Navegando por Assunto "PARFOR"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA(2018-02-15) MELO, Renata Chaltein Almeida de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho objetivou despertar reflexões acerca da formação de professores através da política pública PARFOR, discorrer sobre desafios e perspectivas dos professores em serviço durante o processo de primeira e segunda formação. Para isso analisou falas coletadas dos sujeitos em formação que são atuantes nos municípios de origem e foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, orientada pela abordagem qualitativa que possibilita a leitura da realidade, tendo como técnicas para a produção dos dados a entrevista estruturada. A pesquisa conclui por considerar que o curso tem papel essencial para a conquista de novos saberes, aquisição de novas configurações e ressignificações indispensáveis para novas práticas pedagógicas. Os resultados possibilitaram dar visibilidade aos sujeitos em suas dificuldades e enfrentamentos passados durante os processos de ensino/aprendizagem no caminho da conquista de primeira e segunda formação e também refletir sobre o papel importante que representa a possibilidade da realização do curso para o sujeito e a comunidade onde este vai atuar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação como prática de liberdade: reflexões das lutas e conquistas de uma educadora de Anapu(2023-01-26) AGUIAR, Ana Keline da Silva Gonzaga; PONTES, Dienne Marly de SouzaA produção do presente Memorial se constitui o relato de vida e experiências vivenciadas por esta pessoa que o escreve. Tem como objetivo geral relatar, observar, analisar e avaliar a postura e prática pedagógica da mesma enquanto sujeito profissional inserida no campo da educação. O relato que se segue traz a proposta de realizar uma trajetória sincrônica na vida da sua autora e anacrônica no sentido de realizar uma análise em paralelo com os discursos teóricos dos autores como John Dewey, Salomão Hage e Paulo Freire, humildemente escolhidos para referenciar esta produção. A escolha do tema deste Memorial ―Educação como prática de liberdade: Reflexões de uma educadora de Anapu‖ está dividido em três capítulos que se propõem desenvolver o relato da jornada escolar de sua autora, discutir a prática profissional como professora e auto avaliar as transformações da mesma no decorrer da jornada acadêmica em busca de, não apenas um título acadêmico em Pedagogia, mas também do despertar profissional mais humano, sensível em perceber, respeitar e agir diante da dificuldade alheia e suas próprias, caráter este alcançado ou despertado durante esta rica experiência vivida na turma do PARFOR/2018.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Experiência de docentes em formação: desafios na docência e na vida(2022-11-14) PEREIRA, Marciley Mesquita; ANDRÉ, Risete de Fátima Rodrigues; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente trabalho diz respeito aos relatos de experiência de docentes-estudantes do curso de pedagogia ofertado pelo Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR), pela Universidade Federal do Pará. Objetivou elucidar o percurso formativo de cinco docentes-estudantes destacando os desafios, aprendizados, vividos durante o curso, sobressaindo a árdua tarefa de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Para isso, foi adotado a capatação dos relatos das docentesestudantes concomitante ao estudo e aprodundamento teórico, ambos nos auxiliou na descrição das experiências mediado pelo embasamento teórico. Com base nas leituras, na nossa própria experiência e de outras docentes-estudantes foi possível constatar que os desafios foram constantes, de natureza diversa e fundamental para o êxito acadêmico das docentes-estudantes quanto a aprender/saber conciliar a vida acadêmica, pessoal e profissional. Apesar dos desafios, o que mais se destaca nessa jornada é o crescimento profissional adquirido através da articulação da teoria aprendida no curso e a prática ocasionada pelo trabalho docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História e memória da minha vida e a formação profissional(2018) CARDOSO, Maria Lúcia Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente trabalho objetiva apresentar e analisar a minha trajetória de vida, considerando as práticas educacionais vivenciadas na minha infância, experiências em família, a formação acadêmica e à docência, observando as influências destas fases em minhas práticas pedagógicas. Enfim, dos acontecimentos que foram marcantes e merecem ser lembrados, porque foram bons ou ruins. Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma discursiva, circunstanciada numa perspectiva histórica, toda essa minha trajetória de vida fazendo também uma análise das atividades acadêmicas que desenvolvi ao longo do período de formação e na atuação profissional. Para desenvolvimento desse memorial utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. Os resultados alcançados que relato aqui foi como o processo de formação reverteu-se numa tomada de consciência, acerca de meu papel como educadora e as mudanças que essa prática provoca em meu dia- a- dia com as crianças e na escola. Estabelecendo também relações entre as teorias estudadas no curso de pedagogia e a prática pedagógica em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil(2019-08-23) BEZERRA, Hévila dos Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial no curso de Pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação Infantil. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Infantil estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida, em nível superior. Os dados foram coletados por meio de memoriais de formação e profissionalização docentes elaborados pelos participantes durante o componente curricular da disciplina Didática e Formação Docente, aplicação de questionário semiaberto, constituído dos eixos perfil profissional, prática curricular anterior ao ingresso no curso e percepção das mudanças ocorridas, e entrevistas semiestruturas. Os resultados apontam que uma das mudanças mais evidentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa, com base na percepção dos mesmos, foi com relação à metodologia de ensino, tendo em vista que esta constava como uma das principais dificuldades enfrentadas no planejamento pedagógico antes do ingresso no curso. Outra alteração percebida foi com relação ao conhecimento das teorias educacionais que os docentes não tinham entendimento, enquanto contavam apenas com a formação de magistério em nível médio, o que nos permite considerar que esta formação se seu deu de forma precária. As permanências prevaleceram com relação ao método de avaliação através de pareceres, as organizações das turmas permanecem entre divisão de grupos ou individual de acordo com a proposta de cada atividade, e as sequências didáticas e projetos continuam sendo a principal forma de organização de conteúdos de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental(2019-09-22) RABELO, Mayara Andreza Lago Melo; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial nas práticas curriculares de docentes do Ensino Fundamental do estado do Pará em formação no PARFOR/UFPA, realizada no âmbito do curso de Pedagogia UFPA, campus de Bragança. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício no Ensino Fundamental estão passando por alterações em razão da formação inicial recebida. É uma pesquisa qualitativa longitudinal, com duração de três anos, que investigou um grupo de 52 professores integrantes de turmas ofertadas pela UFPA nos polos de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua, nordeste do Pará. Os dados foram coletados em três momentos distintos da vida acadêmica e profissional dos professores, de 2017 a 2019. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados memoriais de formação docente, questionário e entrevista. Os resultados alcançados demonstram que os professores tiveram permanências em suas práticas no tocante às referências que usam para selecionar os conteúdos, na organização da turma para as atividades, além dos instrumentos de avaliação e percebemos que ocorreram mudanças na escolha dos materiais curriculares e na organização dos conteúdos de ensino, a formação inicial contribuiu para torná-los mais críticos e reflexivos, estabelecendo relações mais interativas com os alunos, construindo novas estratégias de planejamento e ensino, considerando as necessidades e os contextos das escolas de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal(2018-03-20) SANTOS, Rozivane Pinho dos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR(2023-01-26) MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências da infância até a formação que será apresentada em forma de memorial (1989 a 2023). Nesse sentido, a construção do memorial apresentará os aspectos da trajetória de vida dificuldades, lutas e vitorias até a entrada na parfor para cursar pedagogia. Metodologia apresentará Reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração do memorial de formação permite que o processo de narrar e de escutar a si e ao Outro seja fator de busca de novas identidades profissionais e de novos conhecimentos. Assim, o memorial é um dispositivo pedagógico de reflexão crítica que reinventa o cuidado da pessoa consigo mesma e o cuidado com o Outro, fato que é de extrema relevância para o futuro profissional dá educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de formação: trajetórias e reflexões(2018) CASTRO, Suely Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente memorial teve como objetivo focalizar minha trajetória de vida pessoal, profissional, acadêmico até a atualidade bem como, descreveu meu percurso de vida desde ensino básico à universidade através da coleta documentos e fotos dos períodos. O mesmo traz o início da minha vida escolar que se deu a partir dos 4 anos de idade no então, jardim de infância atual educação infantil. Seguindo com uma trajetória cheia de dificuldades e persistência relacionadas principalmente à minha primeira fase escolar que ocorreu do 1º ao 4º série, hoje transformados em anos do Ensino Fundamental. Nesse período além da carência de materiais escolares, fui alfabetizada pelos métodos tradicionais, comuns nas práticas dos professores da época. O interesse em reconstituir minha memória, foi em primeiro lugar para obtenção de título de graduação em Pedagogia pelo, através de um memorial descritivo. Também pesou o fato de não ter nenhum registro feito sobre minha vida, esse servirá para situar no tempo os momentos marcantes desde a infância à universidade. Para a construção desse memorial foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico, onde este usado como metodologia de educação, busca investigar através da história de vida escolar, a importância e os desafios enfrentados durante o período escolar vivido, relembrar esses momentos no qual foram adquiridos saberes e experiências significativas para minha vida é como voltar ao tempo e vivenciá-los novamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: perspectiva de educação de uma professora das séries iniciais(2023-01-24) OLIVEIRA, Cirlene de Jesus; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Minha trajetória de vida exemplifica o quanto o estudo pode ajudar a transformar realidades das quais sem ele seriam certamente precárias, minha trajetória de vida também demonstra o quanto o descaso com a educação pode atrasar a vida de alguém. Desde pequena sempre compreendia que os estudos eram a minha melhor chance de mudar a minha realidade, mas por problemas decorridos da falta de oferta de ensino acessível e da falta de sensibilidade dos profissionais da época, acabei desistindo em alguns momentos da minha trajetória de vida, mas por persistência, sempre retornava após algum tempo com o intuito de concluir os mesmos. Hoje na qualidade de professora sei que os estudos são essenciais para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que são através deles que adquirimos técnicas, metodologias, embasamentos teóricos para lidarmos com o processo de ensino aprendizagem. Visto que a formação educacional dos professores proporciona esses benefícios para o processo de aprendizado dos estudantes e sabendo que na nossa atualidade existem muitos profissionais sem essa formação exigida, surge aqui a necessidade de formação gratuita como o PARFOR para aqueles que não possuem condições de arcar com as despesas, mas que querem se profissionalizar na área em que exercem as suas prerrogativas. Exerci a função de professora de fundamental por muitos anos sem a formação nível superior, acredito que é necessária uma visão mais humanizada do processo de ensino, é necessário mais investimento na capacitação profissional, em oferta de formações e em estrutura física das escolas, pois a realidade nas instituições em que já trabalhei e já estudei em minha infância eram e são precárias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um “olhar” sobre a formação docente via curso de pedagogia Parfor e a ressignificação da prática pedagógica(2017-04-28) FERREIRA, Cássia Felícia de Sousa; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400O presente trabalho tem como principal intuito de abordar a formação dos professores no Brasil, tomando como suporte de análise o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Esta é uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. Como referencial teórico embasou-se em Libâneo (1995); Lima (2011); Pimenta (1999/2002); Candau (1983) e Nóvoa (1995) entre outros aportes. As considerações foram tecidas em torno das leituras sobre formação de professores e nas entrevistas realizadas com algumas professoras-alunas do PARFOR/Pedagogia do Campus da Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e apontaram para necessidade de ampliação de um maior estudo sobre as atuais políticas de formação de professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaçado de caminhos de ventos e rios(2018-12-27) TRINDADE, Thayse Krisina Valente; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530O presente trabalho tem por tema Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaço de caminhos de ventos e rios, programa este que tem como principal objetivo a oferta da licenciatura para os professores que atuam sem a formação exigida pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o Ensino Superior. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições e importância do PARFOR para professores que já estão atuando na rede de Educação Básica no município de Abaetetuba-Pa. A pesquisa é caracterizada como qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, monitoria, diário de campo, filmagens e análise documental. Os participantes da pesquisa foram os discentes do PARFOR - UFPA - Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciências e Linguagens- Abaetetuba-Pa. Os dados nos revelaram que o PARFOR foi um divisor de águas na vida desses discentes, onde desenvolveram uma identidade profissional, fortalecendo seu desenvolvimento profissional que, apesar das muitas dificuldades enfrentadas durante o desenrolar do curso, continua a ser um desejo de muitos prosseguirem nessa longa caminhada de qualificação. Para os discentes do PARFOR os conhecimentos adquiridos dentro da graduação mudaram significativamente suas práticas pedagógicas, as metodologias já não são as mesmas, abrindo um leque de possibilidades de trabalho, passaram a observar mais seus alunos, tentado compreender suas singularidades e permitindo que o aluno assuma uma posição ativa tendo uma leitura de mundo mais ampla.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.(2018) FERNANDES, Gelcimar Leite; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trajetória de vida educacional e os desafios da atuação profissional da EJA (Educação de Jovens e Adultos)(2018) LIMA, Selma Oliveira; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941Elabora um memorial é construir a própria existência. Essa não é uma tarefa fácil. Sendo assim, ao elabora este memorial levei em conta a critica e autocrítica do desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo procuro destacar os elementos que marcados por quebras de paradigmas, por coerência e incoerências e por meio das relações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minha trajetória que envolve o pessoal e o profissional. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas conscientes e “inconscientes” que passam a dar vida ao memorial de trajetória e as transformações percebidas no decorrer das experiências passadas e atuais. Além de considerar este memorial alto-avaliativo, acredito que ele acaba se tornando um instrumento confessional de meus sonhos.