Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Oralidade"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA
    (2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
    (2014) COSTA, Rosângela Rodrigues da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705
    Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência de incentivo à leitura com alunos do 9º ano de uma escola do campo na realidade da Transamazônica
    (2019-08-09) OLIVEIRA, Jorge Antônio de Assis; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    O domínio da língua, nas diferentes vertentes da palavra escrita e falada, da leitura e da oralidade, é crucial para nossa vida. Partindo desses pressupostos é que surgiu o projeto na Escola do Campo Liberdade II, com título “E o verbo se fez frases, palavras e poesias e nós aprendemos nossa história”, elaborado no Tempo Comunidade, enquanto acadêmico do Curso de Educação do Campo Linguagens e Códigos e professor de Língua Portuguesa da referida escola da comunidade Padre Josimo, KM 130 Norte, município de Medicilândia - PA. Observando os resultados deste projeto surgiu o interesse em desenvolver tal temática como Trabalho de Curso, além de constatar as dificuldades da Escola do Campo em quesitos de disponibilidade de material didático e atraso histórico no âmbito da prática da leitura. Objetivando de forma geral trabalhar metodologias diversificadas no processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa na realidade do campo, e buscando, por meio da Literatura, despertar o hábito de ler, produzir, interpretar e melhorar a oralidade dos educandos. Por fim, foi possível constatar que, por meio do projeto desenvolvido, os alunos possuíram maior facilidade em se comunicarem através dos temas desenvolvidos, e perceptível melhora na leitura, escrita, oratória e socialização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
    (2023-12-18) LIMA, Antonia Samires do Rosário; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero textual entrevista na temática profissões
    (2018-03-08) NASCIMENTO, Rayene Maria do; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Este trabalho é resultado de um projeto de ensino produzido e executado nas atividades das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, ministradas no Polo de Tomé-Açu, Campus de Abaetetuba. O objetivo geral é desenvolver habilidades de compreensão e interpretação do gênero entrevista com a temática profissões. Para alcançar esse objetivo, pretende-se promover o conhecimento de tipos e das características das entrevistas, proporcionar a interpretação textual por meio do entendimento das funções sócio-discursivas e de estilo da entrevista, possibilitar a compreensão dos fenômenos de transcrição e dos processos de retextualização do texto por meio de escuta e de escrita, desenvolver a habilidade crítica do aluno por meio da temática profissões e ampliar o conhecimento sobre profissões através do gênero entrevista das seguintes profissões: cabeleireiro, comerciante, fotógrafo, gari, médico, motorista, prefeito, professor de português, radialista e servente escolar. A investigação está baseada nas recomendações dos PCNs (1998) e nas implicações pedagógicas de Antunes (2003, 2006). Explica-se sobre gênero textual de acordo com as concepções de Bakhtin (1997) e explana-se sobre entrevistas conforme Gil (2008) e Lage (2017). A transformação do texto oral/escrito e escrito/oral fundamenta-se em Marcuschi (2010) e o procedimento de ensino sobre o gênero, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Espera-se que os alunos compreendam as principais características da entrevista (conteúdo, estrutura e estilo); desenvolvam habilidades de compreensão e produção de entrevistas orais e escritas; identifiquem marcações textuais pertencentes à modalidade oral; reconheçam diferenças e semelhanças entre a fala e a escrita quanto ao aspecto discursivo; entendam os processos comuns que envolvem a retextualização na passagem oral/escrito e escrito/oral; conheçam diferentes profissões e reflitam criticamente sobre a importância destas para a sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La práctica de la oralidad en las clases de español entre alumnos y profesores en una escuela pública en Abaetetuba-pa
    (2023-07-01) RIBEIRO, Mariana de Fátima Silva; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124
    Este artigo trata, como enfoque principal da temática sobre a oralidade e tem como objetivo analisar a pratica da oralidade nas aulas de espanhol na escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib entre alunos e professoras na cidade de Abaetetuba-Pa. Para chegar a esse ponto central do trabalho, foram considerados como embasamentos teóricos Baralo (2000), Llach (2006), Ladino e Bernales (2018) e Yong (2015), os quais trataram a temática do trabalho. A metodologia da investigação está constituída de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com enfoque na habilidade oral. A continuação prossegue com a análise do corpus da pesquisa que propõe analisar as 5(cinco) perguntas de 5(cinco) alunos y duas (2) professoras. E finalmente, as considerações finais que apresentam os resultados da pesquisa referente ao processo da prática da oralidade na rede pública de ensino entre alunos e professoras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Marcas de oralidade nos textos escritos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Grande Esperança km 50: um olhar variacionista
    (2019-10-02) SILVA, Marcelo Soares; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    O presente artigo busca discutir a variação linguística e as marcas da oralidade presentes em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Grande Esperança, assim como refletir sobre a visão dos professores acerca do fenômeno da variação na escola. Para isso foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionários com os professores de Língua Portuguesa. Observamos que os alunos apresentaram, em seus textos, um conjunto de marcas de oralidade que refletem fenômenos variacionistas e que há diferenças no tratamento da variação entre os professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A oralidade vivenciada por frequentadores da feira/beira de Abaetetuba-PA: processos educativos e culturais
    (2021-02-26) NASCIMENTO, Richard Reiverson Pinheiro do; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho intitulado de “A oralidade vivenciada por frequentadores da feira/beira de Abaetetuba-Pá: processos educativos e culturais”, teve como objetivo discutir a oralidade manifestada por frequentadores da feira/beira, visto a feira constituir-se um lugar de múltiplos movimentos e significados, espaço onde se vivencia e se oraliza parte da cultura da cidade, onde são narradas histórias. Estudo de natureza qualitativa e com a utilização de observações, entrevistas e relatos orais no espaço da feira em diversos momentos. Também, fizemos minimamente o aprofundamento do tema por meio dos autores Barros (2009), Brandão (2007, 2008, 2014), Machado (2005, 2008, 2014), Loureiro (2001, 2015), entre outros que discutem a temática. Pode-se concluir que na oralidade são vários aspectos que podem ser debatidos, discutidos, pesquisados, conforme as colocações expostas neste trabalho nos sugerem, assim os apontamentos aqui são ensaios que carecem de maiores reflexões ao tema, na medida a amplitude das tradições culturais e do conjunto de narrativas que perpassa no espaço da feira. De todo modo, as narrativas e relatos orais aqui trazidos pelas vozes e opiniões de frequentadores da feira, ilustram um pouco sobre a diversidade cultural manifestada pela oralidade que se processa no cotidiano da vida, pela interação de pessoas e expressa das mais diferentes, as quais fazem parte indissociável de nossas histórias e de histórias de vidas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA