Navegando por Assunto "Oral history"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA(2023-07-06) FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente artigo aborda a temática do ensino de História e suas metodologias, as quais segundo a escola dos Annales, são ferramentas importantes que auxiliam o educador. Tendo como indicador metodológico a pesquisa bibliográfica, a presente escrita procurou evidenciar a importância da cultura local por meio da valorização da memória dos habitantes do Município de Abaetetuba/PA, indicando a Cachaça como um “lugar de memória”. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente Silva e Silva (2009), Bittencourt (2004) e Nora (2012) que postulam em suas obras a respeito da virada histórica e a influência desse acontecimento no trabalho dos historiadores. Como considerações finais, o artigo ressalta a visão tradicionalista quanto ao ensino de história nas escolas, sendo algo negativo, uma vez que os registros dos acontecimentos históricos são contados pelos grandes personagens e são mostrados somente os feitos dos mesmos, portanto, evidencia-se a importância e necessidade da valorização da memória e da cultura local, afim de manter viva a história que cerca e colabora para a construção do cidadão abaetetubense, além de apontar para uma eminente desconstrução profissional que almeja uma abertura para a inserção de novos procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grupo Gruta de Teatro: memórias e militâncias no teatro paraense (1967-1981)(2019-07-09) SOUSA, Bento Henrique Oliveira de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo registrar cronologicamente a história do Grupo Gruta de Teatro e se propõe a produzir uma análise sobre a sua trajetória artística e suas contribuições para a história do teatro produzida no Estado do Pará. Tendo como metodologia a História Oral que busca através das fontes orais a produção de documentos, bem como os estudos da Memória, acionando autores que produzem sobre o assunto tais como: Ferreira (2006); Bosi (2003); Freitas (2006) entre outros, e auxiliando com a Historiografia do teatro no Pará convoco Bezerra (2013); Salles (1994) e Jansen (2009) esses autores possuem valorosas contribuições para a historiografia do teatro paraense. O Gruta é um dos mais antigos grupos de teatro no estado. O Gruta é escola e continua produzindo teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História local e memória: o brinquedo de miriti como expressão cultural do município de Abaetetuba(2022-07-20) CORREA, Tiago Ribeiro; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este artigo tem como objetivo compreender a importância de analisar o conhecimento histórico sob diferentes perspectivas. Tendo como objeto de pesquisa a tradição da produção do brinquedo de miriti, por ser uma das maiores expressões culturais do município de AbaetetubaPA. O brinquedo de miriti é uma forma de artesanato que é característico do município de Abaetetuba, sua origem histórica é vaga, ou seja, se encontra apenas na oralidade do povo da Amazônia (Loureiro 2020). Desta forma, essa pesquisa é de cunho qualitativa e iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica enfatizando autores como Adchie (2009) pois sua obra “O perigo de uma história única”, foi de fundamental importância para a problematização desta pesquisa, Loureiro (2020) que pesquisa e debate sobre o brinquedo de miriti, Silva (2009), que debate sobre a história oral enquanto ferramenta de transmissão de valores, sentimentos, visões de mundo e de cultura, dentre outros. Realizou-se a pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foi realizada com três moradores do referido município e que possuem ligação com o objeto de pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram compreender a importância do brinquedo de miriti na compreensão explicita da cultura do povo de Abaetetuba, por meio das diferentes versões das histórias contadas sobre ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias de vidas e formação de uma comunidade camponesa: o caso da comunidade São Miguel de Murutinga em Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dilcilene Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560O presente trabalho tem como base o resgate e reconstituição da história de formação da Comunidade São Miguel de Murutinga, zona rural do município de Abaetetuba Pará. O objetivo é o incentivo aos estudantes, filhos de camponeses e comunidade em geral, do local pesquisado, a conhecerem a sua própria identidade, resgatando e valorizando suas raízes, mantendo presente a memória histórica da comunidade. Partimos metodologicamente de entrevistas abertas, com a indagação do surgimento da comunidade, filmagem em vídeo, fotos e também realizou-se uma caminhada histórica. O primeiro entrevistado foi o coordenador da comunidade, que indicou a Srª. Maria José, pessoa que teve essencial papel na fundação da comunidade junto ao seu irmão Manoel Sávio, e também foi a primeira catequista da mesma. Seguindo-se da indicação do padre Hilário Taplett, um dos fundadores da comunidade. E assim sucessivamente indicam dois senhores que foram sócios da cooperativa de arroz, um agricultor e uma professora aposentada, comtemplando a metodologia bola-de-neve (Bernard, 1995) onde os entrevistados surgem aleatoriamente a partir de indicação. Os relatos apontam que a Comunidade São Miguel de Murutinga passou por momentos de intensas mobilizações desde a sua formação comunitária, com a luta pela terra, educação, com a conquista da escola municipal, assim como da energia elétrica, e a criação da cooperativa de arroz que foi fundamental para o aspecto econômico da comunidade, que passou a ser considerada uma referência e reconhecida como a „ilustre‟ comunidade de Murutinga, que são considerados grandes conquistas e fonte de orgulho para os comunitários. E no momento presente as lutas continuam principalmente no aspecto econômico e organizacional com o fortalecimento da Agricultura Familiar. Portanto os resultados aqui apresentados são frutos da história oral, do reconhecimento da comunidade e de seus moradores enquanto algo de imensa importância carregado de valores e fundados na luta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O potencial patrimonial e museológico do conjunto arquitetônico Antônio Lemos em Santa Izabel do Pará(2015-11-12) ROSA, Larisse de Fátima Farias da; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200O Conjunto Arquitetônico Antônio Lemos foi idealizado pelo Intendente Antônio Lemos (1843-1913) com pretensão de abrigar meninas órfãs do Orphelinato Paraense. A construção foi viabilizada pela promulgação da Lei nº 370 de 28 de dezembro de 1903, a partir disso foi providenciado um terreno de setenta hectares na Vila de Santa Izabel para a edificação do prédio do orfanato. As obras foram iniciadas em meados de 1905, sendo paralisadas em 1911 por motivos políticos, e retornaram em 1926 no governo de Antônio Crespo de Castro (?-?) devido mobilização por parte da Fundação Mac-Dowell. O Conjunto Arquitetônico passou por diversas mudanças institucionais ao longo dos anos e atualmente sedia o Colégio Estadual Antônio Lemos. O referido imóvel é reconhecido como patrimônio da cidade de Santa Izabel por uma parcela da comunidade izabelense, tendo em vista a relevância histórica da construção e seu significado para o município. Destaca-se que parte do prédio do Conjunto foi tombada pela SECULT/DPHAC em 1982. Esse trabalho visa apresentar os diversos potenciais desse espaço, considerando seu significado patrimonial presente na oralidade de munícipes e pessoas vinculadas ao prédio. A metodologia se deu por meio de consultas em documentos oficiais, levantamento de dados, registro fotográfico e descrição arquitetônica da fachada. Pretendendo também expor alternativas para aperfeiçoar a ideia de pensar o lugar como futura instituição museal, e consequentemente preservar, pesquisar e divulgar o Conjunto Arquitetônico e seu acervo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro e vida: um voo nas asas da memória(2019) SOUSA, Marcelo Farias de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa tem por objetivo relatar a experiência de trabalho com a Memória. Por meio dos estudos da memória, definiu-se o campo teórico-metodológico, principalmente a partir da História Oral, que possibilitou a experiência em ouvir Dona Arlinda, avó do pesquisador, e dessa narrativa refletir sobre atividades culturais do teatro popular paraense, nas quais Ela foi uma artista ativa em sua juventude, nas apresentações de Pássaro Junino, Pastorinhas nas comunidades em que viveu na periferia da cidade de Belém. Autores como Freitas (2001), Pollak (1989), Bosi (2003), Nora (1993) nos ajudaram a refletir sobre a importância da memória em estudos que valorizam as práticas culturais de determinadas sociedades. Salles (1994) e Bezerra (2013) contribuíram teoricamente acerca da história do teatro paraense, a partir dos temas que atravessam essa pesquisa. Esse processo de estudos possibilitou, também, a experimentação e a criação de dois trabalhos artísticos, como resultados. Dessa maneira, acreditamos que essa pesquisa contribui para pensar o encontro entre teatro e memória, uma arte que valorize saberes, sobretudo a diversidade cultural.