Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pacientes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Condições sócio-econômica-cultural-nutritivo-nosológicas dos pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia do Pará: estudo realizado em uma amostragem
    (1987) FRANCO, Benedita Aparecida; OHANA, Waldenice; http://lattes.cnpq.br/6258457075831799
    Necessidade de conhecer mais profundamente o paciente em que se interna na Santa Casa de Misericórdia do Pará sob aspecto sócio-econômica-cultural-nutritivo-nosolóficos. Pesquisou-se uma amostragem de 100 pacientes de ambos os sexos e faixa etária entre 14 e 87 anos, escolhidos ao acaso, internados nas clínicas médica e cirúrgica, estudando-se suas condições de trabalho, de moradia, de saúde, escolaridade, tabagismo, consumo de álcool, laser, dieta, doença atual, evidência a homogeneidade de população quanto às variáveis em estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Doença pulmonar por micobacteria não tuberculosa (MNT): evolução clinica dos pacientes atendidos no HUJBB de janeiro de 2000 até dezembro de 2010.
    (2011) NUNES, Lucas Lobato Acatauassu; CARVALHO, Tálles Costa de; SALES, Lúcia Helena Messias; http://lattes.cnpq.br/3365771057505262
    Introdução - A descrição da existência de micobactérias consideradas não tuberculosas é feita desde a década seguinte à descoberta do Mycobacterium tuberculosis, no século XIX. Inicialmente, considerava-se que estes agentes não seriam capazes de produzir doença em seres humanos. Atualmente, após dois séculos, a sua importância epidemiológica está em amplo crescimento no Brasil, inclusive com incorporação destas doenças na lista de notificação compulsória do Ministério da Saúde. Objetivo – Observar a evolução clinica dos pacientes diagnosticados com doença pulmonar por micobactérias não tuberculosas atendidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Métodos – Estudo analítico-descritivo, retrospectivo, observacional. A população estudada foi composta pelos pacientes atendidos com doença pulmonar por micobactérias não tuberculosas e que preenchiam os critérios diagnósticos para esta patologia segundo a Sociedade Americana do Tórax. O período abordado no estudo é de janeiro de 2000 a dezembro de 2010. Os dados foram retirados dos prontuários dos pacientes, seguindo um protocolo pré-estruturado. Resultados – Foram estudados 19 pacientes, com isolamento de 9 espécies de micobactérias não tuberculosas. O método mais utilizado para diagnóstico foi a baciloscopia com cultura. Houve grande variedade nos esquemas de tratamento utilizados, sendo a cura e a evasão as evoluções mais encontradas. Três pacientes ainda estavam em tratamento quando os dados foram coletados, não sendo possível observar a evolução para estes casos. Conclusão – A infecção pulmonar por MNT ainda é um tema relativamente recente. A falta de adequada supervisão no tratamento dos pacientes, no passado, foi determinante para o alto índice de evasão encontrado nesta pesquisa. Hoje em dia, o tratamento realizado no Hospital João de Barros Barreto vem se aproximando cada vez mais daquilo que é preconizado pelo Centro de Referência Hélio Fraga/FIOCRUZ e pela Sociedade Americana do Tórax.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estressores em unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa de literatura
    (2013) GUIMARÃES, Débora Suellen de Oliveira; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086
    A Unidade de Terapia Intensiva é considerada um ambiente estressante, que influencia na recuperação do paciente tornando-a mais lenta, além do que, os estressores podem agravar o quadro de internação, pois causam desconforto tornando o paciente mais vulnerável. Neste sentido, objetivou-se analisar as publicações disponíveis nas bases de dados que discutem os estressores encontrados nas Unidades de Terapia Intensiva. Realizamos revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados LILACS, os descritores Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva e Estressores; artigos completos no idioma português, publicados no período de 2002 a 2012. O refinamento resultou em nove (09) publicações. Nestas identificamos os seguintes estressores: barulho dos equipamentos, a iluminação constante, a baixa temperatura, a falta de privacidade, a solidão, a dor, a própria equipe de saúde, o fato de estar ligado a tubos e drenos, a ausência da família, a perda da autonomia, entre outros, que acabam por interferir na recuperação do paciente. Diante dos avanços e constantes mudanças na UTI, verificamos que a hospitalização apesar de necessitar de maior cuidado, de uso de equipamentos sofisticados e de um olhar profissional mais direto ao paciente com uma assistência contínua, causa maior estresse e limitação ao paciente. Neste sentido, a identificação dos estressores possibilitará melhores intervenções por parte da equipe de saúde, principalmente dos enfermeiros, para amenizar os estressores da UTI. Conclui-se que, para amenizar os estressores, os profissionais envolvidos na assistência ao paciente crítico devem refletir sobre a importância de ouvir o paciente e esclarecer suas dúvidas quando possível, bem como conhecer suas necessidades e o significado cultural atribuído à internação em UTI, para assim, replanejar a assistência e promover um ambiente mais humanizado, atento as necessidades individuais dos pacientes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo retrospectivo de pacientes com hipertireoidismo tratados com iodo radioativo (¹³¹I) no município de Belém
    (1999) SILVA, Deusdédite Jorge de Sales; CARVALHO JÚNIOR, Moises Ribeiro de; TORRES, Nilza Nei Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5782594224751500
    Com o objetivo de conhecer a eficácia, segurança e efeitos colaterais da terapia com iodo radioativo no tratamento de hipertireoidismo, foram revisados 31 prontuários de pacientes que submeteram a esta modalidade terapêutica, na clínica Maymone, no período de abril de 1998 a fevereiro de 1999. Foram avaliados de acordo com: a terapia utilizada anteriormente ao iodo, desenvolvimento hipotireoidismo e reações adversas 6 meses após a dose. De acordo com os dados obtidos, constatou-se que 64,52% dos pacientes desenvolveram o hipotireoidismo, 93,55% alcançaram a cura e nenhum paciente apresentou outras reações adversas além do hipotireoidismo. Segundo os resultados, concluiu-se que o iodo radioativo (¹³¹I) é um método simples, eficaz e seguro no tratamento do hipertireoidismo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil socio demográfico e clinico dos usuários hipertensos, matriculados no Programa de Controle da Hipertensão na Vila Santo Antônio do Prata no Município de Igarapé-Açu: a hanseníase nesse contexto
    (2019-12-18) VILHENA, Bruno Albuquerque; SOUZA, Hilma Solange Lopes; http://lattes.cnpq.br/6598335437376957
    A Hipertensão Arterial Sistêmica-HAS ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A partir da análise do novo estilo de vida dos brasileiros é possível compreender a necessidade do desenvolvimento de programas de atenção básica, destinados à prevenção, identificação e acompanhamento dos casos de hipertensão arterial. A construção desse trabalho trará oportunidade de instrumentalizar os profissionais de saúde que atuam na atenção básica a utlizarem as informações levantadas sobre pacientes em controle de hipertensão arterial sistêmica inscritos no programa hiperdia, como uma possível ferramenta para um melhor controle dos atendimentos aos pacientes hipertensos A atenção básica é a porta de entrada dos pacientes no sistema único de saúde sendo os pacientes hipertensos, acolhidos com uma rotina padrão de atendimento que busca identificar o grau de hipertensão para iniciar o tratamento, conforme a necessidade de cada situação. Estudo de natureza quantitativa, documental, analítico e transversal, realizado com dados de prontuários de pacientes hipertensos matriculados no Programa Hiperdia na UBS da Vila Santo Antônio do Prata no Municipio de Igarapé Açu. Estes dados foram analisados a partir da construção de tabelas com uso do programa Excel. De acordo com os fatores de risco e valores de pressão arterial obtidos na pesquisa dos prontuários dos pacientes participantes do programa hiperdia na unidade básica de saúde da Vila Santo Antônio do Prata no municipio de Igarápe-Açú foi identificado o grau de risco. Durante a pesquisa nos prontuários foi identificado pacientes hipertensos com histórico de tratamento de hanseníase, sendo esta uma condição crônica que contribui para a ocorrência de padrões diferenciados de mortalidade no país, em grande parte relacionados a condições crônico-degenerativas e suas complicações.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA