Navegando por Assunto "Otorrinolaringologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem investigativa sobre a sindrome do respirador oral em Belém do Pará(2019) LOPES, Luiz Renato Oliveira; SILVA, Fabiano Costa; PEZZIN, Angélica Cristina; http://lattes.cnpq.br/3683418356353066O atendimento integral à saúde da população é uma diretriz básica do Sistema Único de Saúde e o acesso à informação se constitui o aspecto central para esse atendimento. A importância do empoderamento do usuário é fundamental para torná-lo protagonista do cuidado e tê-lo como um aliado no processo do cuidar. As dinâmicas dos serviços de saúde resultam de uma interação de fatores, como por exemplo, a necessidade e a percepção desta ação sob a ótica do usuário. Desta forma, cabe-nos o estudo do conhecimento sobre a Síndrome do Respirador Oral (SRO) se sua divulgação. A SRO se caracteriza por obstrução das vias aéreas superiores que leva o paciente ao hábito de respirar pela boca, com um grande número de etiologias tanto intrínsecas quanto extrínsecas ao nariz, cursando com sinais e sintomas característicos, comprometendo mais a faixa pediátrica, e trazendo repercussões que podem ser locais (vias aéreas superiores e orelhas) ou sistêmicas. O presente trabalho procura investigar o conhecimento da população de Belém do Pará sobre a SRO e orientá-la sobre a referida síndrome. A maior parte dos entrevistados desconhecia a SRO, muitos possuíam os sintomas sugestivos da doença ou conheciam algum familiar que possuía, e aproximadamente metade dos entrevistados tinham conhecimento de quem seria o profissional de saúde mais indicado para fazer o diagnóstico e tratamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação entre o impacto do ensino presencial e do ensino remoto na saúde vocal dos professores(2022) SILVA, Breno Roberto Reis de Souza; BENTES, Natália Henriques Menezes; PALHETA NETO, Francisco Xavier; http://lattes.cnpq.br/5875006792210017A pandemia do coronavírus e a consequente política de quarentena provocaram alterações na dinâmica do trabalho para diversas categorias. Nesse sentido, instituições de ensino de todos os níveis utilizaram das aulas a distância para seguir com suas atividades anteriormente presenciais. Compreendeu-se que a configuração dos dois modelos de aprendizado conta com instrumentos, espaços e dificuldades diferentes. Diante disso, o presente trabalho – na forma de estudo transversal e descritivo – questionou o impacto dos modelos de educação presencial e remoto na saúde vocal de professores do ensino básico no estado do Pará. A resposta de tal dúvida deu-se através de um questionário virtual auto avaliativo com o público-alvo da pesquisa, no qual foram coletadas informações de identificação social, aspectos comportamentais e parâmetros de saúde dos docentes tanto no método tradicional quanto no a distância. A amostra obtida foi de 64 formulários, dos quais três foram excluídos devido a erro de preenchimento. Além disso, os critérios de exclusão foram idade inferior a 18 anos ou participante que não tenha atuado na metodologia a distância. Assim, a configuração da amostragem deu-se pelo restante de 61 professores de gênero autodeclarado, com idade mínima de 18 anos e atuantes no ensino básico do estado do Pará; verificou-se, em seguida, que 44 dos voluntários apresentavam ao menos uma queixa vocal. Continuamente, os dados foram submetidos a testes estatísticos – teste exato de Fisher, qui quadrado e teste G – de validação de sua significância. Ao final conclui-se que, apesar da troca de método, a grande maioria dos voluntários manteve a existência de desordens vocais. Além disso, o estudo encontrou limitações – recorte temporal, tamanho da amostra, subjetividade da avaliação vocal – que demarcaram pontos nos quais futuros trabalhos possam melhorar para a produção de um resultado científico mais adequado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil clínico-epidemiológico de pacientes portadores de mucopolissacaridoses atendidos na Unidade de Otorrinolaringologia em um Hospital referência no norte do Brasil(2017) RIZZIOLLI, Lilian Carol Gondim; OLIVEIRA, Mayara Raussa da Silva; PALHETA NETO, Francisco Xavier; http://lattes.cnpq.br/5875006792210017As mucopolissacaridoses (MPSs) são um conjunto de doenças raras caracterizadas pela deficiência de enzimas lisossômicas levando ao acúmulo de glicosaminoglicanos (GAGs) em órgãos e tecidos. São crônicas, degenerativas e debilitantes, com acometimentos sistêmicos generalizados significativos. Podem ser classificadas em sete tipos de acordo com a enzima deficiente, sendo cada categoria dotada de suas próprias evidências clínicas, genéticas e bioquímicas. Suas principais manifestações otorrinolaringológicas incluem anomalias respiratórias, distúrbios do sono e da fala, infecções das vias aéreas superiores (IVAS) de repetição, macroglossia, hipoacusia, hipertrofia de tonsilas, respiração oral, entre outras. O presente trabalho trata-se de um estudo clínico e epidemiológico, observacional e transversal que objetiva relatar as manifestações otorrinolaringológicas presentes nos pacientes com MPSs atendidos em hospital de referência em Otorrinolaringologia no Norte do Brasil entre Junho e Dezembro de 2016. Na coleta dos dados, utilizou-se protocolo de pesquisa elaborado pelos autores, o qual foi aplicado em 10 pacientes acompanhados no hospital referido. Observou-se predomínio do gênero masculino, idade média de 14,6 anos, sendo a maioria natural de outros estados brasileiros e possuindo ensino fundamental incompleto como grau de escolaridade. Sete (70%) pacientes possuíam pelo menos um familiar também portador da síndrome, todavia apenas um (10%) indivíduo estudado era filho de pais consanguíneos. Na avaliação otorrinolaringológica, os achados mais frequentes foram: fácies sindrômica para sinais, hipoacusia para sintomas, presença de pólipo nasal e otalgia foram, respectivamente, o sinal e sintoma de menor significância. Analisando os tipos de MPSs individualmente, os achados otorrinolaringológicos observados em todos foram: fácies sindrômica, hipertrofia de amígdalas, hipoacusia, infecções das vias aéreas superiores de repetição e distúrbios do sono; a MPS-II foi o tipo com maior número de portadores no estudo e com mais manifestações otorrinolaringológicas. Conclui-se que a clínica otorrinolaringológica é amplamente observada nos portadores de MPSs, muitas vezes sendo o primeiro sinal da doença, daí a importância do otorrinolaringologista, principalmente aquele que cuida da faixa etária pediátrica, pois esses pacientes são encaminhados com frequência por essas afecções, cabendo ao profissional relacionar tais acometimentos com outros sinais e sintomas das MPSs, podendo realizar um diagnóstico precoce da síndrome e interferir positivamente em seu prognóstico.