Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "PIBID Diversity"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O PIBID diversidade na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir do olhar da equipe gestora
    (2018-06-19) MORAES, Danrley Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente trabalho de conclusão de curso surgiu a partir da minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência / Subprojeto Abaetetuba – PIBID Diversidade e apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: qual a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir da concepção dos gestores da escola Professor Basílio de Carvalho? Tem como objetivo geral analisar a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir das falas dos gestores de uma escola do campo do município de Abaetetuba/PA e como objetivos específicos: I- Apontar as contribuições do PIBID no trabalho pedagógico dos professores e gestores; II- Analisar as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID Diversidade em sala de aula com alunos oriundos das comunidades de ilhas e estradas; III- Compreender as contribuições do PIBID Diversidade para o processo de ensino e aprendizagem a partir das falas dos gestores entrevistados. O programa possui uma importante função nas escolas, entretanto busca-se entender como os gestores avaliam a presença do PIBID nelas, no caso das escolas do campo o PIBID Diversidade. Para fins desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, conforme os estudos de Gonçalves et al (2014) e entrevistas semiestruturadas como descreve Minayo (2002). A partir disso, foram agendadas previamente, conforme disponibilidade dos participantes, entrevistas semiestruturadas com o público alvo para obtenção dos dados. Com as informações obtidas, concluiu-se que através das oficinas didáticas e pedagógicas, os bolsistas licenciandos contribuem para amenizar as dificuldades dos alunos, principalmente nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, realizadas de forma lúdica, saindo um pouco da rotina do ensino tradicional. Nesse contexto, por meio das falas dos entrevistados, identificou-se que o PIBID Diversidade contribuiu com a escola e com os alunos, principalmente em momentos onde não havia professores para cumprir o horário de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA