. Com a pandemia do Covid-19 as pessoas precisaram distanciarse fisicamente isolando-as no âmbito do espaço de moradia e gerando um aumento no uso das mídias sociais. O objetivo principal da pesquisa é analisar e avaliar os casos relatados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes durante o período da pandemia, pois com o isolamento social e sem contato com o ambiente escolar, crianças e adolescentes encontram-se expostas e mais vulneráveis a sofrer agressão sexual no espaço doméstico sem condições e apoio de notificar uma denúncia contra o agressor. Com as escolas temporariamente fechadas crianças e adolescentes passaram a ter mais acesso a mídias digitais como ferramenta educacional durante o ensino remoto, possibilitando também a aproximação de criminosos sexuais através das redes. Nessa perspectiva surge o seguinte questionamento: Quais os fatores que contribuíram para o aumento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em período pandêmico? A metodologia utilizada para essa pesquisa foi de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica a partir de levantamento e revisão de trabalhos científicos publicados para contribuir teoricamente com o objetivo do estudo. Os referenciais teóricos que subsidiaram o trabalho foram Azambuja (2006), Bohnenberger (2021), Faleiros (2008), Barbosa (2009), Souza (2015), Torres (2009), Marques (2020), Moreira (2019), Sousa (2020), Corrêa (2001) embasaram as discussões relacionadas à violência sexual para problematizar a temática abordada. Os resultados revelaram que as mídias digitais são um meio facilitador no que diz respeito ao aumento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e que há uma grande dificuldade em identificar os criminosos e realizar as devidas notificações, pois muitos casos não são denunciados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da condição de vida dos alunos e de suas famílias durante a Covid-19 e possíveis impactos e seus resultados
    (2022-07-11) RÊGO, Jully Kelly Moraes; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho apresenta um estudo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na vida socioeconômica dos discentes e seus familiares e a influência que tais realidades irão resultar na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Federal do Pará UFPA, campus de Abaetetuba, o que possibilitou questionamento sobre as medidas governamentais que estão contemplando os discentes e seus familiares nesse cenário de pandemia. Para a construção deste trabalho, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter quanti-qualitativa e, formulários disponibilizados de forma eletrônica, com o objetivo de compreender a realidade dos estudantes universitários e suas famílias durante o período caótico da covid-19. Os resultados encontrados permitem constatar que as políticas públicas abrangem cada vez menos os estudantes e seus familiares, devido aos desmontes das Universidades Federais proporcionados pelo Ministério da Educação e pelas influências externas advindas do sistema capitalista, acabando por afetar diretamente os discentes no ensino e aprendizagem por falta de recursos e materiais de acesso, restando-os a desmotivação e por fim, na pior das hipóteses a evasão, visto que na maioria das vezes não existem meios que possam garantir a continuidade do indivíduo dentro da universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Clube de leitura Tertúlias do Grão Pará na pandemia: uma vivência na EMEF Novo Tauari
    (2022-12-14) TEIXEIRA, Débora Thaissa Monteiro; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura durante o período pandêmico, como um espaço de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre leitor e a leitura de literatura infantil em uma escola municipal de Ananindeua-PA. O objetivo foi promover a democratização do objeto livro de literatura infantil e formar leitores literários. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos sobre o nascedouro do leitor e da comunidade leitora, desenvolvidos por Lucio (2017). Seguindo a perspectiva da metodologia da pesquisa formação, sob a orientação de estudos de Bortolin (2014); Candido (2011); Compagnon (2009); Curia (2012); Freitas (2007); Lucio (2017) e Santos (2014). Aliando-se às contribuições da perspectiva discursiva discutidas por Smolka (2012), buscando também sistematizar ações que possibilitam a fruição do texto literário discutido por Abramovich (1997), que atua diretamente nos processos de alfabetização. A análise dos resultados permite-nos concluir que, apesar dos desafios, as ações do clube de leitura proporcionaram a formação dos responsáveis e das crianças - que não tinham heranças de leitura, auxiliando na inserção da cultura escrita e alfabetização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comparação entre o impacto do ensino presencial e do ensino remoto na saúde vocal dos professores
    (2022) SILVA, Breno Roberto Reis de Souza; BENTES, Natália Henriques Menezes; PALHETA NETO, Francisco Xavier; http://lattes.cnpq.br/5875006792210017
    A pandemia do coronavírus e a consequente política de quarentena provocaram alterações na dinâmica do trabalho para diversas categorias. Nesse sentido, instituições de ensino de todos os níveis utilizaram das aulas a distância para seguir com suas atividades anteriormente presenciais. Compreendeu-se que a configuração dos dois modelos de aprendizado conta com instrumentos, espaços e dificuldades diferentes. Diante disso, o presente trabalho – na forma de estudo transversal e descritivo – questionou o impacto dos modelos de educação presencial e remoto na saúde vocal de professores do ensino básico no estado do Pará. A resposta de tal dúvida deu-se através de um questionário virtual auto avaliativo com o público-alvo da pesquisa, no qual foram coletadas informações de identificação social, aspectos comportamentais e parâmetros de saúde dos docentes tanto no método tradicional quanto no a distância. A amostra obtida foi de 64 formulários, dos quais três foram excluídos devido a erro de preenchimento. Além disso, os critérios de exclusão foram idade inferior a 18 anos ou participante que não tenha atuado na metodologia a distância. Assim, a configuração da amostragem deu-se pelo restante de 61 professores de gênero autodeclarado, com idade mínima de 18 anos e atuantes no ensino básico do estado do Pará; verificou-se, em seguida, que 44 dos voluntários apresentavam ao menos uma queixa vocal. Continuamente, os dados foram submetidos a testes estatísticos – teste exato de Fisher, qui quadrado e teste G – de validação de sua significância. Ao final conclui-se que, apesar da troca de método, a grande maioria dos voluntários manteve a existência de desordens vocais. Além disso, o estudo encontrou limitações – recorte temporal, tamanho da amostra, subjetividade da avaliação vocal – que demarcaram pontos nos quais futuros trabalhos possam melhorar para a produção de um resultado científico mais adequado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comportamento alimentar e saúde mental e emocional no Ensino Remoto Emergencial (ERE) de servidores e alunos do ensino superior no Brasil durante a pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa
    (2022) MAURO, Beatriz Cibele Brabo; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398
    Introdução: Após o surto do vírus SARS-CoV-2 acometido na cidade de Wuhan, na china em 2019, que originou a pandemia do COVID-19, o mundo se deparou com diversas atribulações de distintas esferas, que originaram diferentes temáticas a serem pesquisadas e discutidas. Dentre elas, a grande preocupação em torno dos impactos que essas mudanças cotidianas trouxeram para a saúde psicológica e emocional da população, principalmente para os grupos de servidores e alunos do ensino superior no Brasil, que em meio a esse contexto pandêmico, continuaram exercendo suas atividades de maneira remota, lidando com suas demandas de trabalho. Objetivo: A revisão integrativa buscou apresentar os aspectos do comportamento alimentar e saúde psicológica e emocional desses indivíduos durante a pandemia do COVID-19. Metodologia: Trata - se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio de uma abordagem qualitativa. De forma sintetizada, a pesquisa foi constituída, respectivamente, em seis etapas, são elas: 1 - elaboração da questão norteadora da pesquisa, 2 - definição das bases de dados a serem utilizadas, 3 - Formulação dos critérios de inclusão e exclusão dos artigos na pesquisa, 4 - Definição e coleta dos dados, 5 - Análise dos estudos incluídos e 6 - Apresentação do resultado dos dados incluídos e analisados. Resultados: As buscas nas bases de dados resgataram 736 artigos, no entanto, após a leitura, a amostra final foi composta por 17 artigos que atenderam aos critérios de elegibilidade. As evidências científicas evidenciam impactos negativos para a saúde mental e emocional de discentes e docentes universitários, com relação ao comportamento alimentar, identificou-se em sua maioria, alterações negativas, representadas pelo aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados, aumento de horas se alimentando e busca de conforto emocional através da alimentação. Conclusão: O contexto pandêmico refletiu, em sua maioria, negativamente, na saúde mental e emocional dos grupos estudados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento estatístico: relevâncias e percepções em tempos de pandemia
    (2021-01-22) LIMA, Rayllon Silva de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    A Estatística é uma área do conhecimento matemático de grande relevância e, apesar da pouca compreensão pela maioria das pessoas, que mesmo sem se dar conta, faz uso diário desse conhecimento, especialmente, pela necessidade de estarmos atualizados em relação as informações acerca do COVI-19. Informações estas que são veiculadas diariamente pelos meios de comunicação, em que o conhecimento estatístico é uma das formas utilizadas para a atualização dos dados referentes a pandemia. Considerando a importância deste conhecimento, realizamos uma pesquisa de campo que se configura como sendo de natureza básica, de abordagem qualitativa explicativa, com 20 famílias de um bairro periférico do município de Castanhal, estado do Pará, com o objetivo de analisar a percepção das famílias em relação ao processo de retomada das atividades escolares presenciais e de que forma os efeitos da pandemia podem interferir nesse processo. Para trabalhar a temática, revisitamos teorias e realizamos levantamento das informações por meio de um questionário com questões fechadas e de múltipla escolha, considerando que o momento não era favorável usar de um roteiro para gravar entrevistas, pois o contato com as famílias respeitou o distanciamento exigido pelo Ministério da Saúde. Os dados foram organizados e expressos em gráficos, interpretados de forma subjetiva fundamentada nas teorias. Os resultados sinalizaram que o conhecimento estatístico tem grande relevância e que as famílias que participaram da pesquisa desta investigação, tem percepção em relação ao conhecimento estatístico e a importância da retomada das aulas presenciais, desde que os protocolos de segurança sejam adotados pelas escolas no sentido de manter a segurança dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente
    (2022-07-20) CARDOSO, Élida dos Santos; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A covid-19 entre nós Karipunas do Amapá
    (2024-10-17) MARTINS, Anderson Santos; BELTRÃO, Jane Felipe; http://lattes.cnpq.br/6647582671406048; https://orcid.org/0000-0003-2113-043X
    O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da pandemia de COVI-19 entre os povos originários do Amapá, em especial, os Karipunas, localizados na Terra Indígena Uaça no extremo norte do Estado, tais efeitos foram das mais diversas ordens, econômica, cultural, social, e principalmente no que tange ao bem viver das pessoas indígenas pertencentes ao grupo, uma vez que no decorrer dos estudos pôde-se constatar o atraso na prestação de serviços básicos de saúde, oferecidos pelo Estado, através da Secretarias Especial de Saúde Indígena-SESAI, que está ligada ao Ministério da Saúde do governo brasileiro, dessa forma é analisado todo o contexto social, bem como as medidas adotas tanto pelo órgão de saúde quanto pelas comunidade indígenas.
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